O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRETI, Oreste
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: ALONSO, Katia Morosov
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3677
Resumo: Em agosto de 1994, a Universidade Federal de Mato Grosso criou o primeiro curso de graduação a distância, no Brasil, voltado para a formação de professores das séries iniciais em serviço. Neste texto iremos fazer uma trajetória da equipe do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT que implementou o curso, entre os anos de 1992 a 2005. Procuraremos identificar alguns elementos que foram fundamentais para que essa experiência pioneira se tornasse referência nacional. Entre eles, o caráter interdepartamental e interinstitucional, a proposta curricular inovadora e a organização de um sistema de EaD assentado na realidade regional.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.
id UFMT-3_29c18b2c47e3a528ae1424a39c677bd9
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3677
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.NEAD/UFMTEm agosto de 1994, a Universidade Federal de Mato Grosso criou o primeiro curso de graduação a distância, no Brasil, voltado para a formação de professores das séries iniciais em serviço. Neste texto iremos fazer uma trajetória da equipe do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT que implementou o curso, entre os anos de 1992 a 2005. Procuraremos identificar alguns elementos que foram fundamentais para que essa experiência pioneira se tornasse referência nacional. Entre eles, o caráter interdepartamental e interinstitucional, a proposta curricular inovadora e a organização de um sistema de EaD assentado na realidade regional.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.Universidade Federal de Mato Grosso2016-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/367710.29286/rep.v25i59/1.3677Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 312-3272238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3677/2575PRETI, OresteALONSO, Katia Morosovinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T15:36:18Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3677Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-03-28T15:36:18Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)
title O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)
spellingShingle O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)
PRETI, Oreste
Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.
NEAD/UFMT
title_short O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)
title_full O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)
title_fullStr O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)
title_full_unstemmed O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)
title_sort O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)
author PRETI, Oreste
author_facet PRETI, Oreste
ALONSO, Katia Morosov
author_role author
author2 ALONSO, Katia Morosov
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PRETI, Oreste
ALONSO, Katia Morosov
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.
NEAD/UFMT
topic Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.
NEAD/UFMT
description Em agosto de 1994, a Universidade Federal de Mato Grosso criou o primeiro curso de graduação a distância, no Brasil, voltado para a formação de professores das séries iniciais em serviço. Neste texto iremos fazer uma trajetória da equipe do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT que implementou o curso, entre os anos de 1992 a 2005. Procuraremos identificar alguns elementos que foram fundamentais para que essa experiência pioneira se tornasse referência nacional. Entre eles, o caráter interdepartamental e interinstitucional, a proposta curricular inovadora e a organização de um sistema de EaD assentado na realidade regional.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3677
10.29286/rep.v25i59/1.3677
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3677
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i59/1.3677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3677/2575
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 312-327
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i59/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216027828224