Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESCADOR, Cristina Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: VALENTINI, Carla Beatris, FAGUNDES, Léa da Cruz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094
Resumo: Este estudo propõe registrar e identificar como a inserção de laptops educacionais na modalidade 1:1 afeta a rotina da sala de aula em uma escola do campo da rede pública de educação básica. Trata-se de processo de investigação cujo objetivo é observar e registrar mudanças no planejamento pedagógico e nas formas de interação entre os atores da comunidade escolar. O método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo da pesquisadora para mapear os movimentos observados. A análise desses registros aponta para o desenvolvimento de movimentos de letramento digital e emancipação digital da comunidade escolar.Palavras-chave: Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.
id UFMT-3_702a6eef6373063f905c91aa83d43c9e
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4094
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades ruraisAutonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.Inclusão digital na Educação.Este estudo propõe registrar e identificar como a inserção de laptops educacionais na modalidade 1:1 afeta a rotina da sala de aula em uma escola do campo da rede pública de educação básica. Trata-se de processo de investigação cujo objetivo é observar e registrar mudanças no planejamento pedagógico e nas formas de interação entre os atores da comunidade escolar. O método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo da pesquisadora para mapear os movimentos observados. A análise desses registros aponta para o desenvolvimento de movimentos de letramento digital e emancipação digital da comunidade escolar.Palavras-chave: Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.Universidade Federal de Mato Grosso2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresmétodo cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/409410.29286/rep.v25i60.4094Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 657-6772238-20970104-596210.29286/rep.v25i60reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094/2831Copyright (c) 2016 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessPESCADOR, Cristina MariaVALENTINI, Carla BeatrisFAGUNDES, Léa da Cruz2016-09-01T08:23:14Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4094Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2016-09-01T08:23:14Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais
title Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais
spellingShingle Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais
PESCADOR, Cristina Maria
Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.
Inclusão digital na Educação.
title_short Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais
title_full Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais
title_fullStr Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais
title_full_unstemmed Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais
title_sort Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais
author PESCADOR, Cristina Maria
author_facet PESCADOR, Cristina Maria
VALENTINI, Carla Beatris
FAGUNDES, Léa da Cruz
author_role author
author2 VALENTINI, Carla Beatris
FAGUNDES, Léa da Cruz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PESCADOR, Cristina Maria
VALENTINI, Carla Beatris
FAGUNDES, Léa da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.
Inclusão digital na Educação.
topic Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.
Inclusão digital na Educação.
description Este estudo propõe registrar e identificar como a inserção de laptops educacionais na modalidade 1:1 afeta a rotina da sala de aula em uma escola do campo da rede pública de educação básica. Trata-se de processo de investigação cujo objetivo é observar e registrar mudanças no planejamento pedagógico e nas formas de interação entre os atores da comunidade escolar. O método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo da pesquisadora para mapear os movimentos observados. A análise desses registros aponta para o desenvolvimento de movimentos de letramento digital e emancipação digital da comunidade escolar.Palavras-chave: Autonomia. Escola do campo. Letramento Digital. Inclusão Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
método cartográfico foi escolhido para a construção de dados, utilizando-se o diário de bordo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094
10.29286/rep.v25i60.4094
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094
identifier_str_mv 10.29286/rep.v25i60.4094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4094/2831
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 25 n. 60 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 60, set./dez. 2016; 657-677
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v25i60
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216332963840