Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Danielle Cristina Souza de, 1992-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633778
Resumo: Orientador: Débora Cristina Jeffrey
id UNICAMP-30_bc017ed0d81ee6c00bc433358cdce0a4
oai_identifier_str oai::1014550
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionaisEvaluation and analysis of the cientific production of national Qualis Periódico on the theme of state and educational policiesQualisPeriodicos - AvaliaçãoPós-graduaçãoProdução de conhecimentoQualisNewspapers - EvaluationPostgraduate studiesKnowlegde productionOrientador: Débora Cristina JeffreyDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho analisa e reflete sobre o papel que a avaliação da produção científica dos Qualis A1 (produção considerada de excelência) tem exercido nos Programas de Pós-graduação em Educação e no campo científico. A avaliação da produção científica produzida pelos docentes e discentes periodicamente são avaliados pela da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes), órgão responsável pela avaliação. Assim, a problemática se levanta em torno dos critérios avaliativos propostos pela Capes para a avaliação da produção do conhecimento científico, como estes afetado aos Programas e ao campo científico. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender as bases que alicerçam os critérios avaliativos propostos pela Capes e o que é considerado uma produção científica de excelência. Para tanto, a metodologia adotada será a análise de conjuntura, que perpassam os três eixos principais do trabalho ao qual o Qualis Periódico está imerso, sendo elas a Pós-graduação em Educação, a produção de conhecimento e a avaliaçãoAbstract: This paper analyzes and reflects on the role that the evaluation of the scientific production of the Qualis A1 (production considered of excellence) has exerted in the Graduate Programs in Education and in the scientific field. The evaluation of the scientific production produced by teachers and students periodically is evaluated by the Coordination of Improvement of Higher Education (Capes), the body responsible for evaluation. Thus, the problem arises around the evaluation criteria proposed by Capes for the evaluation of the production of scientific knowledge, as these affected the Programs and the scientific field. Thus, the objective of this work is to understand the bases that underpin the evaluation criteria proposed by Capes and what is considered a scientific production of excellence. To that end, the methodology adopted will be the analysis of the conjuncture, which perpasses the three main axes of the work to which Qualis Periódico is immersed, being they the Postgraduate in Education, the production of knowledge and the evaluationMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoCNPQ13327/2016-1[s.n.]Jeffrey, Debora Cristina, 1977-Aguilar, Luis EnriqueReal, Giselle Cristina MartinsWassem, JoyceAssis, Ana Elisa Spaolonzi QueirozUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAndrade, Danielle Cristina Souza de, 1992-20182018-03-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 101 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633778ANDRADE, Danielle Cristina Souza de. Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais . 2018. 1 recurso online ( 101 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633778. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014550Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T15:41:57Zoai::1014550Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-06-26T15:41:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais
Evaluation and analysis of the cientific production of national Qualis Periódico on the theme of state and educational policies
title Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais
spellingShingle Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais
Andrade, Danielle Cristina Souza de, 1992-
Qualis
Periodicos - Avaliação
Pós-graduação
Produção de conhecimento
Qualis
Newspapers - Evaluation
Postgraduate studies
Knowlegde production
title_short Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais
title_full Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais
title_fullStr Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais
title_full_unstemmed Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais
title_sort Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais
author Andrade, Danielle Cristina Souza de, 1992-
author_facet Andrade, Danielle Cristina Souza de, 1992-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jeffrey, Debora Cristina, 1977-
Aguilar, Luis Enrique
Real, Giselle Cristina Martins
Wassem, Joyce
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Danielle Cristina Souza de, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Qualis
Periodicos - Avaliação
Pós-graduação
Produção de conhecimento
Qualis
Newspapers - Evaluation
Postgraduate studies
Knowlegde production
topic Qualis
Periodicos - Avaliação
Pós-graduação
Produção de conhecimento
Qualis
Newspapers - Evaluation
Postgraduate studies
Knowlegde production
description Orientador: Débora Cristina Jeffrey
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-03-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633778
ANDRADE, Danielle Cristina Souza de. Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais . 2018. 1 recurso online ( 101 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633778. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633778
identifier_str_mv ANDRADE, Danielle Cristina Souza de. Avaliação e análise da produção científica dos Qualis Periódicos nacionais sobre a temática de estado e politicas educacionais . 2018. 1 recurso online ( 101 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1633778. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1014550
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 101 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189125078646784