REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13970 |
Resumo: | A pesquisa objetiva analisar as representações sociais de criança compartilhadas por estudantes de escolas públicas do Recife-PE. Para isso, foram aplicados testes de associação livre de palavras junto a 100 crianças com idade entre seis e onze anos e realizou-se 4 grupos focais. Ao conhecer a estrutura da representação social por meio da análise prototípica, foi possível identificar a presença das tecnologias ainda que não caracterizadas como elementos centrais na estrutura, pode indicar que a representação social de criança esteja em processo de transformação mediante o contexto social de expansão tecnológica. |
id |
UFMT-3_2a0ea7a534e9167ab39d00466ea3974e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13970 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER?CriançaRepresentações SociaisTecnologiasA pesquisa objetiva analisar as representações sociais de criança compartilhadas por estudantes de escolas públicas do Recife-PE. Para isso, foram aplicados testes de associação livre de palavras junto a 100 crianças com idade entre seis e onze anos e realizou-se 4 grupos focais. Ao conhecer a estrutura da representação social por meio da análise prototípica, foi possível identificar a presença das tecnologias ainda que não caracterizadas como elementos centrais na estrutura, pode indicar que a representação social de criança esteja em processo de transformação mediante o contexto social de expansão tecnológica.Universidade Federal de Mato Grosso2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1397010.29286/rep.v32ijan/dez.13970Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 777-7982238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13970/13236Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBONA, Viviane deCOSTA, Marcela Karolinny da Silva 2023-09-11T18:21:24Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13970Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-09-11T18:21:24Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER? |
title |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER? |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER? BONA, Viviane de Criança Representações Sociais Tecnologias |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER? |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER? |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER? |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER? |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E INFÂNCIA EM UM MUNDO TECNOLÓGICO: O QUE CRIANÇAS TÊM A DIZER? |
author |
BONA, Viviane de |
author_facet |
BONA, Viviane de COSTA, Marcela Karolinny da Silva |
author_role |
author |
author2 |
COSTA, Marcela Karolinny da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BONA, Viviane de COSTA, Marcela Karolinny da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Representações Sociais Tecnologias |
topic |
Criança Representações Sociais Tecnologias |
description |
A pesquisa objetiva analisar as representações sociais de criança compartilhadas por estudantes de escolas públicas do Recife-PE. Para isso, foram aplicados testes de associação livre de palavras junto a 100 crianças com idade entre seis e onze anos e realizou-se 4 grupos focais. Ao conhecer a estrutura da representação social por meio da análise prototípica, foi possível identificar a presença das tecnologias ainda que não caracterizadas como elementos centrais na estrutura, pode indicar que a representação social de criança esteja em processo de transformação mediante o contexto social de expansão tecnológica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13970 10.29286/rep.v32ijan/dez.13970 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13970 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.13970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13970/13236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 777-798 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217676189696 |