Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
DOI: | 10.29286/rep.v21i45.337 |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337 |
Resumo: | Apresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano. |
id |
UFMT-3_3937d0111ec6368a72e0f4a3666416fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/337 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
spelling |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológicaEvolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.Evolução biológicaApresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/33710.29286/rep.v21i45.337Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 147-1672238-20970104-596210.29286/rep.v21i45reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337/305Oliveira, Graciela da SilvaTolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira BrantBizzo, Nelioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:26Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/337Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:26Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
title |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
spellingShingle |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica Oliveira, Graciela da Silva Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes. Evolução biológica Oliveira, Graciela da Silva Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes. Evolução biológica |
title_short |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
title_full |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
title_fullStr |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
title_full_unstemmed |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
title_sort |
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica |
author |
Oliveira, Graciela da Silva |
author_facet |
Oliveira, Graciela da Silva Oliveira, Graciela da Silva Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant Bizzo, Nelio Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant Bizzo, Nelio |
author_role |
author |
author2 |
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant Bizzo, Nelio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Graciela da Silva Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant Bizzo, Nelio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes. Evolução biológica |
topic |
Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes. Evolução biológica |
description |
Apresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337 10.29286/rep.v21i45.337 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v21i45.337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337/305 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 147-167 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v21i45 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1822182902349168640 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29286/rep.v21i45.337 |