A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRANDO, Beleni Saléte
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: QUEIROZ, Leticia Antonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/927
Resumo: Pautada nos estudos de antropologia da criança, a pesquisa analisa os processos de educação do corpo da criança Chiquitano durante um ritual que identifica este povo indígena que vive na fronteira Brasil-Bolívia. Os processos educativos são compreendidos em diálogo com a história de luta e cotidiana violência simbólica vivida para garantir o direito à terra disputada por fazendeiros e políticos mato-grossenses. O Curussé, como prática social significativa neste contexto de conflitos, expressa os sentidos e significados da educação que no corpo marca a igualdade de gênero, de idade e de hierarquias sociais, num espírito cristão que se opõe ao do civilizado.Palavras-chave: Chiquitano. Educação da Criança. Curussé. Mato Grosso. Brasil.AbstractGuided studies anthropology of the child, the research analyzes the processes of education the body the child’s Chiquitano during a ritual that identifies this indigenous people living in the border between Brazil and Bolivia. Educational processes are understood in dialogue with the history of everyday struggle and symbolic violence experienced to guarantee the right to the disputed land by farmers and politicians Mato Grosso. The Curussé as meaningful social practice in the context of conflict, expresses the meanings of education that the body marks the equality of gender, age and social hierarchies, in a Christian spirit which opposes the civilized.Keywords: Chiquitano. Child Education. Curussé. Mato Grosso. Brazil.
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