Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/780 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os sentidos atribuídos à avaliação praticada e à reprovação escolar. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a 168 alunos, 48 professores e 21 gestores do Ensino Fundamental e 5 especialistas da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que adota o sistema de ciclos e progressão continuada. Foi verificado que a maioria dos participantes apresentou como necessárias a reprovação escolar e pequenas mudanças nas ações avaliativas da escola, assim sendo, uma forte tendência dos ideais da seriação com algumas ideias de Progressão Continuada e Ciclos |
id |
UFMT-3_2f7ff7e79467dd06fc4a14f34ff37522 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/780 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuadaAvaliação da aprendizagem. Progressão continuada. CiclosAvaliação da aprendizagemEste artigo apresenta uma pesquisa sobre os sentidos atribuídos à avaliação praticada e à reprovação escolar. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a 168 alunos, 48 professores e 21 gestores do Ensino Fundamental e 5 especialistas da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que adota o sistema de ciclos e progressão continuada. Foi verificado que a maioria dos participantes apresentou como necessárias a reprovação escolar e pequenas mudanças nas ações avaliativas da escola, assim sendo, uma forte tendência dos ideais da seriação com algumas ideias de Progressão Continuada e CiclosUniversidade Federal de Mato Grosso2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por parespesquisa empírica de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/78010.29286/rep.v24i57.780Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 507-5232238-20970104-596210.29286/rep.v24i57reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/780/pdfTORTELLA, Jussara Cristina BarbozaBUORO, Ednainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/780Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada |
title |
Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada |
spellingShingle |
Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada TORTELLA, Jussara Cristina Barboza Avaliação da aprendizagem. Progressão continuada. Ciclos Avaliação da aprendizagem |
title_short |
Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada |
title_full |
Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada |
title_fullStr |
Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada |
title_full_unstemmed |
Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada |
title_sort |
Avaliação para promoção ou para reprovação? Um estudo sobre o sistema de ciclos e progressão continuada |
author |
TORTELLA, Jussara Cristina Barboza |
author_facet |
TORTELLA, Jussara Cristina Barboza BUORO, Edna |
author_role |
author |
author2 |
BUORO, Edna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TORTELLA, Jussara Cristina Barboza BUORO, Edna |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem. Progressão continuada. Ciclos Avaliação da aprendizagem |
topic |
Avaliação da aprendizagem. Progressão continuada. Ciclos Avaliação da aprendizagem |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa sobre os sentidos atribuídos à avaliação praticada e à reprovação escolar. A coleta de dados se deu por meio de um questionário aplicado a 168 alunos, 48 professores e 21 gestores do Ensino Fundamental e 5 especialistas da Rede Municipal de Ensino de uma cidade do interior do estado de São Paulo, que adota o sistema de ciclos e progressão continuada. Foi verificado que a maioria dos participantes apresentou como necessárias a reprovação escolar e pequenas mudanças nas ações avaliativas da escola, assim sendo, uma forte tendência dos ideais da seriação com algumas ideias de Progressão Continuada e Ciclos |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares pesquisa empírica de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/780 10.29286/rep.v24i57.780 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/780 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v24i57.780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/780/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 507-523 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v24i57 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215145975808 |