A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170 |
Resumo: | Investiga-se se os jogos protagonizados ocorrem na Educação Infantil, pesquisando-se o Estado do Conhecimento, e apresenta-se um Estudo de Caso, referente a uma escola municipal, organizado em duas etapas: uma documental, envolvendo a análise do Projeto Pedagógico, e a outra envolvendo observação e anotações em caderno de campo das atividades lúdicas de crianças de 5 a 6 anos, durante 14 horas. Constatou-se que a Educação Infantil não resolveu o falso dilema entre escolarizar e brincar, e não propicia tempo e espaço para jogos protagonizados. Conclusivamente, ressalta-se a importância de que a escola possibilite tais jogos, os quais são fundamentais para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural. |
id |
UFMT-3_1ca1039ce4687d6add563d36479e2bba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4170 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A presença dos jogos de papéis na Educação InfantilEducação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-CulturalJogos de papéis na Educação InfantilInvestiga-se se os jogos protagonizados ocorrem na Educação Infantil, pesquisando-se o Estado do Conhecimento, e apresenta-se um Estudo de Caso, referente a uma escola municipal, organizado em duas etapas: uma documental, envolvendo a análise do Projeto Pedagógico, e a outra envolvendo observação e anotações em caderno de campo das atividades lúdicas de crianças de 5 a 6 anos, durante 14 horas. Constatou-se que a Educação Infantil não resolveu o falso dilema entre escolarizar e brincar, e não propicia tempo e espaço para jogos protagonizados. Conclusivamente, ressalta-se a importância de que a escola possibilite tais jogos, os quais são fundamentais para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural.Universidade Federal de Mato Grosso2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/417010.29286/rep.v28i67.4170Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 41-612238-20970104-596210.29286/rep.v28i67reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSzymanski, Maria Lidia SicaColussi, Lisiane Gruhn2018-12-30T03:21:49Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4170Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-12-30T03:21:49Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil |
title |
A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil |
spellingShingle |
A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil Szymanski, Maria Lidia Sica Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural Jogos de papéis na Educação Infantil |
title_short |
A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil |
title_full |
A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil |
title_fullStr |
A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil |
title_sort |
A presença dos jogos de papéis na Educação Infantil |
author |
Szymanski, Maria Lidia Sica |
author_facet |
Szymanski, Maria Lidia Sica Colussi, Lisiane Gruhn |
author_role |
author |
author2 |
Colussi, Lisiane Gruhn |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Szymanski, Maria Lidia Sica Colussi, Lisiane Gruhn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural Jogos de papéis na Educação Infantil |
topic |
Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural Jogos de papéis na Educação Infantil |
description |
Investiga-se se os jogos protagonizados ocorrem na Educação Infantil, pesquisando-se o Estado do Conhecimento, e apresenta-se um Estudo de Caso, referente a uma escola municipal, organizado em duas etapas: uma documental, envolvendo a análise do Projeto Pedagógico, e a outra envolvendo observação e anotações em caderno de campo das atividades lúdicas de crianças de 5 a 6 anos, durante 14 horas. Constatou-se que a Educação Infantil não resolveu o falso dilema entre escolarizar e brincar, e não propicia tempo e espaço para jogos protagonizados. Conclusivamente, ressalta-se a importância de que a escola possibilite tais jogos, os quais são fundamentais para o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo.Palavras-chave: Educação Infantil. Jogos protagonizados. Psicologia Histórico-Cultural. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170 10.29286/rep.v28i67.4170 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v28i67.4170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4170/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 41-61 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v28i67 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216354983936 |