Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/929 |
Resumo: | Este artigo objetiva descrever aspectos da estratégia clínica do Consultório de Rua nas ações educacionais, preventivas e de enfrentamento ao uso de drogas por pessoas em situação de rua. O Consultório de Rua se constitui como um importante dispositivo público de saúde, pretendendo contribuir de forma científica com estudos e pesquisas sobre essa realidade. A pesquisa é de caráter qualitativo e se fundamenta na orientação fenomenológica compreensiva dos relatos das pessoas em situação de rua. Tal metodologia favoreceu possibilidades de intervenções através da perspectiva da Redução de Danos, em uma vivência do visível e do invisível no contexto de rua.Palavras-chave: Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado.Abstract This research aims to describe aspects the clinical strategy of the street consulting accomplish educational, preventive and confronting actions to drug use by homeless people. The Street cabinet constitutes an important public health device intending to contribute with scientific studies and research on this reality. The qualitative research is based on the phenomenological comprehensive orientation of homeless people’s report. This methodology favored possibilities for intervention though the Harm Reduction perspective, in an experience of seen and unseen in the street context.Keywords: Street Cabinet. Home Less People. Drugs. Ethics of Care. |
id |
UFMT-3_5f9c591a5e0f492fd43c00f3ffd76d41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/929 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de ruaConsultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado.Consultório de Rua nas ações educativas.Este artigo objetiva descrever aspectos da estratégia clínica do Consultório de Rua nas ações educacionais, preventivas e de enfrentamento ao uso de drogas por pessoas em situação de rua. O Consultório de Rua se constitui como um importante dispositivo público de saúde, pretendendo contribuir de forma científica com estudos e pesquisas sobre essa realidade. A pesquisa é de caráter qualitativo e se fundamenta na orientação fenomenológica compreensiva dos relatos das pessoas em situação de rua. Tal metodologia favoreceu possibilidades de intervenções através da perspectiva da Redução de Danos, em uma vivência do visível e do invisível no contexto de rua.Palavras-chave: Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado.Abstract This research aims to describe aspects the clinical strategy of the street consulting accomplish educational, preventive and confronting actions to drug use by homeless people. The Street cabinet constitutes an important public health device intending to contribute with scientific studies and research on this reality. The qualitative research is based on the phenomenological comprehensive orientation of homeless people’s report. This methodology favored possibilities for intervention though the Harm Reduction perspective, in an experience of seen and unseen in the street context.Keywords: Street Cabinet. Home Less People. Drugs. Ethics of Care.Universidade Federal de Mato Grosso2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/92910.29286/rep.v22i49/2.929Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/2 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 485-5012238-20970104-596210.29286/rep.v22i49/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/929/730TONDIN, Mara CristinaBARROS NETA, Maria da Anunciação P.PASSOS, Luiz Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/929Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua |
title |
Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua |
spellingShingle |
Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua TONDIN, Mara Cristina Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado. Consultório de Rua nas ações educativas. |
title_short |
Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua |
title_full |
Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua |
title_fullStr |
Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua |
title_full_unstemmed |
Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua |
title_sort |
Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua |
author |
TONDIN, Mara Cristina |
author_facet |
TONDIN, Mara Cristina BARROS NETA, Maria da Anunciação P. PASSOS, Luiz Augusto |
author_role |
author |
author2 |
BARROS NETA, Maria da Anunciação P. PASSOS, Luiz Augusto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TONDIN, Mara Cristina BARROS NETA, Maria da Anunciação P. PASSOS, Luiz Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado. Consultório de Rua nas ações educativas. |
topic |
Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado. Consultório de Rua nas ações educativas. |
description |
Este artigo objetiva descrever aspectos da estratégia clínica do Consultório de Rua nas ações educacionais, preventivas e de enfrentamento ao uso de drogas por pessoas em situação de rua. O Consultório de Rua se constitui como um importante dispositivo público de saúde, pretendendo contribuir de forma científica com estudos e pesquisas sobre essa realidade. A pesquisa é de caráter qualitativo e se fundamenta na orientação fenomenológica compreensiva dos relatos das pessoas em situação de rua. Tal metodologia favoreceu possibilidades de intervenções através da perspectiva da Redução de Danos, em uma vivência do visível e do invisível no contexto de rua.Palavras-chave: Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado.Abstract This research aims to describe aspects the clinical strategy of the street consulting accomplish educational, preventive and confronting actions to drug use by homeless people. The Street cabinet constitutes an important public health device intending to contribute with scientific studies and research on this reality. The qualitative research is based on the phenomenological comprehensive orientation of homeless people’s report. This methodology favored possibilities for intervention though the Harm Reduction perspective, in an experience of seen and unseen in the street context.Keywords: Street Cabinet. Home Less People. Drugs. Ethics of Care. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa Empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/929 10.29286/rep.v22i49/2.929 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/929 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i49/2.929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/929/730 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/2 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 485-501 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i49/2 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215544434688 |