Diversidade de alunos: o caso da USP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF |
Resumo: | A expansão do Ensino Superior foi acompanhada pelo aumento da evasão. Esta tem sido relacionada, principalmente, a características discentes preditoras; alterações curriculares poderiam reverter as taxas atuais. Nesse contexto, estudantes têm sido considerados como categoria única, homogeneizada pelo vestibular. Na Universidade de São Paulo, por exemplo, os estudantes são tratados por alunos USP. A fim de verificar os perfis de ingressantes dos cursos de Engenharia, Odontologia e Pedagogia, comparamos qualitativamente respostas ao questionário do Manual da FUVEST de 2007 a 2009. Os resultados indicaram perfis diversos que deveriam ser considerados em mudanças curriculares que visem a melhoria do Ensino Superior. Palavras-chave: Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares |
id |
UFMT-3_362bc6111fdce89ccce39bbf887964fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1896 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Diversidade de alunos: o caso da USPPerfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares.Ensino SuperiorA expansão do Ensino Superior foi acompanhada pelo aumento da evasão. Esta tem sido relacionada, principalmente, a características discentes preditoras; alterações curriculares poderiam reverter as taxas atuais. Nesse contexto, estudantes têm sido considerados como categoria única, homogeneizada pelo vestibular. Na Universidade de São Paulo, por exemplo, os estudantes são tratados por alunos USP. A fim de verificar os perfis de ingressantes dos cursos de Engenharia, Odontologia e Pedagogia, comparamos qualitativamente respostas ao questionário do Manual da FUVEST de 2007 a 2009. Os resultados indicaram perfis diversos que deveriam ser considerados em mudanças curriculares que visem a melhoria do Ensino Superior. Palavras-chave: Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças CurricularesUniversidade Federal de Mato Grosso2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF10.29286/rep.v23i54.1896Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 681-7002238-20970104-596210.29286/rep.v23i54reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF/1405ISHII, IoneKRASILCHIK, MyriamLEITE, Renan Cerqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1896Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:41Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diversidade de alunos: o caso da USP |
title |
Diversidade de alunos: o caso da USP |
spellingShingle |
Diversidade de alunos: o caso da USP ISHII, Ione Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares. Ensino Superior |
title_short |
Diversidade de alunos: o caso da USP |
title_full |
Diversidade de alunos: o caso da USP |
title_fullStr |
Diversidade de alunos: o caso da USP |
title_full_unstemmed |
Diversidade de alunos: o caso da USP |
title_sort |
Diversidade de alunos: o caso da USP |
author |
ISHII, Ione |
author_facet |
ISHII, Ione KRASILCHIK, Myriam LEITE, Renan Cerqueira |
author_role |
author |
author2 |
KRASILCHIK, Myriam LEITE, Renan Cerqueira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ISHII, Ione KRASILCHIK, Myriam LEITE, Renan Cerqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares. Ensino Superior |
topic |
Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares. Ensino Superior |
description |
A expansão do Ensino Superior foi acompanhada pelo aumento da evasão. Esta tem sido relacionada, principalmente, a características discentes preditoras; alterações curriculares poderiam reverter as taxas atuais. Nesse contexto, estudantes têm sido considerados como categoria única, homogeneizada pelo vestibular. Na Universidade de São Paulo, por exemplo, os estudantes são tratados por alunos USP. A fim de verificar os perfis de ingressantes dos cursos de Engenharia, Odontologia e Pedagogia, comparamos qualitativamente respostas ao questionário do Manual da FUVEST de 2007 a 2009. Os resultados indicaram perfis diversos que deveriam ser considerados em mudanças curriculares que visem a melhoria do Ensino Superior. Palavras-chave: Perfil de Estudantes de Graduação. Ensino Superior. Mudanças Curriculares |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF 10.29286/rep.v23i54.1896 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v23i54.1896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/PDF/1405 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 23 n. 54 (2014): Revista de Educação Pública, set./dez. 2014; 681-700 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v23i54 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215919824896 |