Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TONDIN, Mara Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: BARROS NETA, Maria da Anunciação P., PASSOS, Luiz Augusto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/929
Resumo: Este artigo objetiva descrever aspectos da estratégia clínica do Consultório de Rua nas ações educacionais, preventivas e de enfrentamento ao uso de drogas por pessoas em situação de rua. O Consultório de Rua se constitui como um importante dispositivo público de saúde, pretendendo contribuir de forma científica com estudos e pesquisas sobre essa realidade. A pesquisa é de caráter qualitativo e se fundamenta na orientação fenomenológica compreensiva dos relatos das pessoas em situação de rua. Tal metodologia favoreceu possibilidades de intervenções através da perspectiva da Redução de Danos, em uma vivência do visível e do invisível no contexto de rua.Palavras-chave: Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado.Abstract This research aims to describe aspects the clinical strategy of the street consulting accomplish educational, preventive and confronting actions to drug use by homeless people. The Street cabinet constitutes an important public health device intending to contribute with scientific studies and research on this reality. The qualitative research is based on the phenomenological comprehensive orientation of homeless people’s report. This methodology favored possibilities for intervention though the Harm Reduction perspective, in an experience of seen and unseen in the street context.Keywords: Street Cabinet. Home Less People. Drugs. Ethics of Care.
id UFMT-3_5f9c591a5e0f492fd43c00f3ffd76d41
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/929
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de ruaConsultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado.Consultório de Rua nas ações educativas.Este artigo objetiva descrever aspectos da estratégia clínica do Consultório de Rua nas ações educacionais, preventivas e de enfrentamento ao uso de drogas por pessoas em situação de rua. O Consultório de Rua se constitui como um importante dispositivo público de saúde, pretendendo contribuir de forma científica com estudos e pesquisas sobre essa realidade. A pesquisa é de caráter qualitativo e se fundamenta na orientação fenomenológica compreensiva dos relatos das pessoas em situação de rua. Tal metodologia favoreceu possibilidades de intervenções através da perspectiva da Redução de Danos, em uma vivência do visível e do invisível no contexto de rua.Palavras-chave: Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado.Abstract This research aims to describe aspects the clinical strategy of the street consulting accomplish educational, preventive and confronting actions to drug use by homeless people. The Street cabinet constitutes an important public health device intending to contribute with scientific studies and research on this reality. The qualitative research is based on the phenomenological comprehensive orientation of homeless people’s report. This methodology favored possibilities for intervention though the Harm Reduction perspective, in an experience of seen and unseen in the street context.Keywords: Street Cabinet. Home Less People. Drugs. Ethics of Care.Universidade Federal de Mato Grosso2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/92910.29286/rep.v22i49/2.929Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/2 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 485-5012238-20970104-596210.29286/rep.v22i49/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/929/730TONDIN, Mara CristinaBARROS NETA, Maria da Anunciação P.PASSOS, Luiz Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/929Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua
title Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua
spellingShingle Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua
TONDIN, Mara Cristina
Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado.
Consultório de Rua nas ações educativas.
title_short Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua
title_full Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua
title_fullStr Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua
title_full_unstemmed Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua
title_sort Consultório de Rua: intervenção ao uso de drogas com pessoas em situação de rua
author TONDIN, Mara Cristina
author_facet TONDIN, Mara Cristina
BARROS NETA, Maria da Anunciação P.
PASSOS, Luiz Augusto
author_role author
author2 BARROS NETA, Maria da Anunciação P.
PASSOS, Luiz Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TONDIN, Mara Cristina
BARROS NETA, Maria da Anunciação P.
PASSOS, Luiz Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado.
Consultório de Rua nas ações educativas.
topic Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado.
Consultório de Rua nas ações educativas.
description Este artigo objetiva descrever aspectos da estratégia clínica do Consultório de Rua nas ações educacionais, preventivas e de enfrentamento ao uso de drogas por pessoas em situação de rua. O Consultório de Rua se constitui como um importante dispositivo público de saúde, pretendendo contribuir de forma científica com estudos e pesquisas sobre essa realidade. A pesquisa é de caráter qualitativo e se fundamenta na orientação fenomenológica compreensiva dos relatos das pessoas em situação de rua. Tal metodologia favoreceu possibilidades de intervenções através da perspectiva da Redução de Danos, em uma vivência do visível e do invisível no contexto de rua.Palavras-chave: Consultório de Rua. Pessoas em Situação de Rua. Drogas. Ética do Cuidado.Abstract This research aims to describe aspects the clinical strategy of the street consulting accomplish educational, preventive and confronting actions to drug use by homeless people. The Street cabinet constitutes an important public health device intending to contribute with scientific studies and research on this reality. The qualitative research is based on the phenomenological comprehensive orientation of homeless people’s report. This methodology favored possibilities for intervention though the Harm Reduction perspective, in an experience of seen and unseen in the street context.Keywords: Street Cabinet. Home Less People. Drugs. Ethics of Care.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/929
10.29286/rep.v22i49/2.929
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/929
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i49/2.929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/929/730
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/2 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 485-501
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i49/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215544434688