O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45169 |
Resumo: | Os recursos digitais fazem parte do cotidiano das escolas, nesse sentido, práticas educativas inovadoras são implementadas com a perspectiva de possibilitar a inclusão e o letramento digital. Este artigo realiza um estudo sobre o letramento digital utilizando como aporte teórico os autores Soares (2002), Lévy (1999), Rojo (2012), Xavier (2002), Coscarelli (2005), dentre outros, e como este se apresenta enquanto possibilidade pedagógica a partir da utilização do software educacional Luz do Saber Infantil. Este software é utilizado nas escolas da Prefeitura Municipal de Fortaleza para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita com o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização e letramento dos alunos de 1º ao 3º Anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o artigo apresenta o relato com a experiência de uma professora que participa do projeto e utiliza o software Luz do Saber com os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Com base no acompanhamento e desenvolvimento do projeto foi percebido que o processo de aprendizagem dos alunos quando utilizam os recursos educacionais digitais associados a outras atividades melhorou consideravelmente os níveis de alfabetização e letramento da turma, além de promover a inclusão digital. Os professores corroboram para a utilização desse software como um instrumento de mediação que auxilia em sua prática pedagógica. |
id |
UFC-7_4fbf3bcdbe5bd1ae6c5736d8d355c800 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45169 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O letramento digital e suas possibilidades pedagógicasLetramento digitalInclusão digitalPedagogiaOs recursos digitais fazem parte do cotidiano das escolas, nesse sentido, práticas educativas inovadoras são implementadas com a perspectiva de possibilitar a inclusão e o letramento digital. Este artigo realiza um estudo sobre o letramento digital utilizando como aporte teórico os autores Soares (2002), Lévy (1999), Rojo (2012), Xavier (2002), Coscarelli (2005), dentre outros, e como este se apresenta enquanto possibilidade pedagógica a partir da utilização do software educacional Luz do Saber Infantil. Este software é utilizado nas escolas da Prefeitura Municipal de Fortaleza para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita com o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização e letramento dos alunos de 1º ao 3º Anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o artigo apresenta o relato com a experiência de uma professora que participa do projeto e utiliza o software Luz do Saber com os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Com base no acompanhamento e desenvolvimento do projeto foi percebido que o processo de aprendizagem dos alunos quando utilizam os recursos educacionais digitais associados a outras atividades melhorou consideravelmente os níveis de alfabetização e letramento da turma, além de promover a inclusão digital. Os professores corroboram para a utilização desse software como um instrumento de mediação que auxilia em sua prática pedagógica.Edições UFC2019-08-27T12:24:30Z2019-08-27T12:24:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo; LEITE, Eliana Alves Moreira; BARRETO, Kátia Maria Ferreira. O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 525-5342447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45169Santiago, Larisse Barreira de MacêdoLeite, Eliana Alves MoreiraBarreto, Kátia Maria Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45169Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:18.731119Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas |
title |
O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas |
spellingShingle |
O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas Santiago, Larisse Barreira de Macêdo Letramento digital Inclusão digital Pedagogia |
title_short |
O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas |
title_full |
O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas |
title_fullStr |
O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas |
title_full_unstemmed |
O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas |
title_sort |
O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas |
author |
Santiago, Larisse Barreira de Macêdo |
author_facet |
Santiago, Larisse Barreira de Macêdo Leite, Eliana Alves Moreira Barreto, Kátia Maria Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Eliana Alves Moreira Barreto, Kátia Maria Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Larisse Barreira de Macêdo Leite, Eliana Alves Moreira Barreto, Kátia Maria Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento digital Inclusão digital Pedagogia |
topic |
Letramento digital Inclusão digital Pedagogia |
description |
Os recursos digitais fazem parte do cotidiano das escolas, nesse sentido, práticas educativas inovadoras são implementadas com a perspectiva de possibilitar a inclusão e o letramento digital. Este artigo realiza um estudo sobre o letramento digital utilizando como aporte teórico os autores Soares (2002), Lévy (1999), Rojo (2012), Xavier (2002), Coscarelli (2005), dentre outros, e como este se apresenta enquanto possibilidade pedagógica a partir da utilização do software educacional Luz do Saber Infantil. Este software é utilizado nas escolas da Prefeitura Municipal de Fortaleza para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita com o objetivo de auxiliar no processo de alfabetização e letramento dos alunos de 1º ao 3º Anos do Ensino Fundamental. Desse modo, o artigo apresenta o relato com a experiência de uma professora que participa do projeto e utiliza o software Luz do Saber com os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Com base no acompanhamento e desenvolvimento do projeto foi percebido que o processo de aprendizagem dos alunos quando utilizam os recursos educacionais digitais associados a outras atividades melhorou consideravelmente os níveis de alfabetização e letramento da turma, além de promover a inclusão digital. Os professores corroboram para a utilização desse software como um instrumento de mediação que auxilia em sua prática pedagógica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-27T12:24:30Z 2019-08-27T12:24:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo; LEITE, Eliana Alves Moreira; BARRETO, Kátia Maria Ferreira. O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 525-534 2447 2085 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45169 |
identifier_str_mv |
SANTIAGO, Larisse Barreira de Macêdo; LEITE, Eliana Alves Moreira; BARRETO, Kátia Maria Ferreira. O letramento digital e suas possibilidades pedagógicas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 525-534 2447 2085 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028839278772224 |