Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1106 |
Resumo: | O artigo apresenta compreensões construídas a partir de interlocuções com produções científicas publicadas em periódicos nacionais de classificação A1, A2 e B1, na área de ensino. Partindo de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender como se mostra a formação docente diante de uma perspectiva interdisciplinar, investigamos publicações que discutem em suas abordagens a formação docente inicial e/ou continuada. Pesquisamos trabalhos oriundos de situações que colocam o professor junto ao contexto escolar por meio de práticas desenvolvidas nesse espaço. Das publicações investigadas elegemos cinco para uma análise mais acurada. A partir de então, elaboramos, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE 2005), o Discurso-Síntese- Interdisciplinaridade e suas contribuições na formação docente, construído a partir das informações fornecidas pelos artigos selecionados a priori. Após a análise percebemos que os trabalhos selecionados abordam, em sua maioria, a importância das relações entre os professores e o compartilhamento de experiências na perspectiva de integração do conhecimento. Esse fator, poderá contribuir para a constituição de um olhar interdisciplinar e questionador referente aos saberes e fazeres docentes. |
id |
CLAEC-1_5813e1c9f0a074451b622e06eb9f59c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1106 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivasFormação DocenteInterdisciplinaridadePeriódicos NacionaisPibidO artigo apresenta compreensões construídas a partir de interlocuções com produções científicas publicadas em periódicos nacionais de classificação A1, A2 e B1, na área de ensino. Partindo de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender como se mostra a formação docente diante de uma perspectiva interdisciplinar, investigamos publicações que discutem em suas abordagens a formação docente inicial e/ou continuada. Pesquisamos trabalhos oriundos de situações que colocam o professor junto ao contexto escolar por meio de práticas desenvolvidas nesse espaço. Das publicações investigadas elegemos cinco para uma análise mais acurada. A partir de então, elaboramos, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE 2005), o Discurso-Síntese- Interdisciplinaridade e suas contribuições na formação docente, construído a partir das informações fornecidas pelos artigos selecionados a priori. Após a análise percebemos que os trabalhos selecionados abordam, em sua maioria, a importância das relações entre os professores e o compartilhamento de experiências na perspectiva de integração do conhecimento. Esse fator, poderá contribuir para a constituição de um olhar interdisciplinar e questionador referente aos saberes e fazeres docentes.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/110610.23899/relacult.v5i4.1106RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1106/906Copyright (c) 2019 Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Elaine Corrêa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPureza, Suvania Acosta de OliveiraPereira, Elaine Corrêa2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1106Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas |
title |
Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas |
spellingShingle |
Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas Pureza, Suvania Acosta de Oliveira Formação Docente Interdisciplinaridade Periódicos Nacionais Pibid |
title_short |
Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas |
title_full |
Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas |
title_fullStr |
Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas |
title_sort |
Um Olhar sobre a Formação Docente na Perspectiva do Subprojeto Interdisciplinar do Pibid: interlocuções, enlaces e perspectivas |
author |
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira |
author_facet |
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira Pereira, Elaine Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Elaine Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pureza, Suvania Acosta de Oliveira Pereira, Elaine Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente Interdisciplinaridade Periódicos Nacionais Pibid |
topic |
Formação Docente Interdisciplinaridade Periódicos Nacionais Pibid |
description |
O artigo apresenta compreensões construídas a partir de interlocuções com produções científicas publicadas em periódicos nacionais de classificação A1, A2 e B1, na área de ensino. Partindo de uma pesquisa bibliográfica que buscou compreender como se mostra a formação docente diante de uma perspectiva interdisciplinar, investigamos publicações que discutem em suas abordagens a formação docente inicial e/ou continuada. Pesquisamos trabalhos oriundos de situações que colocam o professor junto ao contexto escolar por meio de práticas desenvolvidas nesse espaço. Das publicações investigadas elegemos cinco para uma análise mais acurada. A partir de então, elaboramos, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE; LEFÈVRE 2005), o Discurso-Síntese- Interdisciplinaridade e suas contribuições na formação docente, construído a partir das informações fornecidas pelos artigos selecionados a priori. Após a análise percebemos que os trabalhos selecionados abordam, em sua maioria, a importância das relações entre os professores e o compartilhamento de experiências na perspectiva de integração do conhecimento. Esse fator, poderá contribuir para a constituição de um olhar interdisciplinar e questionador referente aos saberes e fazeres docentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1106 10.23899/relacult.v5i4.1106 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1106 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1106/906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Elaine Corrêa Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Elaine Corrêa Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490172801024 |