Gênero, brinquedo e brincar : possíveis relações na perspectiva das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Camila Goulart
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174380
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar qual a relação entre o brincar e a construção de gênero, tendo em vista como o gênero interfere no estabelecimento e desenvolvimento do brincar e como é possível desconstruir a divisão do brincar segundo o gênero. A forma encontrada para estudar o tema foi por meio de um estudo exploratório, organizado através de um questionário com 35 crianças/adolescentes de 9 a 17 anos de idade de uma escola da rede estadual da cidade de Viamão, com intuito de descobrir qual a visão deles sobre o brincar e os brinquedos, em casa e na escola. O trabalho aborda conceitos-chave, como o termo gênero, a importância do brincar e a relação de gênero e o brincar. Por fim, são analisadas as predominâncias e tendências dos dados obtidos a partir da aplicação do questionário. Para sustentar a minha pesquisa e fundar as análises, foram utilizados como base os autores Louro, Fortuna e Brougère. Entre os principais achados do estudo destaca-se o preconceito que as crianças têm sobre os brinquedos e brincadeiras típicas de cada gênero. Entendendo que o brincar deve ser uma expressão livre, a escola deve cessar a multiplicação desses padrões sexistas e trabalhar a mudança, colocando isso como pauta no planejamento diário e introduzindo brinquedos e brincadeiras nas quais todos brinquem igualmente e juntos, quebrando padrões de cores, filas, falas e comportamentos diferentes de acordo com o gênero.
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