De boca de sertão à cidade da instrução: institucionalização do ensino em Piracicaba no século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HONORATO, Tony
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: MONARCHA, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
DOI: 10.29286/rep.v25i58.1908
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1908
Resumo: Nos anos oitocentos houve a expansão das fronteiras agrícolas, das estradas, das ferrovias e do desenvolvimento urbano no oeste paulista rumo a Mato Grosso, implicando a organização de povoamentos, freguesias, vilas e cidades. No caso de Piracicaba, na Província de São Paulo, iniciativas de escolarização passaram a ser fundamentais. Assim, a proposição é apresentar e interpretar o processo de institucionalização do ensino em Piracicaba durante o século XIX. A partir das fontes impressas, os resultados indicam um processo que vai dos mestres-escolas às escolas oficiais do Estado e que viveu as tensões políticas entre conservadores e liberais, monarquistas e republicanos. Palavras-chave: Educação em Piracicaba. Institucionalização. Política. História. Século XIX.
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