Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094 |
Resumo: | Este estudo propõe registrar e identificar como a inserção de laptops educacionais na modalidade 1:1 afeta a rotina da sala de aula em uma escola do campo da rede pública de educação básica. Trata-se de processo de investigação cujo objetivo é observar e registrar mudanças no planejamento pedagógico e nas formas de interação entre os atores da comunidade escolar. O método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo da pesquisadora para mapear os movimentos observados. A análise desses registros aponta para o desenvolvimento de movimentos de letramento digital e emancipação digital da comunidade escolar.Palavras-chave: Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital. |
id |
UFMT-3_702a6eef6373063f905c91aa83d43c9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4094 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades ruraisAutonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.Inclusão digital na Educação.Este estudo propõe registrar e identificar como a inserção de laptops educacionais na modalidade 1:1 afeta a rotina da sala de aula em uma escola do campo da rede pública de educação básica. Trata-se de processo de investigação cujo objetivo é observar e registrar mudanças no planejamento pedagógico e nas formas de interação entre os atores da comunidade escolar. O método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo da pesquisadora para mapear os movimentos observados. A análise desses registros aponta para o desenvolvimento de movimentos de letramento digital e emancipação digital da comunidade escolar.Palavras-chave: Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.Universidade Federal de Mato Grosso2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresmétodo cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/409410.29286/rep.v25i60.4094Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 657-6772238-20970104-596210.29286/rep.v25i60reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094/2831Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPESCADOR, Cristina MariaVALENTINI, Carla BeatrisFAGUNDES, Léa da Cruz2016-09-01T08:23:14Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4094Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-09-01T08:23:14Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais |
title |
Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais |
spellingShingle |
Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais PESCADOR, Cristina Maria Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital. Inclusão digital na Educação. |
title_short |
Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais |
title_full |
Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais |
title_fullStr |
Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais |
title_full_unstemmed |
Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais |
title_sort |
Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais |
author |
PESCADOR, Cristina Maria |
author_facet |
PESCADOR, Cristina Maria VALENTINI, Carla Beatris FAGUNDES, Léa da Cruz |
author_role |
author |
author2 |
VALENTINI, Carla Beatris FAGUNDES, Léa da Cruz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PESCADOR, Cristina Maria VALENTINI, Carla Beatris FAGUNDES, Léa da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital. Inclusão digital na Educação. |
topic |
Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital. Inclusão digital na Educação. |
description |
Este estudo propõe registrar e identificar como a inserção de laptops educacionais na modalidade 1:1 afeta a rotina da sala de aula em uma escola do campo da rede pública de educação básica. Trata-se de processo de investigação cujo objetivo é observar e registrar mudanças no planejamento pedagógico e nas formas de interação entre os atores da comunidade escolar. O método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo da pesquisadora para mapear os movimentos observados. A análise desses registros aponta para o desenvolvimento de movimentos de letramento digital e emancipação digital da comunidade escolar.Palavras-chave: Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094 10.29286/rep.v25i60.4094 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i60.4094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094/2831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 657-677 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i60 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216332963840 |