Perspectivas teorico-metodológicas de formação continuada de professores de Ciências e Biologia em periódicos nacionais (1999-2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Edinaldo Medeiros
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Selles, Sandra Escovedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/323
Resumo: Este artigo investiga a produção acadêmica publicada em periódicos nacionais no período de 1999-2009, objetivando identificar as perspectivas teorico-metodológicas adotadas pelas pesquisas e aprofundar a compreensão sobre a formação continuada do professor de Ciências e Biologia. A análise empreendida sugere que existe um entendimento heterogêneo de formação continuada que, majoritariamente, remete a ações pontuais apresentadas como um movimento do professor para continuar sua formação e dominar (e muitas vezes atualizar) o saber produzido pela ciência de referência. Embora alguns artigos se refiram à epistemologia da prática, a análise evidenciou compreensões distintas e conflitantes desta perspectiva teórica.
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