Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/323 |
Resumo: | Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica. |
id |
UFMT-3_217000ca69a4500eddd3bead9c1f4cf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/323 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009)Formação continuada de professores de Ciências e Biologia. Saberes docentes. Estado da arte.Produção acadêmica em periódicos nacionais.Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/32310.29286/rep.v20i44.323Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 555-5772238-20970104-596210.29286/rep.v20i44reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/323/291Carmo, Edinaldo MedeirosSelles, Sandra Escovedoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/323Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:25Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009) |
title |
Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009) |
spellingShingle |
Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009) Carmo, Edinaldo Medeiros Formação continuada de professores de Ciências e Biologia. Saberes docentes. Estado da arte. Produção acadêmica em periódicos nacionais. |
title_short |
Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009) |
title_full |
Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009) |
title_fullStr |
Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009) |
title_full_unstemmed |
Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009) |
title_sort |
Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009) |
author |
Carmo, Edinaldo Medeiros |
author_facet |
Carmo, Edinaldo Medeiros Selles, Sandra Escovedo |
author_role |
author |
author2 |
Selles, Sandra Escovedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Edinaldo Medeiros Selles, Sandra Escovedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada de professores de Ciências e Biologia. Saberes docentes. Estado da arte. Produção acadêmica em periódicos nacionais. |
topic |
Formação continuada de professores de Ciências e Biologia. Saberes docentes. Estado da arte. Produção acadêmica em periódicos nacionais. |
description |
Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/323 10.29286/rep.v20i44.323 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/323 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v20i44.323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/323/291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 555-577 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v20i44 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711214615396352 |