Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72363 |
Resumo: | As hipóteses evolutivas têm sofrido forte oposição ao longo do tempo, principalmente de fontes religiosas que as veem como opositoras aos seus pressupostos ideológicos. Por muito tempo o ensino esteve a cargo de instituições religiosas e, mesmo após a separação entre Igreja e Estado, seus preceitos ainda se fazem presentes no cotidiano escolar. Com o objetivo de avaliar quais conteúdos são adotados nas aulas de Evolução Biológica em escolas de Ensino Médio confessionais e laicas, foram aplicados questionários a professores e ex-alunos desta rede de ensino. Como resultado desta pesquisa, fomos capazes de criar um perfil das aulas de Evolução. Elas são fundamentalmente teóricas e os conteúdos abordados de forma superficial, prevalecendo o Darwinismo e o Lamarckismo. As análises não indicam diferenças entre os conteúdos de Evolução Biológica em escolas laicas e confessionais. |
id |
UFRGS-2_c46315516d1d1766dc3a3e2485db5380 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72363 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Diegues, Carolina de SouzaAraujo, Aldo Mellender de2013-06-11T01:47:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/72363000872310As hipóteses evolutivas têm sofrido forte oposição ao longo do tempo, principalmente de fontes religiosas que as veem como opositoras aos seus pressupostos ideológicos. Por muito tempo o ensino esteve a cargo de instituições religiosas e, mesmo após a separação entre Igreja e Estado, seus preceitos ainda se fazem presentes no cotidiano escolar. Com o objetivo de avaliar quais conteúdos são adotados nas aulas de Evolução Biológica em escolas de Ensino Médio confessionais e laicas, foram aplicados questionários a professores e ex-alunos desta rede de ensino. Como resultado desta pesquisa, fomos capazes de criar um perfil das aulas de Evolução. Elas são fundamentalmente teóricas e os conteúdos abordados de forma superficial, prevalecendo o Darwinismo e o Lamarckismo. As análises não indicam diferenças entre os conteúdos de Evolução Biológica em escolas laicas e confessionais.application/pdfporEnsino médioEvolução biológicaEvolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2012Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000872310.pdf000872310.pdfTexto completoapplication/pdf1052180http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/1/000872310.pdfeda79eaebef014e8c02543e13591d5f4MD51TEXT000872310.pdf.txt000872310.pdf.txtExtracted Texttext/plain88051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/2/000872310.pdf.txt1bb43d83450a1d187e1ffa83eabee509MD52THUMBNAIL000872310.pdf.jpg000872310.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/3/000872310.pdf.jpg2c7cbe53177e9aedafb422406b476901MD5310183/723632018-10-15 09:13:50.293oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72363Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T12:13:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia? |
title |
Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia? |
spellingShingle |
Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia? Diegues, Carolina de Souza Ensino médio Evolução biológica |
title_short |
Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia? |
title_full |
Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia? |
title_fullStr |
Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia? |
title_full_unstemmed |
Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia? |
title_sort |
Evolução biológica no ensino médio : quais conteúdos estão sendo abordados pelos professores de Biologia? |
author |
Diegues, Carolina de Souza |
author_facet |
Diegues, Carolina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diegues, Carolina de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araujo, Aldo Mellender de |
contributor_str_mv |
Araujo, Aldo Mellender de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Evolução biológica |
topic |
Ensino médio Evolução biológica |
description |
As hipóteses evolutivas têm sofrido forte oposição ao longo do tempo, principalmente de fontes religiosas que as veem como opositoras aos seus pressupostos ideológicos. Por muito tempo o ensino esteve a cargo de instituições religiosas e, mesmo após a separação entre Igreja e Estado, seus preceitos ainda se fazem presentes no cotidiano escolar. Com o objetivo de avaliar quais conteúdos são adotados nas aulas de Evolução Biológica em escolas de Ensino Médio confessionais e laicas, foram aplicados questionários a professores e ex-alunos desta rede de ensino. Como resultado desta pesquisa, fomos capazes de criar um perfil das aulas de Evolução. Elas são fundamentalmente teóricas e os conteúdos abordados de forma superficial, prevalecendo o Darwinismo e o Lamarckismo. As análises não indicam diferenças entre os conteúdos de Evolução Biológica em escolas laicas e confessionais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-11T01:47:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72363 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000872310 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72363 |
identifier_str_mv |
000872310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/1/000872310.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/2/000872310.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72363/3/000872310.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eda79eaebef014e8c02543e13591d5f4 1bb43d83450a1d187e1ffa83eabee509 2c7cbe53177e9aedafb422406b476901 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108281434112 |