O regime de progressão continua da no Estado de São Paulo: indicadores e perspectivas para novas pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1976 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo colaborar para um melhor entendimento da implantação do Regime de Progressão Continuada (RPC) e de seus resultados, caracterizando os indicadores e perspectivas para novas pesquisas, através de uma investigação nos trabalhos científicos de mestrado e doutorado sobre a progressão continuada-RPC- implantada no Estado de São Paulo, no período de 2000 a 2012. A pesquisa, de natureza qualitativa e de perfil descritivo, investigou 69 resumos de dissertações e teses sobre o RPC em São Paulo, constantes no Banco de Teses da CAPES. Os resultados apontam que o RPC foi e continua sendo alvo de controvérsia por parte de docentes, alunos, pais de alunos e pesquisadores. Também, os objetivos democráticos e inclusivos do RPC não têm sido atingidos, segundo os pesquisadores. O RPC pode ter contribuído para que o aluno permaneça na escola, mas não ampliou a possibilidade de superação das dificuldades de aprendizagem. |
id |
METO-3_090666b6ea6a8261291be3244d093789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs-unimep.metodista.br:article/1976 |
network_acronym_str |
METO-3 |
network_name_str |
Comunicações |
repository_id_str |
|
spelling |
O regime de progressão continua da no Estado de São Paulo: indicadores e perspectivas para novas pesquisas: progressão continuada; avaliação; ciclosEste trabalho tem por objetivo colaborar para um melhor entendimento da implantação do Regime de Progressão Continuada (RPC) e de seus resultados, caracterizando os indicadores e perspectivas para novas pesquisas, através de uma investigação nos trabalhos científicos de mestrado e doutorado sobre a progressão continuada-RPC- implantada no Estado de São Paulo, no período de 2000 a 2012. A pesquisa, de natureza qualitativa e de perfil descritivo, investigou 69 resumos de dissertações e teses sobre o RPC em São Paulo, constantes no Banco de Teses da CAPES. Os resultados apontam que o RPC foi e continua sendo alvo de controvérsia por parte de docentes, alunos, pais de alunos e pesquisadores. Também, os objetivos democráticos e inclusivos do RPC não têm sido atingidos, segundo os pesquisadores. O RPC pode ter contribuído para que o aluno permaneça na escola, mas não ampliou a possibilidade de superação das dificuldades de aprendizagem.Universidade Metodista de PiracicabaCapes e SEE/SPContiero, Alex SanderTommasiello, Maria Guiomar Carneiro2015-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/197610.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p119-140Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 119-1402238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1976/1495Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-06T17:55:46Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1976Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-06T17:55:46Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O regime de progressão continua da no Estado de São Paulo: indicadores e perspectivas para novas pesquisas |
title |
O regime de progressão continua da no Estado de São Paulo: indicadores e perspectivas para novas pesquisas |
spellingShingle |
O regime de progressão continua da no Estado de São Paulo: indicadores e perspectivas para novas pesquisas Contiero, Alex Sander : progressão continuada; avaliação; ciclos |
title_short |
O regime de progressão continua da no Estado de São Paulo: indicadores e perspectivas para novas pesquisas |
title_full |
O regime de progressão continua da no Estado de São Paulo: indicadores e perspectivas para novas pesquisas |
title_fullStr |
O regime de progressão continua da no Estado de São Paulo: indicadores e perspectivas para novas pesquisas |
title_full_unstemmed |
O regime de progressão continua da no Estado de São Paulo: indicadores e perspectivas para novas pesquisas |
title_sort |
O regime de progressão continua da no Estado de São Paulo: indicadores e perspectivas para novas pesquisas |
author |
Contiero, Alex Sander |
author_facet |
Contiero, Alex Sander Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes e SEE/SP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contiero, Alex Sander Tommasiello, Maria Guiomar Carneiro |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
: progressão continuada; avaliação; ciclos |
topic |
: progressão continuada; avaliação; ciclos |
description |
Este trabalho tem por objetivo colaborar para um melhor entendimento da implantação do Regime de Progressão Continuada (RPC) e de seus resultados, caracterizando os indicadores e perspectivas para novas pesquisas, através de uma investigação nos trabalhos científicos de mestrado e doutorado sobre a progressão continuada-RPC- implantada no Estado de São Paulo, no período de 2000 a 2012. A pesquisa, de natureza qualitativa e de perfil descritivo, investigou 69 resumos de dissertações e teses sobre o RPC em São Paulo, constantes no Banco de Teses da CAPES. Os resultados apontam que o RPC foi e continua sendo alvo de controvérsia por parte de docentes, alunos, pais de alunos e pesquisadores. Também, os objetivos democráticos e inclusivos do RPC não têm sido atingidos, segundo os pesquisadores. O RPC pode ter contribuído para que o aluno permaneça na escola, mas não ampliou a possibilidade de superação das dificuldades de aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1976 10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p119-140 |
url |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1976 |
identifier_str_mv |
10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n1p119-140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1976/1495 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Comunicações |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Piracicaba |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicações; v. 22, n. 1 (2015); 119-140 2238-121X 0104-8481 reponame:Comunicações instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Comunicações |
collection |
Comunicações |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br |
_version_ |
1754576021156265985 |