O regime de progressão continua da no Estado de São Paulo: indicadores e perspectivas para novas pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contiero, Alex Sander
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicações
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1976
Resumo: Este trabalho tem por objetivo colaborar para um melhor entendimento da implantação do Regime de Progressão Continuada (RPC) e de seus resultados, caracterizando os indicadores e perspectivas para novas pesquisas, através de uma investigação nos trabalhos científicos de mestrado e doutorado sobre a progressão continuada-RPC- implantada no Estado de São Paulo, no período de 2000 a 2012. A pesquisa, de natureza qualitativa e de perfil descritivo, investigou 69 resumos de dissertações e teses sobre o RPC em São Paulo, constantes no Banco de Teses da CAPES. Os resultados apontam que o RPC foi e continua sendo alvo de controvérsia por parte de docentes, alunos, pais de alunos e pesquisadores. Também, os objetivos democráticos e inclusivos do RPC não têm sido atingidos, segundo os pesquisadores. O RPC pode ter contribuído para que o aluno permaneça na escola, mas não ampliou a possibilidade de superação das dificuldades de aprendizagem.
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