Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REZENDE, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4099
Resumo: Este texto resulta de uma investigação científica, realizada com mulheres da etnia Xavante do âmbito da aldeia Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio desse recorte, desdobrar um diálogo acerca da fenomenologia merleau-pontyana e os processos metodológicos utilizados no decurso da pesquisa. Focaliza questões interligadas à educação das mulheres Xavante, detalhando, na prática, a metodologia desenhada junto a elas. Os fundamentos teóricos das análises se pautam em autores basilares como Merleau-Ponty, Geertz, Souza Santos, Capalbo entre outros. Os resultados apontam o entrecruzamento da construção metodológica, pelas mulheres Xavante, com a concepção de metodologia merleau-pontyana.
id UFMT-3_69d068217a641594d8d0178c3757024a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4099
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisaMetodologia Fenomenológica. Mulheres Xavante. EducaçãoMetodologia e Educação IndígenaEste texto resulta de uma investigação científica, realizada com mulheres da etnia Xavante do âmbito da aldeia Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio desse recorte, desdobrar um diálogo acerca da fenomenologia merleau-pontyana e os processos metodológicos utilizados no decurso da pesquisa. Focaliza questões interligadas à educação das mulheres Xavante, detalhando, na prática, a metodologia desenhada junto a elas. Os fundamentos teóricos das análises se pautam em autores basilares como Merleau-Ponty, Geertz, Souza Santos, Capalbo entre outros. Os resultados apontam o entrecruzamento da construção metodológica, pelas mulheres Xavante, com a concepção de metodologia merleau-pontyana.Universidade Federal de Mato Grosso2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/409910.29286/rep.v25i60.4099Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 749-7652238-20970104-596210.29286/rep.v25i60reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4099/2836Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessREZENDE, Maria Aparecida2016-09-01T08:23:14Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4099Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-09-01T08:23:14Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa
title Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa
spellingShingle Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa
REZENDE, Maria Aparecida
Metodologia Fenomenológica. Mulheres Xavante. Educação
Metodologia e Educação Indígena
title_short Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa
title_full Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa
title_fullStr Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa
title_full_unstemmed Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa
title_sort Fenomenologia merleau-pontyana: mulheres Xavante e os processos metodológicos da pesquisa
author REZENDE, Maria Aparecida
author_facet REZENDE, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv REZENDE, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia Fenomenológica. Mulheres Xavante. Educação
Metodologia e Educação Indígena
topic Metodologia Fenomenológica. Mulheres Xavante. Educação
Metodologia e Educação Indígena
description Este texto resulta de uma investigação científica, realizada com mulheres da etnia Xavante do âmbito da aldeia Pimentel Barbosa, em Mato Grosso. Objetiva-se, por meio desse recorte, desdobrar um diálogo acerca da fenomenologia merleau-pontyana e os processos metodológicos utilizados no decurso da pesquisa. Focaliza questões interligadas à educação das mulheres Xavante, detalhando, na prática, a metodologia desenhada junto a elas. Os fundamentos teóricos das análises se pautam em autores basilares como Merleau-Ponty, Geertz, Souza Santos, Capalbo entre outros. Os resultados apontam o entrecruzamento da construção metodológica, pelas mulheres Xavante, com a concepção de metodologia merleau-pontyana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4099
10.29286/rep.v25i60.4099
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4099
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i60.4099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4099/2836
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 749-765
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i60
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216340303872