Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/475 |
Resumo: | Nos últimos anos, a avaliação da pós-graduação realizada pela CAPES vem enfatizando os produtos, especialmente os bibliográficos. Para tanto, iniciou-se em 2001 um processo de qualificação de veículos onde a produção dos programas de pós-graduação é publicada, especialmente em periódicos. No âmbito das Ciências Humanas e Sociais, foram destacadas tanto a necessidade de qualificar também a produção em livros quanto a impossibilidade de avaliação dos periódicos por indicadores indiretos como índices de impacto. Este texto descreve o processo de classificação de periódicos que vem sendo realizado na área de Educação, no qual se destacam critérios de normalização, publicação, circulação, autoria, conteúdo e gestão editorial. Conclui apresentando alguns desafios dentre os quais a melhoria da política de gestão editorial para fazer face à nova configuração da área. AbstractIn recent years, the evaluation of graduate courses made by CAPES has been emphasizing especially bibliographical products over others. For that purpose, it began in 2001 a process of qualifying media in which the production of graduate courses is published, particularly journals. In the sphere of human and social sciences mention was made not only of the need to qualify also production in books but also the impossibility of evaluating journals by indirect indicators like impact indexes. This text describes the process of classification of periodicals underway in the Education area, in which emphasis is put on criteria of normalization, publication, circulation, authorship, content and publishing management. It concludes by presenting some challenges, among which is the improvement of publishing management policy for coping with the new configuration of the area. Keywords: Evaluation. Graduate courses. Scientific journals |
id |
UFMT-3_2ff66b243e6602716f3f37d0bd5264e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/475 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals QualisAvaliação. Pós-graduação. Periódicos científicos.Avaliação na Pós-GraduaçãoNos últimos anos, a avaliação da pós-graduação realizada pela CAPES vem enfatizando os produtos, especialmente os bibliográficos. Para tanto, iniciou-se em 2001 um processo de qualificação de veículos onde a produção dos programas de pós-graduação é publicada, especialmente em periódicos. No âmbito das Ciências Humanas e Sociais, foram destacadas tanto a necessidade de qualificar também a produção em livros quanto a impossibilidade de avaliação dos periódicos por indicadores indiretos como índices de impacto. Este texto descreve o processo de classificação de periódicos que vem sendo realizado na área de Educação, no qual se destacam critérios de normalização, publicação, circulação, autoria, conteúdo e gestão editorial. Conclui apresentando alguns desafios dentre os quais a melhoria da política de gestão editorial para fazer face à nova configuração da área. AbstractIn recent years, the evaluation of graduate courses made by CAPES has been emphasizing especially bibliographical products over others. For that purpose, it began in 2001 a process of qualifying media in which the production of graduate courses is published, particularly journals. In the sphere of human and social sciences mention was made not only of the need to qualify also production in books but also the impossibility of evaluating journals by indirect indicators like impact indexes. This text describes the process of classification of periodicals underway in the Education area, in which emphasis is put on criteria of normalization, publication, circulation, authorship, content and publishing management. It concludes by presenting some challenges, among which is the improvement of publishing management policy for coping with the new configuration of the area. Keywords: Evaluation. Graduate courses. Scientific journalsUniversidade Federal de Mato Grosso2012-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/47510.29286/rep.v18i37.475Revista de Educação Pública; v. 18 n. 37 (2009): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2009.; 255-2722238-20970104-596210.29286/rep.v18i37reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/475/411SOUSA, Clarilza Prado deMACEDO, Elizabethinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/475Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis |
title |
Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis |
spellingShingle |
Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis SOUSA, Clarilza Prado de Avaliação. Pós-graduação. Periódicos científicos. Avaliação na Pós-Graduação |
title_short |
Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis |
title_full |
Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis |
title_fullStr |
Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis |
title_full_unstemmed |
Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis |
title_sort |
Avaliação da pesquisa em Educação e indicadores de produção bibliográfica: um relato sobre o Qualis Periódicos. Educational Research evaluation and bibliographical products: a report about the Journals Qualis |
author |
SOUSA, Clarilza Prado de |
author_facet |
SOUSA, Clarilza Prado de MACEDO, Elizabeth |
author_role |
author |
author2 |
MACEDO, Elizabeth |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Clarilza Prado de MACEDO, Elizabeth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação. Pós-graduação. Periódicos científicos. Avaliação na Pós-Graduação |
topic |
Avaliação. Pós-graduação. Periódicos científicos. Avaliação na Pós-Graduação |
description |
Nos últimos anos, a avaliação da pós-graduação realizada pela CAPES vem enfatizando os produtos, especialmente os bibliográficos. Para tanto, iniciou-se em 2001 um processo de qualificação de veículos onde a produção dos programas de pós-graduação é publicada, especialmente em periódicos. No âmbito das Ciências Humanas e Sociais, foram destacadas tanto a necessidade de qualificar também a produção em livros quanto a impossibilidade de avaliação dos periódicos por indicadores indiretos como índices de impacto. Este texto descreve o processo de classificação de periódicos que vem sendo realizado na área de Educação, no qual se destacam critérios de normalização, publicação, circulação, autoria, conteúdo e gestão editorial. Conclui apresentando alguns desafios dentre os quais a melhoria da política de gestão editorial para fazer face à nova configuração da área. AbstractIn recent years, the evaluation of graduate courses made by CAPES has been emphasizing especially bibliographical products over others. For that purpose, it began in 2001 a process of qualifying media in which the production of graduate courses is published, particularly journals. In the sphere of human and social sciences mention was made not only of the need to qualify also production in books but also the impossibility of evaluating journals by indirect indicators like impact indexes. This text describes the process of classification of periodicals underway in the Education area, in which emphasis is put on criteria of normalization, publication, circulation, authorship, content and publishing management. It concludes by presenting some challenges, among which is the improvement of publishing management policy for coping with the new configuration of the area. Keywords: Evaluation. Graduate courses. Scientific journals |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/475 10.29286/rep.v18i37.475 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/475 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v18i37.475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/475/411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 18 n. 37 (2009): Revista de Educação Pública, maio/ago. 2009.; 255-272 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v18i37 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215056846849 |