O CONSULTÓRIO DE RUA COMO UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA USUARIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IDOGAWA JUNIOR, Wilson
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: BRAIDO, Luana, MARTINS, Mayra
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4619
Resumo: É notório o aumento da população que vive na rua, em decorrência do abuso de álcool e outras drogas, violência, mudanças econômicas, rompimentos familiares, entre outros, o que vem agravando os problemas de ordem política, econômica e sócias. Objetivos: identificar e analisar publicações que apresentam o trabalho das equipes do consultório de rua com os moradores de rua usuários de álcool e outras drogas. Métodos: Foram pesquisados artigos empíricos originais no período de 2003 a 2013 nos indexadores BVS, PubMed,SciELO, Lilacs. Resultados: A literatura sobre esta temática é escassa, a maioria da população de rua é masculina, faixa etária entre 25 e 44 anos, são alfabetizados e passaram a morar na rua em decorrência do uso de álcool e outras drogas, principalmente o uso do crack, a maioria possui parentes na cidade em que vive, mas não tem contato com os familiares. O acolhimento, a aceitação e a construção do vínculo foram destacados como essenciais para o sucesso do trabalho da equipe do consultório de rua. Conclusão: É evidente o aumento de usuários de drogas que passam a viver nas ruas, este é um problema de saúde pública e tem mobilizado autoridades e profissionais da área de saúde, e sociedade a buscarem práticas de saúde que possam intervir para a redução destes problemas. A prática do consultório de rua é uma delas e deve funcionar como porta de entrada para o sistema degarantias de direitos e acesso à rede de serviços sociais e de saúde.
id UNICESU -1_4218db01608edccbe201ea56a6aff700
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4619
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O CONSULTÓRIO DE RUA COMO UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA USUARIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGASPopulação de ruaDrogasConsultório de ruaÉ notório o aumento da população que vive na rua, em decorrência do abuso de álcool e outras drogas, violência, mudanças econômicas, rompimentos familiares, entre outros, o que vem agravando os problemas de ordem política, econômica e sócias. Objetivos: identificar e analisar publicações que apresentam o trabalho das equipes do consultório de rua com os moradores de rua usuários de álcool e outras drogas. Métodos: Foram pesquisados artigos empíricos originais no período de 2003 a 2013 nos indexadores BVS, PubMed,SciELO, Lilacs. Resultados: A literatura sobre esta temática é escassa, a maioria da população de rua é masculina, faixa etária entre 25 e 44 anos, são alfabetizados e passaram a morar na rua em decorrência do uso de álcool e outras drogas, principalmente o uso do crack, a maioria possui parentes na cidade em que vive, mas não tem contato com os familiares. O acolhimento, a aceitação e a construção do vínculo foram destacados como essenciais para o sucesso do trabalho da equipe do consultório de rua. Conclusão: É evidente o aumento de usuários de drogas que passam a viver nas ruas, este é um problema de saúde pública e tem mobilizado autoridades e profissionais da área de saúde, e sociedade a buscarem práticas de saúde que possam intervir para a redução destes problemas. A prática do consultório de rua é uma delas e deve funcionar como porta de entrada para o sistema degarantias de direitos e acesso à rede de serviços sociais e de saúde.UniCesumar2020-01-23T20:04:08Z2020-01-23T20:04:08Z2013-10-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-603-4http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4619otherIDOGAWA JUNIOR, WilsonBRAIDO, LuanaMARTINS, Mayrareponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:59:01Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:59:18.966Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O CONSULTÓRIO DE RUA COMO UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA USUARIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
title O CONSULTÓRIO DE RUA COMO UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA USUARIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
spellingShingle O CONSULTÓRIO DE RUA COMO UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA USUARIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
IDOGAWA JUNIOR, Wilson
População de rua
Drogas
Consultório de rua
title_short O CONSULTÓRIO DE RUA COMO UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA USUARIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
title_full O CONSULTÓRIO DE RUA COMO UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA USUARIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
title_fullStr O CONSULTÓRIO DE RUA COMO UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA USUARIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
title_full_unstemmed O CONSULTÓRIO DE RUA COMO UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA USUARIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
title_sort O CONSULTÓRIO DE RUA COMO UMA PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PARA USUARIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
author IDOGAWA JUNIOR, Wilson
author_facet IDOGAWA JUNIOR, Wilson
BRAIDO, Luana
MARTINS, Mayra
author_role author
author2 BRAIDO, Luana
MARTINS, Mayra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv IDOGAWA JUNIOR, Wilson
BRAIDO, Luana
MARTINS, Mayra
dc.subject.por.fl_str_mv População de rua
Drogas
Consultório de rua
topic População de rua
Drogas
Consultório de rua
dc.description.none.fl_txt_mv É notório o aumento da população que vive na rua, em decorrência do abuso de álcool e outras drogas, violência, mudanças econômicas, rompimentos familiares, entre outros, o que vem agravando os problemas de ordem política, econômica e sócias. Objetivos: identificar e analisar publicações que apresentam o trabalho das equipes do consultório de rua com os moradores de rua usuários de álcool e outras drogas. Métodos: Foram pesquisados artigos empíricos originais no período de 2003 a 2013 nos indexadores BVS, PubMed,SciELO, Lilacs. Resultados: A literatura sobre esta temática é escassa, a maioria da população de rua é masculina, faixa etária entre 25 e 44 anos, são alfabetizados e passaram a morar na rua em decorrência do uso de álcool e outras drogas, principalmente o uso do crack, a maioria possui parentes na cidade em que vive, mas não tem contato com os familiares. O acolhimento, a aceitação e a construção do vínculo foram destacados como essenciais para o sucesso do trabalho da equipe do consultório de rua. Conclusão: É evidente o aumento de usuários de drogas que passam a viver nas ruas, este é um problema de saúde pública e tem mobilizado autoridades e profissionais da área de saúde, e sociedade a buscarem práticas de saúde que possam intervir para a redução destes problemas. A prática do consultório de rua é uma delas e deve funcionar como porta de entrada para o sistema degarantias de direitos e acesso à rede de serviços sociais e de saúde.
description É notório o aumento da população que vive na rua, em decorrência do abuso de álcool e outras drogas, violência, mudanças econômicas, rompimentos familiares, entre outros, o que vem agravando os problemas de ordem política, econômica e sócias. Objetivos: identificar e analisar publicações que apresentam o trabalho das equipes do consultório de rua com os moradores de rua usuários de álcool e outras drogas. Métodos: Foram pesquisados artigos empíricos originais no período de 2003 a 2013 nos indexadores BVS, PubMed,SciELO, Lilacs. Resultados: A literatura sobre esta temática é escassa, a maioria da população de rua é masculina, faixa etária entre 25 e 44 anos, são alfabetizados e passaram a morar na rua em decorrência do uso de álcool e outras drogas, principalmente o uso do crack, a maioria possui parentes na cidade em que vive, mas não tem contato com os familiares. O acolhimento, a aceitação e a construção do vínculo foram destacados como essenciais para o sucesso do trabalho da equipe do consultório de rua. Conclusão: É evidente o aumento de usuários de drogas que passam a viver nas ruas, este é um problema de saúde pública e tem mobilizado autoridades e profissionais da área de saúde, e sociedade a buscarem práticas de saúde que possam intervir para a redução destes problemas. A prática do consultório de rua é uma delas e deve funcionar como porta de entrada para o sistema degarantias de direitos e acesso à rede de serviços sociais e de saúde.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-22
2020-01-23T20:04:08Z
2020-01-23T20:04:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-603-4
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4619
identifier_str_mv 978-85-8084-603-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4619
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948610326822912