Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4103 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo apresentar manifestações orais de crianças de cinco anos quando realizaram práticas de contagem e enquanto vivenciaram atividades de ensino relacionadas a um dos nexos conceituais da contagem: ordenação do sistema numérico. Nesse processo, envolveram personagens do folclore brasileiro e os índios Papuas. A pesquisa qualitativa caracterizou-se como Estudo de Caso, tendo se realizado em uma escola de Educação Infantil, mantida por uma ONG. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram amparados na perspectiva histórico-cultural. A análise das falas envolveu três eixos temáticos: manifestações relativas às lendas, manifestações relativas às práticas de contagem e manifestações relativas à influência da prática escolar. |
id |
UFMT-3_3ab24c0311e33e7c6e2ae0460f576312 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4103 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagemAtividade de Ensino. Nexos Conceituais do Número. Manifestações Orais. Educação InfantilEducação Infantil e operações de contagemO artigo tem como objetivo apresentar manifestações orais de crianças de cinco anos quando realizaram práticas de contagem e enquanto vivenciaram atividades de ensino relacionadas a um dos nexos conceituais da contagem: ordenação do sistema numérico. Nesse processo, envolveram personagens do folclore brasileiro e os índios Papuas. A pesquisa qualitativa caracterizou-se como Estudo de Caso, tendo se realizado em uma escola de Educação Infantil, mantida por uma ONG. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram amparados na perspectiva histórico-cultural. A análise das falas envolveu três eixos temáticos: manifestações relativas às lendas, manifestações relativas às práticas de contagem e manifestações relativas à influência da prática escolar.Universidade Federal de Mato Grosso2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/410310.29286/rep.v25i60.4103Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 819-8372238-20970104-596210.29286/rep.v25i60reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4103/2846Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJACOMELLI, Cristiane VinholesSOUSA, Maria do Carmo de2016-09-01T08:23:14Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4103Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-09-01T08:23:14Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem |
title |
Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem |
spellingShingle |
Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem JACOMELLI, Cristiane Vinholes Atividade de Ensino. Nexos Conceituais do Número. Manifestações Orais. Educação Infantil Educação Infantil e operações de contagem |
title_short |
Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem |
title_full |
Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem |
title_fullStr |
Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem |
title_full_unstemmed |
Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem |
title_sort |
Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem |
author |
JACOMELLI, Cristiane Vinholes |
author_facet |
JACOMELLI, Cristiane Vinholes SOUSA, Maria do Carmo de |
author_role |
author |
author2 |
SOUSA, Maria do Carmo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
JACOMELLI, Cristiane Vinholes SOUSA, Maria do Carmo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade de Ensino. Nexos Conceituais do Número. Manifestações Orais. Educação Infantil Educação Infantil e operações de contagem |
topic |
Atividade de Ensino. Nexos Conceituais do Número. Manifestações Orais. Educação Infantil Educação Infantil e operações de contagem |
description |
O artigo tem como objetivo apresentar manifestações orais de crianças de cinco anos quando realizaram práticas de contagem e enquanto vivenciaram atividades de ensino relacionadas a um dos nexos conceituais da contagem: ordenação do sistema numérico. Nesse processo, envolveram personagens do folclore brasileiro e os índios Papuas. A pesquisa qualitativa caracterizou-se como Estudo de Caso, tendo se realizado em uma escola de Educação Infantil, mantida por uma ONG. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram amparados na perspectiva histórico-cultural. A análise das falas envolveu três eixos temáticos: manifestações relativas às lendas, manifestações relativas às práticas de contagem e manifestações relativas à influência da prática escolar. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4103 10.29286/rep.v25i60.4103 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4103 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i60.4103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4103/2846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 819-837 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i60 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216346595328 |