A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/927 |
Resumo: | Pautada nos estudos de antropologia da criança, a pesquisa analisa os processos de educação do corpo da criança Chiquitano durante um ritual que identifica este povo indígena que vive na fronteira Brasil-Bolívia. Os processos educativos são compreendidos em diálogo com a história de luta e cotidiana violência simbólica vivida para garantir o direito à terra disputada por fazendeiros e políticos mato-grossenses. O Curussé, como prática social significativa neste contexto de conflitos, expressa os sentidos e significados da educação que no corpo marca a igualdade de gênero, de idade e de hierarquias sociais, num espírito cristão que se opõe ao do civilizado.Palavras-chave: Chiquitano. Educação da Criança. Curussé. Mato Grosso. Brasil.AbstractGuided studies anthropology of the child, the research analyzes the processes of education the body the child’s Chiquitano during a ritual that identifies this indigenous people living in the border between Brazil and Bolivia. Educational processes are understood in dialogue with the history of everyday struggle and symbolic violence experienced to guarantee the right to the disputed land by farmers and politicians Mato Grosso. The Curussé as meaningful social practice in the context of conflict, expresses the meanings of education that the body marks the equality of gender, age and social hierarchies, in a Christian spirit which opposes the civilized.Keywords: Chiquitano. Child Education. Curussé. Mato Grosso. Brazil. |
id |
UFMT-3_489f05363b517ba8a94bcbf1c3ad4ace |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/927 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criançaChiquitano. Educação da Criança. Curussé. Mato Grosso. Brasil.Processos de Educação do Corpo da Criança Chiquitano.Pautada nos estudos de antropologia da criança, a pesquisa analisa os processos de educação do corpo da criança Chiquitano durante um ritual que identifica este povo indígena que vive na fronteira Brasil-Bolívia. Os processos educativos são compreendidos em diálogo com a história de luta e cotidiana violência simbólica vivida para garantir o direito à terra disputada por fazendeiros e políticos mato-grossenses. O Curussé, como prática social significativa neste contexto de conflitos, expressa os sentidos e significados da educação que no corpo marca a igualdade de gênero, de idade e de hierarquias sociais, num espírito cristão que se opõe ao do civilizado.Palavras-chave: Chiquitano. Educação da Criança. Curussé. Mato Grosso. Brasil.AbstractGuided studies anthropology of the child, the research analyzes the processes of education the body the child’s Chiquitano during a ritual that identifies this indigenous people living in the border between Brazil and Bolivia. Educational processes are understood in dialogue with the history of everyday struggle and symbolic violence experienced to guarantee the right to the disputed land by farmers and politicians Mato Grosso. The Curussé as meaningful social practice in the context of conflict, expresses the meanings of education that the body marks the equality of gender, age and social hierarchies, in a Christian spirit which opposes the civilized.Keywords: Chiquitano. Child Education. Curussé. Mato Grosso. Brazil.Universidade Federal de Mato Grosso2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/92710.29286/rep.v22i49/2.927Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/2 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 453-4702238-20970104-596210.29286/rep.v22i49/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/927/728GRANDO, Beleni SaléteQUEIROZ, Leticia Antoniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/927Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança |
title |
A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança |
spellingShingle |
A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança GRANDO, Beleni Saléte Chiquitano. Educação da Criança. Curussé. Mato Grosso. Brasil. Processos de Educação do Corpo da Criança Chiquitano. |
title_short |
A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança |
title_full |
A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança |
title_fullStr |
A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança |
title_full_unstemmed |
A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança |
title_sort |
A educação do corpo em Vila Nova-Barbecho: o Curussé chiquitano na educação da criança |
author |
GRANDO, Beleni Saléte |
author_facet |
GRANDO, Beleni Saléte QUEIROZ, Leticia Antonia |
author_role |
author |
author2 |
QUEIROZ, Leticia Antonia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GRANDO, Beleni Saléte QUEIROZ, Leticia Antonia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chiquitano. Educação da Criança. Curussé. Mato Grosso. Brasil. Processos de Educação do Corpo da Criança Chiquitano. |
topic |
Chiquitano. Educação da Criança. Curussé. Mato Grosso. Brasil. Processos de Educação do Corpo da Criança Chiquitano. |
description |
Pautada nos estudos de antropologia da criança, a pesquisa analisa os processos de educação do corpo da criança Chiquitano durante um ritual que identifica este povo indígena que vive na fronteira Brasil-Bolívia. Os processos educativos são compreendidos em diálogo com a história de luta e cotidiana violência simbólica vivida para garantir o direito à terra disputada por fazendeiros e políticos mato-grossenses. O Curussé, como prática social significativa neste contexto de conflitos, expressa os sentidos e significados da educação que no corpo marca a igualdade de gênero, de idade e de hierarquias sociais, num espírito cristão que se opõe ao do civilizado.Palavras-chave: Chiquitano. Educação da Criança. Curussé. Mato Grosso. Brasil.AbstractGuided studies anthropology of the child, the research analyzes the processes of education the body the child’s Chiquitano during a ritual that identifies this indigenous people living in the border between Brazil and Bolivia. Educational processes are understood in dialogue with the history of everyday struggle and symbolic violence experienced to guarantee the right to the disputed land by farmers and politicians Mato Grosso. The Curussé as meaningful social practice in the context of conflict, expresses the meanings of education that the body marks the equality of gender, age and social hierarchies, in a Christian spirit which opposes the civilized.Keywords: Chiquitano. Child Education. Curussé. Mato Grosso. Brazil. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/927 10.29286/rep.v22i49/2.927 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/927 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i49/2.927 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/927/728 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/2 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 453-470 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i49/2 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215541288960 |