Diversidade de alunos: o caso da USP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ISHII, Ione
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: KRASILCHIK, Myriam, LEITE, Renan Cerqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF
Resumo: A expansão do Ensino Superior foi acompanhada pelo aumento da evasão. Esta tem sido relacionada, principalmente, a características discentes preditoras; alterações curriculares poderiam reverter as taxas atuais. Nesse contexto, estudantes têm sido considerados como categoria única, homogeneizada pelo vestibular. Na Universidade de São Paulo, por exemplo, os estudantes são tratados por alunos USP. A fim de verificar os perfis de ingressantes dos cursos de Engenharia, Odontologia e Pedagogia, comparamos qualitativamente respostas ao questionário do Manual da FUVEST de 2007 a 2009. Os resultados indicaram perfis diversos que deveriam ser considerados em mudanças curriculares que visem a melhoria do Ensino Superior. Palavras-chave: Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares
id UFMT-3_362bc6111fdce89ccce39bbf887964fd
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1896
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Diversidade de alunos: o caso da USPPerfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares.Ensino SuperiorA expansão do Ensino Superior foi acompanhada pelo aumento da evasão. Esta tem sido relacionada, principalmente, a características discentes preditoras; alterações curriculares poderiam reverter as taxas atuais. Nesse contexto, estudantes têm sido considerados como categoria única, homogeneizada pelo vestibular. Na Universidade de São Paulo, por exemplo, os estudantes são tratados por alunos USP. A fim de verificar os perfis de ingressantes dos cursos de Engenharia, Odontologia e Pedagogia, comparamos qualitativamente respostas ao questionário do Manual da FUVEST de 2007 a 2009. Os resultados indicaram perfis diversos que deveriam ser considerados em mudanças curriculares que visem a melhoria do Ensino Superior. Palavras-chave: Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças CurricularesUniversidade Federal de Mato Grosso2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF10.29286/rep.v23i54.1896Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 681-7002238-20970104-596210.29286/rep.v23i54reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF/1405ISHII, IoneKRASILCHIK, MyriamLEITE, Renan Cerqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1896Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:41Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade de alunos: o caso da USP
title Diversidade de alunos: o caso da USP
spellingShingle Diversidade de alunos: o caso da USP
ISHII, Ione
Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares.
Ensino Superior
title_short Diversidade de alunos: o caso da USP
title_full Diversidade de alunos: o caso da USP
title_fullStr Diversidade de alunos: o caso da USP
title_full_unstemmed Diversidade de alunos: o caso da USP
title_sort Diversidade de alunos: o caso da USP
author ISHII, Ione
author_facet ISHII, Ione
KRASILCHIK, Myriam
LEITE, Renan Cerqueira
author_role author
author2 KRASILCHIK, Myriam
LEITE, Renan Cerqueira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ISHII, Ione
KRASILCHIK, Myriam
LEITE, Renan Cerqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares.
Ensino Superior
topic Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares.
Ensino Superior
description A expansão do Ensino Superior foi acompanhada pelo aumento da evasão. Esta tem sido relacionada, principalmente, a características discentes preditoras; alterações curriculares poderiam reverter as taxas atuais. Nesse contexto, estudantes têm sido considerados como categoria única, homogeneizada pelo vestibular. Na Universidade de São Paulo, por exemplo, os estudantes são tratados por alunos USP. A fim de verificar os perfis de ingressantes dos cursos de Engenharia, Odontologia e Pedagogia, comparamos qualitativamente respostas ao questionário do Manual da FUVEST de 2007 a 2009. Os resultados indicaram perfis diversos que deveriam ser considerados em mudanças curriculares que visem a melhoria do Ensino Superior. Palavras-chave: Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF
10.29286/rep.v23i54.1896
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF
identifier_str_mv 10.29286/rep.v23i54.1896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF/1405
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 681-700
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v23i54
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215919824896