ENSINO MÉDIO EM TERRITÓRIOS RURAIS NO CEARÁ: INIQUIDADES NO DIREITO À EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BASTOS, Ana Lea
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: VIEIRA, Sofia Lerche, VIDAL, Eloisa Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14000
Resumo: O artigo analisa como se desenvolve a oferta de ensino médio em territórios rurais, a partir do estudo sobre as extensões de matrícula na rede estadual de ensino do Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso múltiplos, com uso de entrevistas semiestruturadas e roteiro de observação das escolas. O objetivo é investigar as condições de acesso e tratamento desta oferta. Os resultados mostram que, embora o direito à educação seja assegurado, é viabilizado a partir de arranjos institucionais precários e pouco sustentáveis. As condições de tratamento são desiguais em comparação às outras ofertas da rede estadual.
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