Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756 |
Resumo: | Este artigo discute a produção associada da vida em comunidades tradicionais e os saberes da experiência, enquanto resistência ao novo, no campo da luta pela manutenção da cultura tradicional. Os dados empíricos resultam de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação, a partir do Projeto de Pesquisa A(s) pedagogia(s) da produção associada: educação, cultura do trabalho e economia popular nas comunidades da baixada cuiabana. A análise dos resultados se efetivou à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma nova cultura do trabalho. Palavras-chave: Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência. |
id |
UFMT-3_18e34e06900a767786936d145b7966e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1756 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabanaProdução Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência.Educação e comunidades tradicionaisEste artigo discute a produção associada da vida em comunidades tradicionais e os saberes da experiência, enquanto resistência ao novo, no campo da luta pela manutenção da cultura tradicional. Os dados empíricos resultam de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação, a partir do Projeto de Pesquisa A(s) pedagogia(s) da produção associada: educação, cultura do trabalho e economia popular nas comunidades da baixada cuiabana. A análise dos resultados se efetivou à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma nova cultura do trabalho. Palavras-chave: Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência.Universidade Federal de Mato Grosso2014-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoTeórico-empíricoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/175610.29286/rep.v23i53/2.1756Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/2 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago. 2014.; 595-6132238-20970104-596210.29286/rep.v23i53/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756/1324CAETANO, EdsonNEVES, Camila Emanuella Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1756Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:41Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana |
title |
Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana |
spellingShingle |
Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana CAETANO, Edson Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência. Educação e comunidades tradicionais |
title_short |
Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana |
title_full |
Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana |
title_fullStr |
Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana |
title_full_unstemmed |
Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana |
title_sort |
Entre cheias e vazantes: trabalho, saberes e resistência em comunidades tradicionais da baixada cuiabana |
author |
CAETANO, Edson |
author_facet |
CAETANO, Edson NEVES, Camila Emanuella Pereira |
author_role |
author |
author2 |
NEVES, Camila Emanuella Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAETANO, Edson NEVES, Camila Emanuella Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência. Educação e comunidades tradicionais |
topic |
Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência. Educação e comunidades tradicionais |
description |
Este artigo discute a produção associada da vida em comunidades tradicionais e os saberes da experiência, enquanto resistência ao novo, no campo da luta pela manutenção da cultura tradicional. Os dados empíricos resultam de pesquisas realizadas no âmbito do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação, a partir do Projeto de Pesquisa A(s) pedagogia(s) da produção associada: educação, cultura do trabalho e economia popular nas comunidades da baixada cuiabana. A análise dos resultados se efetivou à luz do materialismo histórico, o que possibilitou apreender os saberes da produção associada enquanto interface da constituição de uma nova cultura do trabalho. Palavras-chave: Produção Associada. Saberes da Experiência. Comunidades Tradicionais. Resistência. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Teórico-empírico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756 10.29286/rep.v23i53/2.1756 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v23i53/2.1756 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1756/1324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 23 n. 53/2 (2014): Revista de Educação Pública - Edição Temática Semiedu 2013 - maio/ago. 2014.; 595-613 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v23i53/2 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215659778048 |