De boca de sertão à cidade da instrução: institucionalização do ensino em Piracicaba no século XIX
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1908 |
Resumo: | Nos anos oitocentos houve a expansão das fronteiras agrícolas, das estradas, das ferrovias e do desenvolvimento urbano no oeste paulista rumo a Mato Grosso, implicando a organização de povoamentos, freguesias, vilas e cidades. No caso de Piracicaba, na Província de São Paulo, iniciativas de escolarização passaram a ser fundamentais. Assim, a proposição é apresentar e interpretar o processo de institucionalização do ensino em Piracicaba durante o século XIX. A partir das fontes impressas, os resultados indicam um processo que vai dos mestres-escolas às escolas oficiais do Estado e que viveu as tensões políticas entre conservadores e liberais, monarquistas e republicanos. Palavras-chave: Educação em Piracicaba. Institucionalização. Política. História. Século XIX. |
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De boca de sertão à cidade da instrução: institucionalização do ensino em Piracicaba no século XIXEscola. Institucionalização. Política. História da Educação.História da EducaçãoNos anos oitocentos houve a expansão das fronteiras agrícolas, das estradas, das ferrovias e do desenvolvimento urbano no oeste paulista rumo a Mato Grosso, implicando a organização de povoamentos, freguesias, vilas e cidades. No caso de Piracicaba, na Província de São Paulo, iniciativas de escolarização passaram a ser fundamentais. Assim, a proposição é apresentar e interpretar o processo de institucionalização do ensino em Piracicaba durante o século XIX. A partir das fontes impressas, os resultados indicam um processo que vai dos mestres-escolas às escolas oficiais do Estado e que viveu as tensões políticas entre conservadores e liberais, monarquistas e republicanos. Palavras-chave: Educação em Piracicaba. Institucionalização. Política. História. Século XIX.Universidade Federal de Mato Grosso2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica, fontes históricas.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/190810.29286/rep.v25i58.1908Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 175-1982238-20970104-596210.29286/rep.v25i58reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1908/pdfHONORATO, TonyMONARCHA, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:42Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1908Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:42Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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