As representações sociais de professores da escolarização inicial acerca da infância e da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tacca, Gisele Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16439
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
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spelling As representações sociais de professores da escolarização inicial acerca da infância e da criançaRepresentações sociaisProfessores de ensino fundamental - formaçãoEducação de criançasCrianças - desenvolvimentoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.O presente estudo teve por objetivo investigar as Representações Sociais que os professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e da Educação Infantil possuem acerca da infância e da criança e entender se essas representações são compreendidas como pertencentes a um mesmo universo. Para tanto, elegemos a Teoria das Representações Sociais como base teórico-metodológica, pela contribuição que seus estudos têm produzido sobre a realidade, na perspectiva de Serge Moscovici, e a sua abordagem estrutural, proposta por Jean-Claude Abric. Optamos em realizar uma pesquisa exploratória, em campo empírico, a fim de obter uma visão geral e aproximativa acerca da realidade. Para alcançar essa proposta, a pesquisa foi estruturada em duas etapas. A primeira buscou identificar a estrutura interna das representações sociais de criança e infância de 61 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – da Região Administrativa de São Sebastião, vinculados à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, com a utilização do método de evocação livre de palavras, sugerido por Jean-Claude Abric e sua posterior análise pelo software EVOC. A segunda contemplou o objetivo de verificar a compreensão dos termos criança e infância para identificar possíveis convergências, ou não, entre esses dois termos. Essa fase se consistiu na aplicação de um questionário para dez professores participantes da primeira etapa que se disponibilizaram em participar da segunda. A análise foi de cunho interpretativo da comunicação do material escrito, coletados e analisados por meio da adaptação da técnica da análise de conteúdo, como proposto por Bardin. O resultado da primeira etapa apontou que para o grande grupo não existe diferença entre infância e criança e que o núcleo central dessas representações sociais coincidem com os termos “alegria” e “brincar”, seguidos por “inocência” e “aprender”. Na análise da segunda etapa ficou mais evidente a diferença entre os termos “brincar” e “alegria”: a infância entendida como uma fase da vida e a criança vinculada a termos que evidenciam a sua particularidade, como a expressão das suas vontades e opiniões, nesse momento elementos de cunho social mostraram-se mais evidentes. Diante disto, concluímos que a ação pedagógica do professor orienta-se de acordo com a ideia que possui sobre o seu aluno. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe present study targeted to investigate the social representations that elementary school and kindergarten teachers have about “child” and “childhood” and if these representations are understood as part of the same universe. Therefore, we elected the Social Representations Theory as the theoretical and methodological foundation of this study, given the contribution that these studies have produced about reality from the perspective of Serge Moscovici, and its structural approach proposed by Jean-Claude Abric. We opted to conduct an exploratory empirical research with the purpose of getting a general and approximate view about reality. To achieve this goal, the survey was structured in two stages. The first sought to identify the internal structure of social representations of “child” and “childhood” on 61 teachers from Kindergarten and Elementary School in the Administrative Region of São Sebastião, that were linked to the State Department of Education of the Federal District. We used the method of free recall of words suggested by Jean-Claude Abric and a subsequent analysis by “EVOC”, a computer analytical software. The second focused on verifying the understanding of the terms “child” and “childhood” to identify possible convergences between these two terms or its inexistence. This phase consisted of a questionnaire applied to ten teachers that had participated in the first stage and that agreed to participate in the second phase. The analysis, an interpretation of the collected and analyzed written communication, was conducted by adapting the technique of content analysis, as proposed by Bardin. The result of the first stage showed that for the large group there is no difference between “childhood” and “child” and that the core of these social representations coincide under "joy” and "play" followed by "innocence" and "learn". In the analysis of the second stage was most evident difference between these two terms: “childhood” understood as a phase of life and “child” bound to terms that show its particularity, as the expression of ones desires and opinions. Here, social related elements became more evident. Thus, we conclude that the teacher's pedagogical actions are oriented according to the conception in which the teacher has on the student.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCerqueira, Teresa Cristina SiqueiraTacca, Gisele Ferreira2014-10-10T12:38:19Z2014-10-10T12:38:19Z2014-10-102013-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfTACCA, Gisele Ferreira. As representações sociais de professores da escolarização inicial acerca da infância e da criança. 2013. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/16439A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-24T20:32:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/16439Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-24T20:32:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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