Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337 |
Resumo: | Apresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano. |
id |
UFMT-3_3937d0111ec6368a72e0f4a3666416fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/337 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológicaEvolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.Evolução biológicaApresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/33710.29286/rep.v21i45.337Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 147-1672238-20970104-596210.29286/rep.v21i45reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337/305Oliveira, Graciela da SilvaTolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira BrantBizzo, Nelioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:26Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/337Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:26Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
title |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
spellingShingle |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica Oliveira, Graciela da Silva Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes. Evolução biológica |
title_short |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
title_full |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
title_fullStr |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
title_full_unstemmed |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
title_sort |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
author |
Oliveira, Graciela da Silva |
author_facet |
Oliveira, Graciela da Silva Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant Bizzo, Nelio |
author_role |
author |
author2 |
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant Bizzo, Nelio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Graciela da Silva Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant Bizzo, Nelio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes. Evolução biológica |
topic |
Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes. Evolução biológica |
description |
Apresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337 10.29286/rep.v21i45.337 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v21i45.337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337/305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 147-167 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v21i45 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711214632173568 |