Gênero, brinquedo e brincar : possíveis relações na perspectiva das crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174380 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo analisar qual a relação entre o brincar e a construção de gênero, tendo em vista como o gênero interfere no estabelecimento e desenvolvimento do brincar e como é possível desconstruir a divisão do brincar segundo o gênero. A forma encontrada para estudar o tema foi por meio de um estudo exploratório, organizado através de um questionário com 35 crianças/adolescentes de 9 a 17 anos de idade de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão, com intuito de descobrir qual a visão deles sobre o brincar e os brinquedos, em casa e na escola. O trabalho aborda conceitos-chave, como o termo gênero, a importância do brincar e a relação de gênero e o brincar. Por fim, são analisadas as predominâncias e tendências dos dados obtidos a partir da aplicação do questionário. Para sustentar a minha pesquisa e fundar as análises, foram utilizados como base os autores Louro, Fortuna e Brougère. Entre os principais achados do estudo destaca-se o preconceito que as crianças têm sobre os brinquedos e brincadeiras típicas de cada gênero. Entendendo que o brincar deve ser uma expressão livre, a escola deve cessar a multiplicação desses padrões sexistas e trabalhar a mudança, colocando isso como pauta no planejamento diário e introduzindo brinquedos e brincadeiras nas quais todos brinquem igualmente e juntos, quebrando padrões de cores, filas, falas e comportamentos diferentes de acordo com o gênero. |
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