O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerine da CRUZ, Bruno Nicolau
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira MAGALHÃES, Carlos Henrique, CAMARGO, Gabriel Ferezin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8447
Resumo: Este artigo busca analisar a prática escolar na proposta de ensino do PIBID Educação Física da UEM-PR (2014-2017). Esta pesquisa documental analisou os planos de aula objetivados pelos Pibidianos para o 8º ano de uma escola pública estadual na cidade de Maringá-PR, por meio da técnica de interpretação hermenêutica-dialética. Concluiu-se que os pressupostos teóricos norteadores da prática escolar contribuíram com a formação inicial dos Pibidianos, na medida em que possibilitaram aproximar a teoria da prática escolar objetivada numa Perspectiva Crítico-Superadora, fundamentada na tendência Pedagógica Histórico-Crítica e na concepção de desenvolvimento humano da Teoria Histórico-Cultural.
id UFMT-3_2016337577e8ce28ca13f137abf33ede
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8447
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolarEducação Física EscolarPrática de EnsinoFormação de ProfessoresFormação de ProfessoresEste artigo busca analisar a prática escolar na proposta de ensino do PIBID Educação Física da UEM-PR (2014-2017). Esta pesquisa documental analisou os planos de aula objetivados pelos Pibidianos para o 8º ano de uma escola pública estadual na cidade de Maringá-PR, por meio da técnica de interpretação hermenêutica-dialética. Concluiu-se que os pressupostos teóricos norteadores da prática escolar contribuíram com a formação inicial dos Pibidianos, na medida em que possibilitaram aproximar a teoria da prática escolar objetivada numa Perspectiva Crítico-Superadora, fundamentada na tendência Pedagógica Histórico-Crítica e na concepção de desenvolvimento humano da Teoria Histórico-Cultural.Universidade Federal de Mato Grosso2020-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/844710.29286/rep.v29ijan/dez.8447Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8447/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCerine da CRUZ, Bruno NicolauFerreira MAGALHÃES, Carlos HenriqueCAMARGO, Gabriel Ferezin2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8447Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar
title O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar
spellingShingle O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar
Cerine da CRUZ, Bruno Nicolau
Educação Física Escolar
Prática de Ensino
Formação de Professores
Formação de Professores
title_short O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar
title_full O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar
title_fullStr O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar
title_full_unstemmed O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar
title_sort O PIBID de Educação Física da UEM-PR: uma reflexão com a prática escolar
author Cerine da CRUZ, Bruno Nicolau
author_facet Cerine da CRUZ, Bruno Nicolau
Ferreira MAGALHÃES, Carlos Henrique
CAMARGO, Gabriel Ferezin
author_role author
author2 Ferreira MAGALHÃES, Carlos Henrique
CAMARGO, Gabriel Ferezin
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerine da CRUZ, Bruno Nicolau
Ferreira MAGALHÃES, Carlos Henrique
CAMARGO, Gabriel Ferezin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Prática de Ensino
Formação de Professores
Formação de Professores
topic Educação Física Escolar
Prática de Ensino
Formação de Professores
Formação de Professores
description Este artigo busca analisar a prática escolar na proposta de ensino do PIBID Educação Física da UEM-PR (2014-2017). Esta pesquisa documental analisou os planos de aula objetivados pelos Pibidianos para o 8º ano de uma escola pública estadual na cidade de Maringá-PR, por meio da técnica de interpretação hermenêutica-dialética. Concluiu-se que os pressupostos teóricos norteadores da prática escolar contribuíram com a formação inicial dos Pibidianos, na medida em que possibilitaram aproximar a teoria da prática escolar objetivada numa Perspectiva Crítico-Superadora, fundamentada na tendência Pedagógica Histórico-Crítica e na concepção de desenvolvimento humano da Teoria Histórico-Cultural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8447
10.29286/rep.v29ijan/dez.8447
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8447
identifier_str_mv 10.29286/rep.v29ijan/dez.8447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8447/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 2020
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v29ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216833134592