A polissemia da noção de competência no campo da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/527 |
Resumo: | A partir de exame de concepções teóricas que utilizam o termo competência procura-se demonstrar que, ao associar competência, empregabilidade e profissionalização, o discurso subordina a educação e conceitos oriundos da psicologia educacional às demandas socioeconômicas dos novos modelos de articulação produtiva, além de revelar uma compreensão do sujeito de forma idealizada e não situada. Questões sobre formação e trabalho, de caráter social, são transferidas para a esfera do sujeito, por meio da psicologização da competência, escondendo contradições e desafios a serem enfrentados pelo setor educacional, especialmente na formação docente.The polysemy of the notion of competence in the field of educationAbstractStarting from the review of theoretical conceptions that use the term competence, we try to demonstrate that, by associating competence, employability and professionalization, the speech subordinates education and concepts originating from educational psychology to the socioeconomic demands of new models of productive articulation, in addition to revealing an understanding of the subject in idealized and not situated manner. Questions on education and work, of social nature, are transferred to the scope of the subject, through the psychologization of competence, hiding contradictions and challenges to be faced by the educational sector, particularly in the teacher educationKeywords: Competence. Education and work. Educational assessment. |
id |
UFMT-3_3d1c8b151695a7b5ed1393e47104dca8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/527 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A polissemia da noção de competência no campo da educaçãoCompetência. Educação e Trabalho. Avaliação Educacional.Formação e trabalho.A partir de exame de concepções teóricas que utilizam o termo competência procura-se demonstrar que, ao associar competência, empregabilidade e profissionalização, o discurso subordina a educação e conceitos oriundos da psicologia educacional às demandas socioeconômicas dos novos modelos de articulação produtiva, além de revelar uma compreensão do sujeito de forma idealizada e não situada. Questões sobre formação e trabalho, de caráter social, são transferidas para a esfera do sujeito, por meio da psicologização da competência, escondendo contradições e desafios a serem enfrentados pelo setor educacional, especialmente na formação docente.The polysemy of the notion of competence in the field of educationAbstractStarting from the review of theoretical conceptions that use the term competence, we try to demonstrate that, by associating competence, employability and professionalization, the speech subordinates education and concepts originating from educational psychology to the socioeconomic demands of new models of productive articulation, in addition to revealing an understanding of the subject in idealized and not situated manner. Questions on education and work, of social nature, are transferred to the scope of the subject, through the psychologization of competence, hiding contradictions and challenges to be faced by the educational sector, particularly in the teacher educationKeywords: Competence. Education and work. Educational assessment.Universidade Federal de Mato Grosso2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/52710.29286/rep.v18i36.527Revista de Educação Pública; v. 18 n. 36 (2009): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2009; 133-1512238-20970104-596210.29286/rep.v18i36reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/527/448SOUSA, Clarilza Prado dePESTANA, Maria Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/527Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A polissemia da noção de competência no campo da educação |
title |
A polissemia da noção de competência no campo da educação |
spellingShingle |
A polissemia da noção de competência no campo da educação SOUSA, Clarilza Prado de Competência. Educação e Trabalho. Avaliação Educacional. Formação e trabalho. |
title_short |
A polissemia da noção de competência no campo da educação |
title_full |
A polissemia da noção de competência no campo da educação |
title_fullStr |
A polissemia da noção de competência no campo da educação |
title_full_unstemmed |
A polissemia da noção de competência no campo da educação |
title_sort |
A polissemia da noção de competência no campo da educação |
author |
SOUSA, Clarilza Prado de |
author_facet |
SOUSA, Clarilza Prado de PESTANA, Maria Inês |
author_role |
author |
author2 |
PESTANA, Maria Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUSA, Clarilza Prado de PESTANA, Maria Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência. Educação e Trabalho. Avaliação Educacional. Formação e trabalho. |
topic |
Competência. Educação e Trabalho. Avaliação Educacional. Formação e trabalho. |
description |
A partir de exame de concepções teóricas que utilizam o termo competência procura-se demonstrar que, ao associar competência, empregabilidade e profissionalização, o discurso subordina a educação e conceitos oriundos da psicologia educacional às demandas socioeconômicas dos novos modelos de articulação produtiva, além de revelar uma compreensão do sujeito de forma idealizada e não situada. Questões sobre formação e trabalho, de caráter social, são transferidas para a esfera do sujeito, por meio da psicologização da competência, escondendo contradições e desafios a serem enfrentados pelo setor educacional, especialmente na formação docente.The polysemy of the notion of competence in the field of educationAbstractStarting from the review of theoretical conceptions that use the term competence, we try to demonstrate that, by associating competence, employability and professionalization, the speech subordinates education and concepts originating from educational psychology to the socioeconomic demands of new models of productive articulation, in addition to revealing an understanding of the subject in idealized and not situated manner. Questions on education and work, of social nature, are transferred to the scope of the subject, through the psychologization of competence, hiding contradictions and challenges to be faced by the educational sector, particularly in the teacher educationKeywords: Competence. Education and work. Educational assessment. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/527 10.29286/rep.v18i36.527 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/527 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v18i36.527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/527/448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 18 n. 36 (2009): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2009; 133-151 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v18i36 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215114518528 |