Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/495 |
Resumo: | O presente artigo trata aspectos relacionados ao processo de construção de um ambiente significativo e contextualizado para a aprendizagem e socialização de uma aluna portadora de necessidades especiais múltiplas. Os dados foram obtidos por meio de uma experiência de ensino-aprendizagem no Laboratório de Informática do Grupo de Pesquisa e Suporte em Educação e Tecnologia (GPSETE), em uma universidade pública no interior do estado de São Paulo/Brasil (FCT-UNESP). Foi possível evidenciar progressos no desenvolvimento cognitivo, lingüístico, afetivo e social da envolvida, o que permite descrever esta experiência com intuito de contribuir para o processo educacional, favorecendo a inclusão digital e social. Computer use in Education: a tool for significant learning by students with special needs Abstract The present article deals with aspects related to the process of construction of a meaningful and contextualized learning and socialization environment for a student with multiple special needs. The data have been collected through a teaching and learning experience at the computer laboratory of the Research and Support Group in Education and Technology at a public university in the provinces of the state of São Paulo/ Brazil (FCT-UNESP). It was possible to evince progress in the cognitive, linguistic, emotional and social development of the person involved, which allows us to describe this experience as a contribution to an educational process which favors digital and social inclusion. Keywords: Computer use in education. Especial education. Significant learning. |
id |
UFMT-3_6355f6435b68944d2a9b74e39de39939 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/495 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiaisInformática na educação. Educação especial. Aprendizagem significativaAluna portadora de necessidades especiais múltiplas.O presente artigo trata aspectos relacionados ao processo de construção de um ambiente significativo e contextualizado para a aprendizagem e socialização de uma aluna portadora de necessidades especiais múltiplas. Os dados foram obtidos por meio de uma experiência de ensino-aprendizagem no Laboratório de Informática do Grupo de Pesquisa e Suporte em Educação e Tecnologia (GPSETE), em uma universidade pública no interior do estado de São Paulo/Brasil (FCT-UNESP). Foi possível evidenciar progressos no desenvolvimento cognitivo, lingüístico, afetivo e social da envolvida, o que permite descrever esta experiência com intuito de contribuir para o processo educacional, favorecendo a inclusão digital e social. Computer use in Education: a tool for significant learning by students with special needs Abstract The present article deals with aspects related to the process of construction of a meaningful and contextualized learning and socialization environment for a student with multiple special needs. The data have been collected through a teaching and learning experience at the computer laboratory of the Research and Support Group in Education and Technology at a public university in the provinces of the state of São Paulo/ Brazil (FCT-UNESP). It was possible to evince progress in the cognitive, linguistic, emotional and social development of the person involved, which allows us to describe this experience as a contribution to an educational process which favors digital and social inclusion. Keywords: Computer use in education. Especial education. Significant learning.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/49510.29286/rep.v17i35.495Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 379-3992238-20970104-596210.29286/rep.v17i35reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/495/423RINALDI, Renata Portelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/495Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais |
title |
Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais |
spellingShingle |
Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais RINALDI, Renata Portela Informática na educação. Educação especial. Aprendizagem significativa Aluna portadora de necessidades especiais múltiplas. |
title_short |
Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais |
title_full |
Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais |
title_fullStr |
Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais |
title_full_unstemmed |
Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais |
title_sort |
Informática na Educação: um recurso para aprendizagem significativa de portadores de necessidades especiais |
author |
RINALDI, Renata Portela |
author_facet |
RINALDI, Renata Portela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RINALDI, Renata Portela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informática na educação. Educação especial. Aprendizagem significativa Aluna portadora de necessidades especiais múltiplas. |
topic |
Informática na educação. Educação especial. Aprendizagem significativa Aluna portadora de necessidades especiais múltiplas. |
description |
O presente artigo trata aspectos relacionados ao processo de construção de um ambiente significativo e contextualizado para a aprendizagem e socialização de uma aluna portadora de necessidades especiais múltiplas. Os dados foram obtidos por meio de uma experiência de ensino-aprendizagem no Laboratório de Informática do Grupo de Pesquisa e Suporte em Educação e Tecnologia (GPSETE), em uma universidade pública no interior do estado de São Paulo/Brasil (FCT-UNESP). Foi possível evidenciar progressos no desenvolvimento cognitivo, lingüístico, afetivo e social da envolvida, o que permite descrever esta experiência com intuito de contribuir para o processo educacional, favorecendo a inclusão digital e social. Computer use in Education: a tool for significant learning by students with special needs Abstract The present article deals with aspects related to the process of construction of a meaningful and contextualized learning and socialization environment for a student with multiple special needs. The data have been collected through a teaching and learning experience at the computer laboratory of the Research and Support Group in Education and Technology at a public university in the provinces of the state of São Paulo/ Brazil (FCT-UNESP). It was possible to evince progress in the cognitive, linguistic, emotional and social development of the person involved, which allows us to describe this experience as a contribution to an educational process which favors digital and social inclusion. Keywords: Computer use in education. Especial education. Significant learning. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa empírica. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/495 10.29286/rep.v17i35.495 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/495 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v17i35.495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/495/423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 379-399 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v17i35 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215076769792 |