A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Szymanski, Maria Lidia Sica
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Colussi, Lisiane Gruhn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170
Resumo: Investiga-se se os jogos protagonizados ocorrem na Educação Infantil, pesquisando-se o Estado do Conhecimento, e apresenta-se um Estudo de Caso, referente a uma escola municipal, organizado em duas etapas: uma documental, envolvendo a análise do Projeto Pedagógico, e a outra envolvendo observação e anotações em caderno de campo das atividades lúdicas de crianças de 5 a 6 anos, durante 14 horas. Constatou-se que a Educação Infantil não resolveu o falso dilema entre escolarizar e brincar, e não propicia tempo e espaço para jogos protagonizados. Conclusivamente, ressalta-se a importância de que a escola possibilite tais jogos, os quais são fundamentais para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural.
id UFMT-3_1ca1039ce4687d6add563d36479e2bba
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4170
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A presença dos jogos de papéis na Educação InfantilEducação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-CulturalJogos de papéis na Educação InfantilInvestiga-se se os jogos protagonizados ocorrem na Educação Infantil, pesquisando-se o Estado do Conhecimento, e apresenta-se um Estudo de Caso, referente a uma escola municipal, organizado em duas etapas: uma documental, envolvendo a análise do Projeto Pedagógico, e a outra envolvendo observação e anotações em caderno de campo das atividades lúdicas de crianças de 5 a 6 anos, durante 14 horas. Constatou-se que a Educação Infantil não resolveu o falso dilema entre escolarizar e brincar, e não propicia tempo e espaço para jogos protagonizados. Conclusivamente, ressalta-se a importância de que a escola possibilite tais jogos, os quais são fundamentais para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural.Universidade Federal de Mato Grosso2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/417010.29286/rep.v28i67.4170Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 41-612238-20970104-596210.29286/rep.v28i67reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSzymanski, Maria Lidia SicaColussi, Lisiane Gruhn2018-12-30T03:21:49Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4170Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-12-30T03:21:49Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil
title A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil
spellingShingle A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil
Szymanski, Maria Lidia Sica
Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural
Jogos de papéis na Educação Infantil
title_short A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil
title_full A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil
title_fullStr A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil
title_full_unstemmed A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil
title_sort A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil
author Szymanski, Maria Lidia Sica
author_facet Szymanski, Maria Lidia Sica
Colussi, Lisiane Gruhn
author_role author
author2 Colussi, Lisiane Gruhn
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Szymanski, Maria Lidia Sica
Colussi, Lisiane Gruhn
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural
Jogos de papéis na Educação Infantil
topic Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural
Jogos de papéis na Educação Infantil
description Investiga-se se os jogos protagonizados ocorrem na Educação Infantil, pesquisando-se o Estado do Conhecimento, e apresenta-se um Estudo de Caso, referente a uma escola municipal, organizado em duas etapas: uma documental, envolvendo a análise do Projeto Pedagógico, e a outra envolvendo observação e anotações em caderno de campo das atividades lúdicas de crianças de 5 a 6 anos, durante 14 horas. Constatou-se que a Educação Infantil não resolveu o falso dilema entre escolarizar e brincar, e não propicia tempo e espaço para jogos protagonizados. Conclusivamente, ressalta-se a importância de que a escola possibilite tais jogos, os quais são fundamentais para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170
10.29286/rep.v28i67.4170
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170
identifier_str_mv 10.29286/rep.v28i67.4170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 41-61
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v28i67
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216354983936