O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Marília Pinto de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/416
Resumo: Este artigo pretende, a partir de breve discussão sobre o conceito de gênero, mostrar como ele pode ser útil para entender as questões centrais na agenda educacional brasileira e no cotidiano da prática pedagógica, utilizando como um exemplo os cadernos escolares. Muitos outros aspectos poderiam ser abordados e não é intenção esgotá-los, apenas sugerir uma maneira de pensar a prática docente, incorporando um conceito de gênero. Argumenta-se pela necessidade de investigar as relações de gênero nas escolas, para além da sexualidade e da educação sexual, a fim de iluminar nossas práticas e a formação de professores/as com um novo olhar.
id UFMT-3_2c66740a2520ea5b53ff7d0464b7e70f
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/416
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day lifeGênero. Escolas. Caderno escolar. Ensino fundamental.GêneroEste artigo pretende, a partir de breve discussão sobre o conceito de gênero, mostrar como ele pode ser útil para entender as questões centrais na agenda educacional brasileira e no cotidiano da prática pedagógica, utilizando como um exemplo os cadernos escolares. Muitos outros aspectos poderiam ser abordados e não é intenção esgotá-los, apenas sugerir uma maneira de pensar a prática docente, incorporando um conceito de gênero. Argumenta-se pela necessidade de investigar as relações de gênero nas escolas, para além da sexualidade e da educação sexual, a fim de iluminar nossas práticas e a formação de professores/as com um novo olhar.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/41610.29286/rep.v21i46.416Revista de Educação Pública; v. 21 n. 46 (2012): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2012.; 401-4122238-20970104-596210.29286/rep.v21i46reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/416/381CARVALHO, Marília Pinto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:29Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/416Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:29Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life
title O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life
spellingShingle O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life
CARVALHO, Marília Pinto de
Gênero. Escolas. Caderno escolar. Ensino fundamental.
Gênero
title_short O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life
title_full O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life
title_fullStr O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life
title_full_unstemmed O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life
title_sort O conceito de gênero no dia a dia da sala de aula. Gender concept in the school day to day life
author CARVALHO, Marília Pinto de
author_facet CARVALHO, Marília Pinto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Marília Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Escolas. Caderno escolar. Ensino fundamental.
Gênero
topic Gênero. Escolas. Caderno escolar. Ensino fundamental.
Gênero
description Este artigo pretende, a partir de breve discussão sobre o conceito de gênero, mostrar como ele pode ser útil para entender as questões centrais na agenda educacional brasileira e no cotidiano da prática pedagógica, utilizando como um exemplo os cadernos escolares. Muitos outros aspectos poderiam ser abordados e não é intenção esgotá-los, apenas sugerir uma maneira de pensar a prática docente, incorporando um conceito de gênero. Argumenta-se pela necessidade de investigar as relações de gênero nas escolas, para além da sexualidade e da educação sexual, a fim de iluminar nossas práticas e a formação de professores/as com um novo olhar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/416
10.29286/rep.v21i46.416
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/416
identifier_str_mv 10.29286/rep.v21i46.416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/416/381
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 21 n. 46 (2012): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2012.; 401-412
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v21i46
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215052652544