Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JACOMELLI, Cristiane Vinholes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: SOUSA, Maria do Carmo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4103
Resumo: O artigo tem como objetivo apresentar manifestações orais de crianças de cinco anos quando realizaram práticas de contagem e enquanto vivenciaram atividades de ensino relacionadas a um dos nexos conceituais da contagem: ordenação do sistema numérico. Nesse processo, envolveram personagens do folclore brasileiro e os índios Papuas. A pesquisa qualitativa caracterizou-se como Estudo de Caso, tendo se realizado em uma escola de Educação Infantil, mantida por uma ONG. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram amparados na perspectiva histórico-cultural. A análise das falas envolveu três eixos temáticos: manifestações relativas às lendas, manifestações relativas às práticas de contagem e manifestações relativas à influência da prática escolar.
id UFMT-3_3ab24c0311e33e7c6e2ae0460f576312
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4103
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagemAtividade de Ensino. Nexos Conceituais do Número. Manifestações Orais. Educação InfantilEducação Infantil e operações de contagemO artigo tem como objetivo apresentar manifestações orais de crianças de cinco anos quando realizaram práticas de contagem e enquanto vivenciaram atividades de ensino relacionadas a um dos nexos conceituais da contagem: ordenação do sistema numérico. Nesse processo, envolveram personagens do folclore brasileiro e os índios Papuas. A pesquisa qualitativa caracterizou-se como Estudo de Caso, tendo se realizado em uma escola de Educação Infantil, mantida por uma ONG. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram amparados na perspectiva histórico-cultural. A análise das falas envolveu três eixos temáticos: manifestações relativas às lendas, manifestações relativas às práticas de contagem e manifestações relativas à influência da prática escolar.Universidade Federal de Mato Grosso2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/410310.29286/rep.v25i60.4103Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 819-8372238-20970104-596210.29286/rep.v25i60reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4103/2846Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJACOMELLI, Cristiane VinholesSOUSA, Maria do Carmo de2016-09-01T08:23:14Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4103Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-09-01T08:23:14Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem
title Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem
spellingShingle Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem
JACOMELLI, Cristiane Vinholes
Atividade de Ensino. Nexos Conceituais do Número. Manifestações Orais. Educação Infantil
Educação Infantil e operações de contagem
title_short Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem
title_full Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem
title_fullStr Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem
title_full_unstemmed Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem
title_sort Manifestações orais de crianças de cinco anos em práticas de contagem
author JACOMELLI, Cristiane Vinholes
author_facet JACOMELLI, Cristiane Vinholes
SOUSA, Maria do Carmo de
author_role author
author2 SOUSA, Maria do Carmo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JACOMELLI, Cristiane Vinholes
SOUSA, Maria do Carmo de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade de Ensino. Nexos Conceituais do Número. Manifestações Orais. Educação Infantil
Educação Infantil e operações de contagem
topic Atividade de Ensino. Nexos Conceituais do Número. Manifestações Orais. Educação Infantil
Educação Infantil e operações de contagem
description O artigo tem como objetivo apresentar manifestações orais de crianças de cinco anos quando realizaram práticas de contagem e enquanto vivenciaram atividades de ensino relacionadas a um dos nexos conceituais da contagem: ordenação do sistema numérico. Nesse processo, envolveram personagens do folclore brasileiro e os índios Papuas. A pesquisa qualitativa caracterizou-se como Estudo de Caso, tendo se realizado em uma escola de Educação Infantil, mantida por uma ONG. Os fundamentos teóricos e metodológicos foram amparados na perspectiva histórico-cultural. A análise das falas envolveu três eixos temáticos: manifestações relativas às lendas, manifestações relativas às práticas de contagem e manifestações relativas à influência da prática escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4103
10.29286/rep.v25i60.4103
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4103
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i60.4103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4103/2846
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 819-837
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i60
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216346595328