HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404 |
Resumo: | Este texto analisou em perspectiva histórica a educação formal e sua relação com a religião de 1965-1979 no contexto Pakaas-Novos. A metodologia adotada foi a pesquisa documental digital interpretada através das Pedagogias Freireanas. Foi possível observar que a escola instalada para os Pakaas-Novos iniciou após o contato oficial, por meio da atuação da Missão Novas Tribos do Brasil com autorização estatal para fins de evangelização e de integração nacional. Apesar destas situações-limites, os Pakaas-Novos elaboraram resistências por meio da manutenção das práticas culturais e da apropriação do conhecimento escolar, a partir de seus interesses, aspectos importantes para as Histórias Ameríndias. |
id |
UFMT-3_1777e946575fabae91ed98f9a0b1c059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12404 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984Pakaas-NovosEducaçãoReligiãoResistênciaEste texto analisou em perspectiva histórica a educação formal e sua relação com a religião de 1965-1979 no contexto Pakaas-Novos. A metodologia adotada foi a pesquisa documental digital interpretada através das Pedagogias Freireanas. Foi possível observar que a escola instalada para os Pakaas-Novos iniciou após o contato oficial, por meio da atuação da Missão Novas Tribos do Brasil com autorização estatal para fins de evangelização e de integração nacional. Apesar destas situações-limites, os Pakaas-Novos elaboraram resistências por meio da manutenção das práticas culturais e da apropriação do conhecimento escolar, a partir de seus interesses, aspectos importantes para as Histórias Ameríndias.Universidade Federal de Mato Grosso2023-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1240410.29286/rep.v32ijan/dez.12404Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 42-672238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404/12200Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNEVES, Josélia Gomes2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/12404Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984 |
title |
HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984 |
spellingShingle |
HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984 NEVES, Josélia Gomes Pakaas-Novos Educação Religião Resistência |
title_short |
HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984 |
title_full |
HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984 |
title_fullStr |
HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984 |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984 |
title_sort |
HISTÓRIAS AMERÍNDIAS: EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E RESISTÊNCIA ENTRE OS PAKAAS-NOVOS DE RONDÔNIA DE 1965 A 1984 |
author |
NEVES, Josélia Gomes |
author_facet |
NEVES, Josélia Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEVES, Josélia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pakaas-Novos Educação Religião Resistência |
topic |
Pakaas-Novos Educação Religião Resistência |
description |
Este texto analisou em perspectiva histórica a educação formal e sua relação com a religião de 1965-1979 no contexto Pakaas-Novos. A metodologia adotada foi a pesquisa documental digital interpretada através das Pedagogias Freireanas. Foi possível observar que a escola instalada para os Pakaas-Novos iniciou após o contato oficial, por meio da atuação da Missão Novas Tribos do Brasil com autorização estatal para fins de evangelização e de integração nacional. Apesar destas situações-limites, os Pakaas-Novos elaboraram resistências por meio da manutenção das práticas culturais e da apropriação do conhecimento escolar, a partir de seus interesses, aspectos importantes para as Histórias Ameríndias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404 10.29286/rep.v32ijan/dez.12404 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.12404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12404/12200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 42-67 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217483251712 |