PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721 |
Resumo: | No contexto da emergência do “paradigma narrativo-autobiográfico em educação” (PASSEGGI, 2020), Paulo Freire é um autor incontornável, ocupando um lugar central na perspectiva epistemopolítica. Neste artigo são revisitadas as leituras do legado freireano e, inspirados nesse paradigma, se analisa a obra Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, considerando três exercícios do contar: o exercício do refletir, do argumentar e do reconstruir. Na obra analisada, por meio da mediação biográfica, esses exercícios se encontram entrelaçados na defesa da obra, na transformação de si mesmo e do mundo. |
id |
UFMT-3_70665df7a819b320ef896a06fe12c0bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13721 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIRNarrativas autobiográficasPaulo FreireEducaçãoIdentidadeNo contexto da emergência do “paradigma narrativo-autobiográfico em educação” (PASSEGGI, 2020), Paulo Freire é um autor incontornável, ocupando um lugar central na perspectiva epistemopolítica. Neste artigo são revisitadas as leituras do legado freireano e, inspirados nesse paradigma, se analisa a obra Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, considerando três exercícios do contar: o exercício do refletir, do argumentar e do reconstruir. Na obra analisada, por meio da mediação biográfica, esses exercícios se encontram entrelaçados na defesa da obra, na transformação de si mesmo e do mundo.Universidade Federal de Mato Grosso2023-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1372110.29286/rep.v32ijan/dez.13721Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 1-232238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721/12178Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLIRA, André Augusto DinizPASSEGGI, Maria da ConceiçãoANDRADE, Márcio André de 2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13721Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR |
title |
PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR |
spellingShingle |
PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR LIRA, André Augusto Diniz Narrativas autobiográficas Paulo Freire Educação Identidade |
title_short |
PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR |
title_full |
PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR |
title_fullStr |
PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR |
title_full_unstemmed |
PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR |
title_sort |
PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR |
author |
LIRA, André Augusto Diniz |
author_facet |
LIRA, André Augusto Diniz PASSEGGI, Maria da Conceição ANDRADE, Márcio André de |
author_role |
author |
author2 |
PASSEGGI, Maria da Conceição ANDRADE, Márcio André de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIRA, André Augusto Diniz PASSEGGI, Maria da Conceição ANDRADE, Márcio André de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas autobiográficas Paulo Freire Educação Identidade |
topic |
Narrativas autobiográficas Paulo Freire Educação Identidade |
description |
No contexto da emergência do “paradigma narrativo-autobiográfico em educação” (PASSEGGI, 2020), Paulo Freire é um autor incontornável, ocupando um lugar central na perspectiva epistemopolítica. Neste artigo são revisitadas as leituras do legado freireano e, inspirados nesse paradigma, se analisa a obra Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, considerando três exercícios do contar: o exercício do refletir, do argumentar e do reconstruir. Na obra analisada, por meio da mediação biográfica, esses exercícios se encontram entrelaçados na defesa da obra, na transformação de si mesmo e do mundo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721 10.29286/rep.v32ijan/dez.13721 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.13721 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721/12178 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 1-23 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217667801088 |