Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Graciela da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant, Bizzo, Nelio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337
Resumo: Apresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano.
id UFMT-3_3937d0111ec6368a72e0f4a3666416fe
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/337
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológicaEvolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.Evolução biológicaApresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/33710.29286/rep.v21i45.337Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 147-1672238-20970104-596210.29286/rep.v21i45reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337/305Oliveira, Graciela da SilvaTolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira BrantBizzo, Nelioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:26Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/337Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:26Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
title Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
spellingShingle Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
Oliveira, Graciela da Silva
Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.
Evolução biológica
title_short Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
title_full Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
title_fullStr Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
title_full_unstemmed Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
title_sort Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
author Oliveira, Graciela da Silva
author_facet Oliveira, Graciela da Silva
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant
Bizzo, Nelio
author_role author
author2 Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant
Bizzo, Nelio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Graciela da Silva
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant
Bizzo, Nelio
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.
Evolução biológica
topic Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.
Evolução biológica
description Apresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337
10.29286/rep.v21i45.337
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337
identifier_str_mv 10.29286/rep.v21i45.337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337/305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 147-167
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v21i45
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711214632173568