O ensino de Geografia nos pareceres educacionais de Rui Barbosa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/322 |
Resumo: | O presente artigo busca compreender como o ensino de Geografia poderia contribuir para a consolidação política da nação brasileira no século XIX. Por meio dos pareceres sobre educação (1882 e 1883) de Rui Barbosa (1849-1923). A partir da categoria da mediação e do método histórico, verificou-se como a Geografia era ensinada nas escolas, e como poderia ter sido uma forte aliada para a concretização dos projetos de desenvolvimento da nação. Contudo, as mudanças propostas por Rui Barbosa não saíram do papel e muito do que ele propôs só começou a se efetivar, posteriormente, na República, com trabalhos de outros intelectuais. |
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O ensino de Geografia nos pareceres educacionais de Rui BarbosaEducação. Educação Escolar. Ensino de Geografia. Rui Barbosa.O presente artigo busca compreender como o ensino de Geografia poderia contribuir para a consolidação política da nação brasileira no século XIX. Por meio dos pareceres sobre educação (1882 e 1883) de Rui Barbosa (1849-1923). A partir da categoria da mediação e do método histórico, verificou-se como a Geografia era ensinada nas escolas, e como poderia ter sido uma forte aliada para a concretização dos projetos de desenvolvimento da nação. Contudo, as mudanças propostas por Rui Barbosa não saíram do papel e muito do que ele propôs só começou a se efetivar, posteriormente, na República, com trabalhos de outros intelectuais.Universidade Federal de Mato Grosso2012-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/32210.29286/rep.v20i44.322Revista de Educação Pública; v. 20 n. 44 (2011): Revista de Educação Pública, set./dez. 2011; 541-5522238-20970104-596210.29286/rep.v20i44reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/322/290Mormul, Najla Mehannainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:25Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/322Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:25Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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