Revista de Educação Pública, v. 17, n. 34, maio/ago. 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Editorial, Equipe da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/535
Resumo: "O SemiEdu é evento regular acadêmico-científico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, aberto a pesquisadores nacionais e internacionais, professores doutores, mestres e estudantes de graduação e pós-graduação de universidades públicas e privadas, assim como a estudantes e profissionais da educação. Este evento reúne, ainda, profissionais liberais, artistas, sindicalistas, ambientalistas e militantes de movimentos sociais. O tema deste ano foi: “Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: novos e velhos desafios”. A escolha da temática é uma resposta à atual conjuntura de busca de melhor qualidade da educação a partir das avaliações nacionais da Educação Básica. Entende-se que a melhoria da Educação passa, necessariamente, pela formação do educador para atender aos novos e velhos desafios propostos pela sociedade. Além disso, o SemiEdu 2007 procurou oferecer discussões que auxiliassem as pesquisas dos grupos de pesquisa envolvidos na organização do evento, afinal, essa é a razão da participação dos grupos: mobilizar conhecimentos que venham dar consistência aos estudos e pesquisas por eles desenvolvidos. Com isso, foi objeto de debate a Filosofia, a Didática, a Formação de Professores e as Políticas Públicas em Educação. Qual a relação entre esses campos? Tomando o ensino como problemática de base, o Seminário Educação 2007 coloca-se em reflexão sobre um objeto da Didática, entendida como investigação do ensino em situação. Superada a fase da compreensão da Didática como conjunto de prescrições normativas relativas ao ensino, passamos a entender a Didática como um das áreas dos chamados Fundamentos da Educação – apesar de que isso não é reconhecido amplamente. Nossa concepção trata a Didática como um rico campo de pesquisa sobre o ensino em situação, com isso querendo dizer que esta prática educativa não pode ser analisada fora de contextos concretos. O ensino não é uma entidade metafísica que se mostra por intermédio de práticas descomprometidas com a materialidade do cotidiano educacional. Pensar sob a perspectiva da Didática é trazer o mundo vivido para a investigação e análise." (MONTEIRO, 2008).
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