Práticas educativas nas instituições de acolhimento sob o olhar das crianças
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3364 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa calcada na Bioecologia do Desenvolvimento Humano que analisou instituições de acolhimento sob o olhar das crianças de 7 a 12 anos. Para tanto, realizou-se coleta documental, inserção ecológica e entrevistas reflexivas associadas ao registro fotográfico simultâneo. A metodologia priorizou a escuta atenta e o diálogo, respeitando a integridade, os valores morais e culturais da dinâmica das crianças em instituições. Para análise dos dados, foi utilizada a Teoria Fundamentada nos Dados com apoio do software Atlas.Ti. Resultados indicam que o lugar é percebido como disciplinar, de imposição de regras, de privação e ambivalências nas práticas educativas.Palavras-chave: Instituições. Percepção das Crianças. Infâncias. Análise Bioecológica. |
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Práticas educativas nas instituições de acolhimento sob o olhar das criançasInstituições. Percepção das Crianças. Infâncias. Análise Bioecológica.Bioecologia do desenvolvimento humanoEste artigo apresenta uma pesquisa calcada na Bioecologia do Desenvolvimento Humano que analisou instituições de acolhimento sob o olhar das crianças de 7 a 12 anos. Para tanto, realizou-se coleta documental, inserção ecológica e entrevistas reflexivas associadas ao registro fotográfico simultâneo. A metodologia priorizou a escuta atenta e o diálogo, respeitando a integridade, os valores morais e culturais da dinâmica das crianças em instituições. Para análise dos dados, foi utilizada a Teoria Fundamentada nos Dados com apoio do software Atlas.Ti. Resultados indicam que o lugar é percebido como disciplinar, de imposição de regras, de privação e ambivalências nas práticas educativas.Palavras-chave: Instituições. Percepção das Crianças. Infâncias. Análise Bioecológica.Universidade Federal de Mato Grosso2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/336410.29286/rep.v27i66.3364Revista de Educação Pública; v. 27 n. 66 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 66, set./dez. 2018; 905-9232238-20970104-596210.29286/rep.v27i66reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3364/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPiske, Eliane LimaYunes, Maria Angela MattarBersch, Angela AdrianePietro, Angela Torma2018-09-05T08:02:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3364Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-09-05T08:02:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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