A práxis da formação política das classes populares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Percival Tavares da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5185
Resumo: Este artigo objetiva mostrar a práxis da educação política popular desenvolvida, desde os anos 70, pela Diocese de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, RJ. Após contextualizá-la e caracterizá-la, faz um breve relato do curso Escola de Formação Política, projeto de extensão desenvolvido desde 2003 pelo Centro Sociopolítico da Diocese e pelo Núcleo de Filosofia Política e Educação da Universidade Federal Fluminense (NUFIPE). Analisa essa intervenção educativa a partir de inventário aplicado aos educandos e conclui fazendo uma abordagem da educação política popular enquanto ação emancipadora. Palavras-chave: Filosofia. Práxis. Educação política popular. Emancipação.
id UFMT-3_5fe9bb365c56579f9b0c19672340aa2e
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5185
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A práxis da formação política das classes popularesEducação política e popularEste artigo objetiva mostrar a práxis da educação política popular desenvolvida, desde os anos 70, pela Diocese de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, RJ. Após contextualizá-la e caracterizá-la, faz um breve relato do curso Escola de Formação Política, projeto de extensão desenvolvido desde 2003 pelo Centro Sociopolítico da Diocese e pelo Núcleo de Filosofia Política e Educação da Universidade Federal Fluminense (NUFIPE). Analisa essa intervenção educativa a partir de inventário aplicado aos educandos e conclui fazendo uma abordagem da educação política popular enquanto ação emancipadora. Palavras-chave: Filosofia. Práxis. Educação política popular. Emancipação.Universidade Federal de Mato Grosso2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoFilosofia. Práxis. Educação política popular. Emancipação.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/518510.29286/rep.v16i31.5185Revista de Educação Pública; v. 16 n. 31 (2007): Revista de Educação Pública - Edição Temática "Educação em Movimento: espaços, tempos e atores para o século XXI"; 49-672238-20970104-596210.29286/rep.v16i31reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5185/3416Copyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Percival Tavares da2017-06-13T13:23:41Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/5185Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-06-13T13:23:41Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A práxis da formação política das classes populares
title A práxis da formação política das classes populares
spellingShingle A práxis da formação política das classes populares
SILVA, Percival Tavares da
Educação política e popular
title_short A práxis da formação política das classes populares
title_full A práxis da formação política das classes populares
title_fullStr A práxis da formação política das classes populares
title_full_unstemmed A práxis da formação política das classes populares
title_sort A práxis da formação política das classes populares
author SILVA, Percival Tavares da
author_facet SILVA, Percival Tavares da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Percival Tavares da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação política e popular
topic Educação política e popular
description Este artigo objetiva mostrar a práxis da educação política popular desenvolvida, desde os anos 70, pela Diocese de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, RJ. Após contextualizá-la e caracterizá-la, faz um breve relato do curso Escola de Formação Política, projeto de extensão desenvolvido desde 2003 pelo Centro Sociopolítico da Diocese e pelo Núcleo de Filosofia Política e Educação da Universidade Federal Fluminense (NUFIPE). Analisa essa intervenção educativa a partir de inventário aplicado aos educandos e conclui fazendo uma abordagem da educação política popular enquanto ação emancipadora. Palavras-chave: Filosofia. Práxis. Educação política popular. Emancipação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Filosofia. Práxis. Educação política popular. Emancipação.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5185
10.29286/rep.v16i31.5185
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5185
identifier_str_mv 10.29286/rep.v16i31.5185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5185/3416
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 16 n. 31 (2007): Revista de Educação Pública - Edição Temática "Educação em Movimento: espaços, tempos e atores para o século XXI"; 49-67
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v16i31
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216394829824