Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Graciela da Silva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant, Bizzo, Nelio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
DOI: 10.29286/rep.v21i45.337
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337
Resumo: Apresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano.
id UFMT-3_3937d0111ec6368a72e0f4a3666416fe
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/337
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
spelling Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológicaEvolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.Evolução biológicaApresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/33710.29286/rep.v21i45.337Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 147-1672238-20970104-596210.29286/rep.v21i45reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337/305Oliveira, Graciela da SilvaTolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira BrantBizzo, Nelioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:26Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/337Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:26Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
title Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
spellingShingle Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
Oliveira, Graciela da Silva
Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.
Evolução biológica
Oliveira, Graciela da Silva
Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.
Evolução biológica
title_short Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
title_full Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
title_fullStr Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
title_full_unstemmed Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
title_sort Atitudes de estudantes mato-grossenses frente à Ciência e à evolução biológica
author Oliveira, Graciela da Silva
author_facet Oliveira, Graciela da Silva
Oliveira, Graciela da Silva
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant
Bizzo, Nelio
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant
Bizzo, Nelio
author_role author
author2 Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant
Bizzo, Nelio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Graciela da Silva
Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Luiz Caldeira Brant
Bizzo, Nelio
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.
Evolução biológica
topic Evolução Biológica. Ensino Médio. Ensino de Ciências. Interesses dos Estudantes.
Evolução biológica
description Apresentamos neste artigo a relação dos alunos de escolas públicas de Tangará da Serra-MT com as aulas de ciências e suas atitudes frente à teoria da evolução biológica. Em 2007, inquiriram-se 294 estudantes por meio de um questionário desenvolvido internacionalmente (Projeto ROSE) e analisado com auxílio do SPSS 15.0. O estudo revelou que os jovens, na faixa dos 15 anos e de ambos os sexos, reconhecem a importância da Ciência; contudo, têm desinteresse em exercê-la profissionalmente. Aceitam tópicos de evolução biológica que sustentam tal teoria; porém, demonstram sentimentos de rejeição quanto à origem da Terra e do ser humano.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337
10.29286/rep.v21i45.337
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337
identifier_str_mv 10.29286/rep.v21i45.337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/337/305
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 21 n. 45 (2012): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2012; 147-167
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v21i45
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1822182902349168640
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29286/rep.v21i45.337