Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TORTELLA, Jussara Cristina Barboza
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: BUORO, Edna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/780
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os sentidos atribuídos à avaliação praticada e à reprovação escolar. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a 168 alunos, 48 professores e 21 gestores do Ensino Fundamental e 5 especialistas da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que adota o sistema de ciclos e progressão continuada. Foi verificado que a maioria dos participantes apresentou como necessárias a reprovação escolar e pequenas mudanças nas ações avaliativas da escola, assim sendo, uma forte tendência dos ideais da seriação com algumas ideias de Progressão Continuada e Ciclos
id UFMT-3_2f7ff7e79467dd06fc4a14f34ff37522
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/780
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuadaAvaliação da aprendizagem. Progressão continuada. CiclosAvaliação da aprendizagemEste artigo apresenta uma pesquisa sobre os sentidos atribuídos à avaliação praticada e à reprovação escolar. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a 168 alunos, 48 professores e 21 gestores do Ensino Fundamental e 5 especialistas da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que adota o sistema de ciclos e progressão continuada. Foi verificado que a maioria dos participantes apresentou como necessárias a reprovação escolar e pequenas mudanças nas ações avaliativas da escola, assim sendo, uma forte tendência dos ideais da seriação com algumas ideias de Progressão Continuada e CiclosUniversidade Federal de Mato Grosso2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por parespesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/78010.29286/rep.v24i57.780Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 507-5232238-20970104-596210.29286/rep.v24i57reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/780/pdfTORTELLA, Jussara Cristina BarbozaBUORO, Ednainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/780Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada
title Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada
spellingShingle Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada
TORTELLA, Jussara Cristina Barboza
Avaliação da aprendizagem. Progressão continuada. Ciclos
Avaliação da aprendizagem
title_short Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada
title_full Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada
title_fullStr Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada
title_full_unstemmed Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada
title_sort Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada
author TORTELLA, Jussara Cristina Barboza
author_facet TORTELLA, Jussara Cristina Barboza
BUORO, Edna
author_role author
author2 BUORO, Edna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TORTELLA, Jussara Cristina Barboza
BUORO, Edna
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem. Progressão continuada. Ciclos
Avaliação da aprendizagem
topic Avaliação da aprendizagem. Progressão continuada. Ciclos
Avaliação da aprendizagem
description Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os sentidos atribuídos à avaliação praticada e à reprovação escolar. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a 168 alunos, 48 professores e 21 gestores do Ensino Fundamental e 5 especialistas da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que adota o sistema de ciclos e progressão continuada. Foi verificado que a maioria dos participantes apresentou como necessárias a reprovação escolar e pequenas mudanças nas ações avaliativas da escola, assim sendo, uma forte tendência dos ideais da seriação com algumas ideias de Progressão Continuada e Ciclos
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/780
10.29286/rep.v24i57.780
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/780
identifier_str_mv 10.29286/rep.v24i57.780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/780/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 507-523
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v24i57
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215145975808