Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523 |
Resumo: | Resumo Este artigo traz uma pesquisa de mestrado, um estudo de caso sobre um programa denominado Residência Pedagógica (RP), implementado no primeiro ano de estágio probatório para professores ingressantes na rede municipal de educação de Niterói, RJ, no ano de 2011. Propõe uma reflexão sobre possibilidades e relevância dessa forma de inserção profissional docente, utilizando entrevistas. O referencial teórico conta com Nóvoa e Marcelo Garcia sobre a importância dos anos iniciais da docência e desenvolvimento profissional docente, e com Fontoura e Cavaco, com relação à importância de criarmos espaços compartilhados de formação docente. Esperamos contribuir com o entendimento da RP realizada no município em tela, de modo a possibilitar que outras iniciativas possam se beneficiar da experiência aqui apresentada.Palavras-chave: Residência Pedagógica;Professor ingressante;Desenvolvimento profissional docente.PEDAGOGIC RESIDENCY: GENERATING WAYS TO TEACHER |
id |
UNICID_4a42e491f6acebae0239acb42cdcc310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docenteResidência PedagógicaProfessor ingressanteDesenvolvimento profissional docente.Resumo Este artigo traz uma pesquisa de mestrado, um estudo de caso sobre um programa denominado Residência Pedagógica (RP), implementado no primeiro ano de estágio probatório para professores ingressantes na rede municipal de educação de Niterói, RJ, no ano de 2011. Propõe uma reflexão sobre possibilidades e relevância dessa forma de inserção profissional docente, utilizando entrevistas. O referencial teórico conta com Nóvoa e Marcelo Garcia sobre a importância dos anos iniciais da docência e desenvolvimento profissional docente, e com Fontoura e Cavaco, com relação à importância de criarmos espaços compartilhados de formação docente. Esperamos contribuir com o entendimento da RP realizada no município em tela, de modo a possibilitar que outras iniciativas possam se beneficiar da experiência aqui apresentada.Palavras-chave: Residência Pedagógica;Professor ingressante;Desenvolvimento profissional docente.PEDAGOGIC RESIDENCY: GENERATING WAYS TO TEACHERUniversidade Cidade de São Paulo2018-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/52310.26843/v8.n2.2015.523.p161 - 177Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 161 - 1771982-863210.26843/ae.v8.n2.2015reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523/496Copyright (c) 2018 Luciana Laureano Costa, Helena Amaral da Fontourainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Luciana Laureanoda Fontoura, Helena Amaral2018-06-27T21:04:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/523Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-06-27T21:04:29Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente |
title |
Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente |
spellingShingle |
Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente Costa, Luciana Laureano Residência Pedagógica Professor ingressante Desenvolvimento profissional docente. |
title_short |
Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente |
title_full |
Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente |
title_fullStr |
Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente |
title_full_unstemmed |
Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente |
title_sort |
Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente |
author |
Costa, Luciana Laureano |
author_facet |
Costa, Luciana Laureano da Fontoura, Helena Amaral |
author_role |
author |
author2 |
da Fontoura, Helena Amaral |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luciana Laureano da Fontoura, Helena Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Residência Pedagógica Professor ingressante Desenvolvimento profissional docente. |
topic |
Residência Pedagógica Professor ingressante Desenvolvimento profissional docente. |
description |
Resumo Este artigo traz uma pesquisa de mestrado, um estudo de caso sobre um programa denominado Residência Pedagógica (RP), implementado no primeiro ano de estágio probatório para professores ingressantes na rede municipal de educação de Niterói, RJ, no ano de 2011. Propõe uma reflexão sobre possibilidades e relevância dessa forma de inserção profissional docente, utilizando entrevistas. O referencial teórico conta com Nóvoa e Marcelo Garcia sobre a importância dos anos iniciais da docência e desenvolvimento profissional docente, e com Fontoura e Cavaco, com relação à importância de criarmos espaços compartilhados de formação docente. Esperamos contribuir com o entendimento da RP realizada no município em tela, de modo a possibilitar que outras iniciativas possam se beneficiar da experiência aqui apresentada.Palavras-chave: Residência Pedagógica;Professor ingressante;Desenvolvimento profissional docente.PEDAGOGIC RESIDENCY: GENERATING WAYS TO TEACHER |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523 10.26843/v8.n2.2015.523.p161 - 177 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523 |
identifier_str_mv |
10.26843/v8.n2.2015.523.p161 - 177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523/496 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Luciana Laureano Costa, Helena Amaral da Fontoura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Luciana Laureano Costa, Helena Amaral da Fontoura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 8 n. 2 (2015): Jul/ Dez 2015; 161 - 177 1982-8632 10.26843/ae.v8.n2.2015 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141865930752 |