O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3677 |
Resumo: | Em agosto de 1994, a Universidade Federal de Mato Grosso criou o primeiro curso de graduação a distância, no Brasil, voltado para a formação de professores das séries iniciais em serviço. Neste texto iremos fazer uma trajetória da equipe do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT que implementou o curso, entre os anos de 1992 a 2005. Procuraremos identificar alguns elementos que foram fundamentais para que essa experiência pioneira se tornasse referência nacional. Entre eles, o caráter interdepartamental e interinstitucional, a proposta curricular inovadora e a organização de um sistema de EaD assentado na realidade regional.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD. |
id |
UFMT-3_29c18b2c47e3a528ae1424a39c677bd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3677 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005)Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.NEAD/UFMTEm agosto de 1994, a Universidade Federal de Mato Grosso criou o primeiro curso de graduação a distância, no Brasil, voltado para a formação de professores das séries iniciais em serviço. Neste texto iremos fazer uma trajetória da equipe do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT que implementou o curso, entre os anos de 1992 a 2005. Procuraremos identificar alguns elementos que foram fundamentais para que essa experiência pioneira se tornasse referência nacional. Entre eles, o caráter interdepartamental e interinstitucional, a proposta curricular inovadora e a organização de um sistema de EaD assentado na realidade regional.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD.Universidade Federal de Mato Grosso2016-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/367710.29286/rep.v25i59/1.3677Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 312-3272238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3677/2575PRETI, OresteALONSO, Katia Morosovinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T15:36:18Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3677Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-03-28T15:36:18Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005) |
title |
O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005) |
spellingShingle |
O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005) PRETI, Oreste Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD. NEAD/UFMT |
title_short |
O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005) |
title_full |
O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005) |
title_fullStr |
O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005) |
title_full_unstemmed |
O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005) |
title_sort |
O Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT: uma mirada para um passado presente (1992-2005) |
author |
PRETI, Oreste |
author_facet |
PRETI, Oreste ALONSO, Katia Morosov |
author_role |
author |
author2 |
ALONSO, Katia Morosov |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PRETI, Oreste ALONSO, Katia Morosov |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD. NEAD/UFMT |
topic |
Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD. NEAD/UFMT |
description |
Em agosto de 1994, a Universidade Federal de Mato Grosso criou o primeiro curso de graduação a distância, no Brasil, voltado para a formação de professores das séries iniciais em serviço. Neste texto iremos fazer uma trajetória da equipe do Núcleo de Educação Aberta e a Distância da UFMT que implementou o curso, entre os anos de 1992 a 2005. Procuraremos identificar alguns elementos que foram fundamentais para que essa experiência pioneira se tornasse referência nacional. Entre eles, o caráter interdepartamental e interinstitucional, a proposta curricular inovadora e a organização de um sistema de EaD assentado na realidade regional.Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de Professores. Experiência Institucional. Sistema de EaD. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3677 10.29286/rep.v25i59/1.3677 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3677 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i59/1.3677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3677/2575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 312-327 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i59/1 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216027828224 |