Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAETANO, Edson
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: NEVES, Camila Emanuella Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756
Resumo: Este artigo discute a produção associada da vida em comunidades tradicionais e os saberes da experiência, enquanto resistência ao novo, no campo da luta pela manutenção da cultura tradicional. Os dados empíricos resultam de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação, a partir do Projeto de Pesquisa A(s) pedagogia(s) da produção associada: educação, cultura do trabalho e economia popular nas comunidades da baixada cuiabana. A análise dos resultados se efetivou à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma nova cultura do trabalho. Palavras-chave: Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência.
id UFMT-3_18e34e06900a767786936d145b7966e8
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1756
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabanaProdução Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência.Educação e comunidades tradicionaisEste artigo discute a produção associada da vida em comunidades tradicionais e os saberes da experiência, enquanto resistência ao novo, no campo da luta pela manutenção da cultura tradicional. Os dados empíricos resultam de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação, a partir do Projeto de Pesquisa A(s) pedagogia(s) da produção associada: educação, cultura do trabalho e economia popular nas comunidades da baixada cuiabana. A análise dos resultados se efetivou à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma nova cultura do trabalho. Palavras-chave: Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência.Universidade Federal de Mato Grosso2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoTeórico-empíricoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/175610.29286/rep.v23i53/2.1756Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/2 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago. 2014.; 595-6132238-20970104-596210.29286/rep.v23i53/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756/1324CAETANO, EdsonNEVES, Camila Emanuella Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1756Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:41Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana
title Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana
spellingShingle Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana
CAETANO, Edson
Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência.
Educação e comunidades tradicionais
title_short Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana
title_full Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana
title_fullStr Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana
title_full_unstemmed Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana
title_sort Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana
author CAETANO, Edson
author_facet CAETANO, Edson
NEVES, Camila Emanuella Pereira
author_role author
author2 NEVES, Camila Emanuella Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAETANO, Edson
NEVES, Camila Emanuella Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência.
Educação e comunidades tradicionais
topic Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência.
Educação e comunidades tradicionais
description Este artigo discute a produção associada da vida em comunidades tradicionais e os saberes da experiência, enquanto resistência ao novo, no campo da luta pela manutenção da cultura tradicional. Os dados empíricos resultam de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação, a partir do Projeto de Pesquisa A(s) pedagogia(s) da produção associada: educação, cultura do trabalho e economia popular nas comunidades da baixada cuiabana. A análise dos resultados se efetivou à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma nova cultura do trabalho. Palavras-chave: Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Teórico-empírico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756
10.29286/rep.v23i53/2.1756
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756
identifier_str_mv 10.29286/rep.v23i53/2.1756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756/1324
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/2 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago. 2014.; 595-613
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v23i53/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215659778048