VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASTRO, Camila Sandim de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: ZUIN, Antonio Álvaro Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11925
Resumo: Investigou-se, neste artigo, os motivos que conduziram os alunos do Ensino Médio a praticarem cyberbullying contra seus professores. Para tanto, realizou-se um levantamento de vídeos de imagens aviltantes de professores postados no YouTube. A análise se fundamentou nos pressupostos conceituais da Teoria Crítica da Sociedade. Após a seleção de três vídeos registrados em escolas brasileiras, conclui-se que os alunos se sentiram motivados a postar tais vídeos para que pudessem sadicamente humilhar seus professores e ser narcisicamente reconhecidos como produtores de vídeos “virais”, que são constante e maciçamente vistos, comentados e repostados nas redes sociais.
id UFMT-3_389e81bfe6a0193c2eccd91310daeb7d
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11925
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBEIndústria culturalRelação professor-alunoAgressões virtuaisCyberbullyingInvestigou-se, neste artigo, os motivos que conduziram os alunos do Ensino Médio a praticarem cyberbullying contra seus professores. Para tanto, realizou-se um levantamento de vídeos de imagens aviltantes de professores postados no YouTube. A análise se fundamentou nos pressupostos conceituais da Teoria Crítica da Sociedade. Após a seleção de três vídeos registrados em escolas brasileiras, conclui-se que os alunos se sentiram motivados a postar tais vídeos para que pudessem sadicamente humilhar seus professores e ser narcisicamente reconhecidos como produtores de vídeos “virais”, que são constante e maciçamente vistos, comentados e repostados nas redes sociais.Universidade Federal de Mato Grosso2023-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1192510.29286/rep.v32ijan/dez.11925Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 545-5682238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11925/12546Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCASTRO, Camila Sandim deZUIN, Antonio Álvaro Soares2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/11925Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBE
title VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBE
spellingShingle VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBE
CASTRO, Camila Sandim de
Indústria cultural
Relação professor-aluno
Agressões virtuais
Cyberbullying
title_short VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBE
title_full VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBE
title_fullStr VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBE
title_full_unstemmed VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBE
title_sort VIOLÊNCIA E CULTURA DIGITAL: O CYBERBULLYING DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONTRA PROFESSORES NO YOUTUBE
author CASTRO, Camila Sandim de
author_facet CASTRO, Camila Sandim de
ZUIN, Antonio Álvaro Soares
author_role author
author2 ZUIN, Antonio Álvaro Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CASTRO, Camila Sandim de
ZUIN, Antonio Álvaro Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria cultural
Relação professor-aluno
Agressões virtuais
Cyberbullying
topic Indústria cultural
Relação professor-aluno
Agressões virtuais
Cyberbullying
description Investigou-se, neste artigo, os motivos que conduziram os alunos do Ensino Médio a praticarem cyberbullying contra seus professores. Para tanto, realizou-se um levantamento de vídeos de imagens aviltantes de professores postados no YouTube. A análise se fundamentou nos pressupostos conceituais da Teoria Crítica da Sociedade. Após a seleção de três vídeos registrados em escolas brasileiras, conclui-se que os alunos se sentiram motivados a postar tais vídeos para que pudessem sadicamente humilhar seus professores e ser narcisicamente reconhecidos como produtores de vídeos “virais”, que são constante e maciçamente vistos, comentados e repostados nas redes sociais.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11925
10.29286/rep.v32ijan/dez.11925
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11925
identifier_str_mv 10.29286/rep.v32ijan/dez.11925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11925/12546
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 545-568
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v32ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217466474496