O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8447 |
Resumo: | Este artigo busca analisar a prática escolar na proposta de ensino do PIBID Educação Física da UEM-PR (2014-2017). Esta pesquisa documental analisou os planos de aula objetivados pelos Pibidianos para o 8º ano de uma escola pública estadual na cidade de Maringá-PR, por meio da técnica de interpretação hermenêutica-dialética. Concluiu-se que os pressupostos teóricos norteadores da prática escolar contribuíram com a formação inicial dos Pibidianos, na medida em que possibilitaram aproximar a teoria da prática escolar objetivada numa Perspectiva Crítico-Superadora, fundamentada na tendência Pedagógica Histórico-Crítica e na concepção de desenvolvimento humano da Teoria Histórico-Cultural. |
id |
UFMT-3_2016337577e8ce28ca13f137abf33ede |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8447 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolarEducação Física EscolarPrática de EnsinoFormação de ProfessoresFormação de ProfessoresEste artigo busca analisar a prática escolar na proposta de ensino do PIBID Educação Física da UEM-PR (2014-2017). Esta pesquisa documental analisou os planos de aula objetivados pelos Pibidianos para o 8º ano de uma escola pública estadual na cidade de Maringá-PR, por meio da técnica de interpretação hermenêutica-dialética. Concluiu-se que os pressupostos teóricos norteadores da prática escolar contribuíram com a formação inicial dos Pibidianos, na medida em que possibilitaram aproximar a teoria da prática escolar objetivada numa Perspectiva Crítico-Superadora, fundamentada na tendência Pedagógica Histórico-Crítica e na concepção de desenvolvimento humano da Teoria Histórico-Cultural.Universidade Federal de Mato Grosso2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/844710.29286/rep.v29ijan/dez.8447Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8447/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCerine da CRUZ, Bruno NicolauFerreira MAGALHÃES, Carlos HenriqueCAMARGO, Gabriel Ferezin2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8447Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar |
title |
O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar |
spellingShingle |
O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar Cerine da CRUZ, Bruno Nicolau Educação Física Escolar Prática de Ensino Formação de Professores Formação de Professores |
title_short |
O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar |
title_full |
O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar |
title_fullStr |
O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar |
title_full_unstemmed |
O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar |
title_sort |
O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar |
author |
Cerine da CRUZ, Bruno Nicolau |
author_facet |
Cerine da CRUZ, Bruno Nicolau Ferreira MAGALHÃES, Carlos Henrique CAMARGO, Gabriel Ferezin |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira MAGALHÃES, Carlos Henrique CAMARGO, Gabriel Ferezin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerine da CRUZ, Bruno Nicolau Ferreira MAGALHÃES, Carlos Henrique CAMARGO, Gabriel Ferezin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Escolar Prática de Ensino Formação de Professores Formação de Professores |
topic |
Educação Física Escolar Prática de Ensino Formação de Professores Formação de Professores |
description |
Este artigo busca analisar a prática escolar na proposta de ensino do PIBID Educação Física da UEM-PR (2014-2017). Esta pesquisa documental analisou os planos de aula objetivados pelos Pibidianos para o 8º ano de uma escola pública estadual na cidade de Maringá-PR, por meio da técnica de interpretação hermenêutica-dialética. Concluiu-se que os pressupostos teóricos norteadores da prática escolar contribuíram com a formação inicial dos Pibidianos, na medida em que possibilitaram aproximar a teoria da prática escolar objetivada numa Perspectiva Crítico-Superadora, fundamentada na tendência Pedagógica Histórico-Crítica e na concepção de desenvolvimento humano da Teoria Histórico-Cultural. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8447 10.29286/rep.v29ijan/dez.8447 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8447 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v29ijan/dez.8447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8447/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v29ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216833134592 |