As ciências psicológicas e a (re) invenção da deficiência mental no Brasil
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1262 |
Resumo: | O estudo realizado buscou elementos históricospara a compreensão de como as ciênciaspsicológicas se inseriram na Educação Especial e fundamentaram suas práticas, re-inventandoum novo fenômeno escolar: a deficiência mental.Para isso, além da investigação teórica, foirealizada uma pesquisa de campo no InstitutoPestalozzi de Belo Horizonte, considerado umadas primeiras escolas de Educação Especial dopaís. A análise foi baseada na perspectiva histórico-crítica em Psicologia. Dos estudos realizados,concluiu-se que as pesquisas e práticas efetivadaspela Psicologia Moderna, ao re-inventarem umadeficiência, reiteraram as políticas capitalistaindustriaisno início do século XX. |
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As ciências psicológicas e a (re) invenção da deficiência mental no BrasilPsicologia e Educação. Deficiência Mental. Educação Especial. Psicometria.Educação EspecialO estudo realizado buscou elementos históricospara a compreensão de como as ciênciaspsicológicas se inseriram na Educação Especial e fundamentaram suas práticas, re-inventandoum novo fenômeno escolar: a deficiência mental.Para isso, além da investigação teórica, foirealizada uma pesquisa de campo no InstitutoPestalozzi de Belo Horizonte, considerado umadas primeiras escolas de Educação Especial dopaís. A análise foi baseada na perspectiva histórico-crítica em Psicologia. Dos estudos realizados,concluiu-se que as pesquisas e práticas efetivadaspela Psicologia Moderna, ao re-inventarem umadeficiência, reiteraram as políticas capitalistaindustriaisno início do século XX.Universidade Federal de Mato Grosso2013-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/126210.29286/rep.v22i51.1262Revista de Educação Pública; v. 22 n. 51 (2013): Revista de Educação Pública, set./dez. 2013; 881-8992238-20970104-596210.29286/rep.v22i51reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1262/1014COTRIN, Jane Teresinha DominguesSOUZA, Marilene Proença Rebello deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:37Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1262Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:37Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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