PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIRA, André Augusto Diniz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: PASSEGGI, Maria da Conceição, ANDRADE, Márcio André de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721
Resumo: No contexto da emergência do “paradigma narrativo-autobiográfico em educação” (PASSEGGI, 2020), Paulo Freire é um autor incontornável, ocupando um lugar central na perspectiva epistemopolítica. Neste artigo são revisitadas as leituras do legado freireano e, inspirados nesse paradigma, se analisa a obra Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, considerando três exercícios do contar: o exercício do refletir, do argumentar e do reconstruir. Na obra analisada, por meio da mediação biográfica, esses exercícios se encontram entrelaçados na defesa da obra, na transformação de si mesmo e do mundo.
id UFMT-3_70665df7a819b320ef896a06fe12c0bc
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13721
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIRNarrativas autobiográficasPaulo FreireEducaçãoIdentidadeNo contexto da emergência do “paradigma narrativo-autobiográfico em educação” (PASSEGGI, 2020), Paulo Freire é um autor incontornável, ocupando um lugar central na perspectiva epistemopolítica. Neste artigo são revisitadas as leituras do legado freireano e, inspirados nesse paradigma, se analisa a obra Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, considerando três exercícios do contar: o exercício do refletir, do argumentar e do reconstruir. Na obra analisada, por meio da mediação biográfica, esses exercícios se encontram entrelaçados na defesa da obra, na transformação de si mesmo e do mundo.Universidade Federal de Mato Grosso2023-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1372110.29286/rep.v32ijan/dez.13721Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 1-232238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721/12178Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessLIRA, André Augusto DinizPASSEGGI, Maria da ConceiçãoANDRADE, Márcio André de 2023-03-23T03:34:00Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13721Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-23T03:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR
title PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR
spellingShingle PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR
LIRA, André Augusto Diniz
Narrativas autobiográficas
Paulo Freire
Educação
Identidade
title_short PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR
title_full PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR
title_fullStr PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR
title_full_unstemmed PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR
title_sort PAULO FREIRE EM TRÊS EXERCÍCIOS DO CONTAR: ELOS DO REFLETIR, ARGUMENTAR E RECONSTRUIR
author LIRA, André Augusto Diniz
author_facet LIRA, André Augusto Diniz
PASSEGGI, Maria da Conceição
ANDRADE, Márcio André de
author_role author
author2 PASSEGGI, Maria da Conceição
ANDRADE, Márcio André de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIRA, André Augusto Diniz
PASSEGGI, Maria da Conceição
ANDRADE, Márcio André de
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas autobiográficas
Paulo Freire
Educação
Identidade
topic Narrativas autobiográficas
Paulo Freire
Educação
Identidade
description No contexto da emergência do “paradigma narrativo-autobiográfico em educação” (PASSEGGI, 2020), Paulo Freire é um autor incontornável, ocupando um lugar central na perspectiva epistemopolítica. Neste artigo são revisitadas as leituras do legado freireano e, inspirados nesse paradigma, se analisa a obra Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido, considerando três exercícios do contar: o exercício do refletir, do argumentar e do reconstruir. Na obra analisada, por meio da mediação biográfica, esses exercícios se encontram entrelaçados na defesa da obra, na transformação de si mesmo e do mundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721
10.29286/rep.v32ijan/dez.13721
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721
identifier_str_mv 10.29286/rep.v32ijan/dez.13721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13721/12178
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 1-23
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v32ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217667801088