Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RINALDI, Renata Portela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/495
Resumo: O presente artigo trata aspectos relacionados ao processo de construção de um ambiente significativo e contextualizado para a aprendizagem e socialização de uma aluna portadora de necessidades especiais múltiplas. Os dados foram obtidos por meio de uma experiência de ensino-aprendizagem no Laboratório de Informática do Grupo de Pesquisa e Suporte em Educação e Tecnologia (GPSETE), em uma universidade pública no interior do estado de São Paulo/Brasil (FCT-UNESP). Foi possível evidenciar progressos no desenvolvimento cognitivo, lingüístico, afetivo e social da envolvida, o que permite descrever esta experiência com intuito de contribuir para o processo educacional, favorecendo a inclusão digital e social. Computer use in Education: a tool for significant learning by students with special needs Abstract The present article deals with aspects related to the process of construction of a meaningful and contextualized learning and socialization environment for a student with multiple special needs. The data have been collected through a teaching and learning experience at the computer laboratory of the Research and Support Group in Education and Technology at a public university in the provinces of the state of São Paulo/ Brazil (FCT-UNESP). It was possible to evince progress in the cognitive, linguistic, emotional and social development of the person involved, which allows us to describe this experience as a contribution to an educational process which favors digital and social inclusion. Keywords: Computer use in education. Especial education. Significant learning.
id UFMT-3_6355f6435b68944d2a9b74e39de39939
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/495
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiaisInformática na educação. Educação especial. Aprendizagem significativaAluna portadora de necessidades especiais múltiplas.O presente artigo trata aspectos relacionados ao processo de construção de um ambiente significativo e contextualizado para a aprendizagem e socialização de uma aluna portadora de necessidades especiais múltiplas. Os dados foram obtidos por meio de uma experiência de ensino-aprendizagem no Laboratório de Informática do Grupo de Pesquisa e Suporte em Educação e Tecnologia (GPSETE), em uma universidade pública no interior do estado de São Paulo/Brasil (FCT-UNESP). Foi possível evidenciar progressos no desenvolvimento cognitivo, lingüístico, afetivo e social da envolvida, o que permite descrever esta experiência com intuito de contribuir para o processo educacional, favorecendo a inclusão digital e social. Computer use in Education: a tool for significant learning by students with special needs Abstract The present article deals with aspects related to the process of construction of a meaningful and contextualized learning and socialization environment for a student with multiple special needs. The data have been collected through a teaching and learning experience at the computer laboratory of the Research and Support Group in Education and Technology at a public university in the provinces of the state of São Paulo/ Brazil (FCT-UNESP). It was possible to evince progress in the cognitive, linguistic, emotional and social development of the person involved, which allows us to describe this experience as a contribution to an educational process which favors digital and social inclusion. Keywords: Computer use in education. Especial education. Significant learning.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/49510.29286/rep.v17i35.495Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 379-3992238-20970104-596210.29286/rep.v17i35reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/495/423RINALDI, Renata Portelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/495Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais
title Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais
spellingShingle Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais
RINALDI, Renata Portela
Informática na educação. Educação especial. Aprendizagem significativa
Aluna portadora de necessidades especiais múltiplas.
title_short Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais
title_full Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais
title_fullStr Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais
title_full_unstemmed Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais
title_sort Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais
author RINALDI, Renata Portela
author_facet RINALDI, Renata Portela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RINALDI, Renata Portela
dc.subject.por.fl_str_mv Informática na educação. Educação especial. Aprendizagem significativa
Aluna portadora de necessidades especiais múltiplas.
topic Informática na educação. Educação especial. Aprendizagem significativa
Aluna portadora de necessidades especiais múltiplas.
description O presente artigo trata aspectos relacionados ao processo de construção de um ambiente significativo e contextualizado para a aprendizagem e socialização de uma aluna portadora de necessidades especiais múltiplas. Os dados foram obtidos por meio de uma experiência de ensino-aprendizagem no Laboratório de Informática do Grupo de Pesquisa e Suporte em Educação e Tecnologia (GPSETE), em uma universidade pública no interior do estado de São Paulo/Brasil (FCT-UNESP). Foi possível evidenciar progressos no desenvolvimento cognitivo, lingüístico, afetivo e social da envolvida, o que permite descrever esta experiência com intuito de contribuir para o processo educacional, favorecendo a inclusão digital e social. Computer use in Education: a tool for significant learning by students with special needs Abstract The present article deals with aspects related to the process of construction of a meaningful and contextualized learning and socialization environment for a student with multiple special needs. The data have been collected through a teaching and learning experience at the computer laboratory of the Research and Support Group in Education and Technology at a public university in the provinces of the state of São Paulo/ Brazil (FCT-UNESP). It was possible to evince progress in the cognitive, linguistic, emotional and social development of the person involved, which allows us to describe this experience as a contribution to an educational process which favors digital and social inclusion. Keywords: Computer use in education. Especial education. Significant learning.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa empírica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/495
10.29286/rep.v17i35.495
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/495
identifier_str_mv 10.29286/rep.v17i35.495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/495/423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 379-399
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v17i35
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215076769792