Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4996 |
Resumo: | Este artigo trata de tecer algumas considerações analíticas sobre o lugar das línguas indígenas nas cosmologias e na vida contemporânea dos povos indígenas. Destaca a importância cosmopolítica e transcendentral da linguagem na interconexão dos humanos com os não humanos no plano dos distintos mundos e seres que o co-habitam. Nesse sentido, destaca também a necessidade de valorizar os meios pedagógicos tradicionais na valorização das línguas indígenas, por meios da oralidade e do papel dos mais velhos, bem como da apropriação adequada e radical da escola para esse mesmo fim, superando sua tendência fortemente colonialista, eurocêntrica e branqueocêntrica. Palavras-chave: Povos Indígenas. Línguas Indígenas. Culturas Indígenas. Cosmologias Indígenas. |
id |
UFMT-3_1c0e5e01ae25f7bbb712592da4f43213 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4996 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígenaPovos Indígenas. Línguas Indígenas. Culturas Indígenas. Cosmologias Indígenas.Linguagens e cosmologias indígenasEste artigo trata de tecer algumas considerações analíticas sobre o lugar das línguas indígenas nas cosmologias e na vida contemporânea dos povos indígenas. Destaca a importância cosmopolítica e transcendentral da linguagem na interconexão dos humanos com os não humanos no plano dos distintos mundos e seres que o co-habitam. Nesse sentido, destaca também a necessidade de valorizar os meios pedagógicos tradicionais na valorização das línguas indígenas, por meios da oralidade e do papel dos mais velhos, bem como da apropriação adequada e radical da escola para esse mesmo fim, superando sua tendência fortemente colonialista, eurocêntrica e branqueocêntrica. Palavras-chave: Povos Indígenas. Línguas Indígenas. Culturas Indígenas. Cosmologias Indígenas.Universidade Federal de Mato Grosso2017-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoanalíticoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/499610.29286/rep.v26i62/1.4996Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/1 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/1, maio/ago. 2017; 295-3102238-20970104-596210.29286/rep.v26i62/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4996/3368Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLUCIANO, Gersem José dos Santos2017-06-13T13:17:46Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4996Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-06-13T13:17:46Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena |
title |
Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena |
spellingShingle |
Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena LUCIANO, Gersem José dos Santos Povos Indígenas. Línguas Indígenas. Culturas Indígenas. Cosmologias Indígenas. Linguagens e cosmologias indígenas |
title_short |
Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena |
title_full |
Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena |
title_fullStr |
Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena |
title_full_unstemmed |
Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena |
title_sort |
Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena |
author |
LUCIANO, Gersem José dos Santos |
author_facet |
LUCIANO, Gersem José dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUCIANO, Gersem José dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Povos Indígenas. Línguas Indígenas. Culturas Indígenas. Cosmologias Indígenas. Linguagens e cosmologias indígenas |
topic |
Povos Indígenas. Línguas Indígenas. Culturas Indígenas. Cosmologias Indígenas. Linguagens e cosmologias indígenas |
description |
Este artigo trata de tecer algumas considerações analíticas sobre o lugar das línguas indígenas nas cosmologias e na vida contemporânea dos povos indígenas. Destaca a importância cosmopolítica e transcendentral da linguagem na interconexão dos humanos com os não humanos no plano dos distintos mundos e seres que o co-habitam. Nesse sentido, destaca também a necessidade de valorizar os meios pedagógicos tradicionais na valorização das línguas indígenas, por meios da oralidade e do papel dos mais velhos, bem como da apropriação adequada e radical da escola para esse mesmo fim, superando sua tendência fortemente colonialista, eurocêntrica e branqueocêntrica. Palavras-chave: Povos Indígenas. Línguas Indígenas. Culturas Indígenas. Cosmologias Indígenas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado analítico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4996 10.29286/rep.v26i62/1.4996 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4996 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v26i62/1.4996 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4996/3368 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 26 n. 62/1 (2017): Revista de Educação Pública, v. 26, n. 62/1, maio/ago. 2017; 295-310 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v26i62/1 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216374906880 |