Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciana Laureano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Fontoura, Helena Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523
Resumo: Resumo Este artigo traz uma pesquisa de mestrado, um estudo de caso sobre um programa denominado Residência Pedagógica (RP), implementado no primeiro ano de estágio probatório para professores ingressantes na rede municipal de educação de Niterói, RJ, no ano de 2011. Propõe uma reflexão sobre possibilidades e relevância dessa forma de inserção profissional docente, utilizando entrevistas. O referencial teórico conta com Nóvoa e Marcelo Garcia sobre a importância dos anos iniciais da docência e desenvolvimento profissional docente, e com Fontoura e Cavaco, com relação à importância de criarmos espaços compartilhados de formação docente. Esperamos contribuir com o entendimento da RP realizada no município em tela, de modo a possibilitar que outras iniciativas possam se beneficiar da experiência aqui apresentada.Palavras-chave: Residência Pedagógica;Professor ingressante;Desenvolvimento profissional docente.PEDAGOGIC RESIDENCY: GENERATING WAYS TO TEACHER
id UNICID_4a42e491f6acebae0239acb42cdcc310
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docenteResidência PedagógicaProfessor ingressanteDesenvolvimento profissional docente.Resumo Este artigo traz uma pesquisa de mestrado, um estudo de caso sobre um programa denominado Residência Pedagógica (RP), implementado no primeiro ano de estágio probatório para professores ingressantes na rede municipal de educação de Niterói, RJ, no ano de 2011. Propõe uma reflexão sobre possibilidades e relevância dessa forma de inserção profissional docente, utilizando entrevistas. O referencial teórico conta com Nóvoa e Marcelo Garcia sobre a importância dos anos iniciais da docência e desenvolvimento profissional docente, e com Fontoura e Cavaco, com relação à importância de criarmos espaços compartilhados de formação docente. Esperamos contribuir com o entendimento da RP realizada no município em tela, de modo a possibilitar que outras iniciativas possam se beneficiar da experiência aqui apresentada.Palavras-chave: Residência Pedagógica;Professor ingressante;Desenvolvimento profissional docente.PEDAGOGIC RESIDENCY: GENERATING WAYS TO TEACHERUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/52310.26843/v8.n2.2015.523.p161 - 177Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 161 - 1771982-863210.26843/ae.v8.n2.2015reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523/496Copyright (c) 2018 Luciana Laureano Costa, Helena Amaral da Fontourainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Luciana Laureanoda Fontoura, Helena Amaral2018-06-27T21:04:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-27T21:04:29Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente
title Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente
spellingShingle Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente
Costa, Luciana Laureano
Residência Pedagógica
Professor ingressante
Desenvolvimento profissional docente.
title_short Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente
title_full Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente
title_fullStr Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente
title_full_unstemmed Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente
title_sort Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente
author Costa, Luciana Laureano
author_facet Costa, Luciana Laureano
da Fontoura, Helena Amaral
author_role author
author2 da Fontoura, Helena Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciana Laureano
da Fontoura, Helena Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Residência Pedagógica
Professor ingressante
Desenvolvimento profissional docente.
topic Residência Pedagógica
Professor ingressante
Desenvolvimento profissional docente.
description Resumo Este artigo traz uma pesquisa de mestrado, um estudo de caso sobre um programa denominado Residência Pedagógica (RP), implementado no primeiro ano de estágio probatório para professores ingressantes na rede municipal de educação de Niterói, RJ, no ano de 2011. Propõe uma reflexão sobre possibilidades e relevância dessa forma de inserção profissional docente, utilizando entrevistas. O referencial teórico conta com Nóvoa e Marcelo Garcia sobre a importância dos anos iniciais da docência e desenvolvimento profissional docente, e com Fontoura e Cavaco, com relação à importância de criarmos espaços compartilhados de formação docente. Esperamos contribuir com o entendimento da RP realizada no município em tela, de modo a possibilitar que outras iniciativas possam se beneficiar da experiência aqui apresentada.Palavras-chave: Residência Pedagógica;Professor ingressante;Desenvolvimento profissional docente.PEDAGOGIC RESIDENCY: GENERATING WAYS TO TEACHER
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523
10.26843/v8.n2.2015.523.p161 - 177
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523
identifier_str_mv 10.26843/v8.n2.2015.523.p161 - 177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523/496
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Luciana Laureano Costa, Helena Amaral da Fontoura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Luciana Laureano Costa, Helena Amaral da Fontoura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 161 - 177
1982-8632
10.26843/ae.v8.n2.2015
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141865930752