Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira, Elaine Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1106
Resumo: O artigo apresenta compreensões construídas a partir de interlocuções com produções científicas publicadas em periódicos nacionais de classificação A1, A2 e B1, na área de ensino. Partindo de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender como se mostra a formação docente diante de uma perspectiva interdisciplinar, investigamos publicações que discutem em suas abordagens a formação docente inicial e/ou continuada. Pesquisamos trabalhos oriundos de situações que colocam o professor junto ao contexto escolar por meio de práticas desenvolvidas nesse espaço. Das publicações investigadas elegemos cinco para uma análise mais acurada. A partir de então, elaboramos, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE 2005), o Discurso-Síntese- Interdisciplinaridade e suas contribuições na formação docente, construído a partir das informações fornecidas pelos artigos selecionados a priori. Após a análise percebemos que os trabalhos selecionados abordam, em sua maioria, a importância das relações entre os professores e o compartilhamento de experiências na perspectiva de integração do conhecimento. Esse fator, poderá contribuir para a constituição de um olhar interdisciplinar e questionador referente aos saberes e fazeres docentes.
id CLAEC-1_5813e1c9f0a074451b622e06eb9f59c4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1106
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivasFormação DocenteInterdisciplinaridadePeriódicos NacionaisPibidO artigo apresenta compreensões construídas a partir de interlocuções com produções científicas publicadas em periódicos nacionais de classificação A1, A2 e B1, na área de ensino. Partindo de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender como se mostra a formação docente diante de uma perspectiva interdisciplinar, investigamos publicações que discutem em suas abordagens a formação docente inicial e/ou continuada. Pesquisamos trabalhos oriundos de situações que colocam o professor junto ao contexto escolar por meio de práticas desenvolvidas nesse espaço. Das publicações investigadas elegemos cinco para uma análise mais acurada. A partir de então, elaboramos, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE 2005), o Discurso-Síntese- Interdisciplinaridade e suas contribuições na formação docente, construído a partir das informações fornecidas pelos artigos selecionados a priori. Após a análise percebemos que os trabalhos selecionados abordam, em sua maioria, a importância das relações entre os professores e o compartilhamento de experiências na perspectiva de integração do conhecimento. Esse fator, poderá contribuir para a constituição de um olhar interdisciplinar e questionador referente aos saberes e fazeres docentes.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/110610.23899/relacult.v5i4.1106RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1106/906Copyright (c) 2019 Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Elaine Corrêa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPureza, Suvania Acosta de OliveiraPereira, Elaine Corrêa2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1106Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas
title Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas
spellingShingle Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
Formação Docente
Interdisciplinaridade
Periódicos Nacionais
Pibid
title_short Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas
title_full Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas
title_fullStr Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas
title_full_unstemmed Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas
title_sort Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas
author Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
author_facet Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
Pereira, Elaine Corrêa
author_role author
author2 Pereira, Elaine Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pureza, Suvania Acosta de Oliveira
Pereira, Elaine Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente
Interdisciplinaridade
Periódicos Nacionais
Pibid
topic Formação Docente
Interdisciplinaridade
Periódicos Nacionais
Pibid
description O artigo apresenta compreensões construídas a partir de interlocuções com produções científicas publicadas em periódicos nacionais de classificação A1, A2 e B1, na área de ensino. Partindo de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender como se mostra a formação docente diante de uma perspectiva interdisciplinar, investigamos publicações que discutem em suas abordagens a formação docente inicial e/ou continuada. Pesquisamos trabalhos oriundos de situações que colocam o professor junto ao contexto escolar por meio de práticas desenvolvidas nesse espaço. Das publicações investigadas elegemos cinco para uma análise mais acurada. A partir de então, elaboramos, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE 2005), o Discurso-Síntese- Interdisciplinaridade e suas contribuições na formação docente, construído a partir das informações fornecidas pelos artigos selecionados a priori. Após a análise percebemos que os trabalhos selecionados abordam, em sua maioria, a importância das relações entre os professores e o compartilhamento de experiências na perspectiva de integração do conhecimento. Esse fator, poderá contribuir para a constituição de um olhar interdisciplinar e questionador referente aos saberes e fazeres docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1106
10.23899/relacult.v5i4.1106
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1106
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1106/906
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Elaine Corrêa Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Elaine Corrêa Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490172801024