Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANCHEZ, Janina Mirtha Gladys Moquillaza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6892
Resumo: Objetivos desta reflexão: tornar conhecidas epistemologias e estéticas visuais de povos ancestrais da América do Sul e Caribe, visando re-escrever a história da Engenharia dessa parte do mundo; oferecer imagens de soluções dadas a problemas de engenharia e arquitetura, demonstrando a importância epistemológica e estética para a condição humana. Com base teórica em Bachelard (2006), teoria e metodologia mitohermenêutica, analisa-se o trajeto antropológico e ao mesmo tempo mudança epistemológica de alunos, pela construção de projeto de pesquisa. Concluindo, questiona-se o fato do Brasil jamais ter considerado necessário a população não indígena aprender epistemologias e estéticas ancestrais. Propõe-se a criar Rede de Conhecimentos. Palavras-chave: Epistemologia de Povos Ancestrais. América do Sul e Caribe. Formação em Engenharia. Rede de Conhecimentos.
id UFMT-3_79bf289d15d23aef908ed041171d466e
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6892
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheirosEpistemologia de Povos Ancestrais. América do Sul e Caribe. Formação em Engenharia. Rede de Conhecimentos.Formação de engenheirosObjetivos desta reflexão: tornar conhecidas epistemologias e estéticas visuais de povos ancestrais da América do Sul e Caribe, visando re-escrever a história da Engenharia dessa parte do mundo; oferecer imagens de soluções dadas a problemas de engenharia e arquitetura, demonstrando a importância epistemológica e estética para a condição humana. Com base teórica em Bachelard (2006), teoria e metodologia mitohermenêutica, analisa-se o trajeto antropológico e ao mesmo tempo mudança epistemológica de alunos, pela construção de projeto de pesquisa. Concluindo, questiona-se o fato do Brasil jamais ter considerado necessário a população não indígena aprender epistemologias e estéticas ancestrais. Propõe-se a criar Rede de Conhecimentos. Palavras-chave: Epistemologia de Povos Ancestrais. América do Sul e Caribe. Formação em Engenharia. Rede de Conhecimentos.Universidade Federal de Mato Grosso2018-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/689210.29286/rep.v27i65/2.6892Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/2 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, maio/ago. 2018; 713-7312238-20970104-596210.29286/rep.v27i65/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6892/4462Copyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSANCHEZ, Janina Mirtha Gladys Moquillaza2018-06-26T12:28:21Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6892Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-06-26T12:28:21Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros
title Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros
spellingShingle Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros
SANCHEZ, Janina Mirtha Gladys Moquillaza
Epistemologia de Povos Ancestrais. América do Sul e Caribe. Formação em Engenharia. Rede de Conhecimentos.
Formação de engenheiros
title_short Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros
title_full Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros
title_fullStr Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros
title_full_unstemmed Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros
title_sort Povos ancestrais, América do Sul e Caribe: epistemologias e poéticas visuais na formação de engenheiros
author SANCHEZ, Janina Mirtha Gladys Moquillaza
author_facet SANCHEZ, Janina Mirtha Gladys Moquillaza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANCHEZ, Janina Mirtha Gladys Moquillaza
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia de Povos Ancestrais. América do Sul e Caribe. Formação em Engenharia. Rede de Conhecimentos.
Formação de engenheiros
topic Epistemologia de Povos Ancestrais. América do Sul e Caribe. Formação em Engenharia. Rede de Conhecimentos.
Formação de engenheiros
description Objetivos desta reflexão: tornar conhecidas epistemologias e estéticas visuais de povos ancestrais da América do Sul e Caribe, visando re-escrever a história da Engenharia dessa parte do mundo; oferecer imagens de soluções dadas a problemas de engenharia e arquitetura, demonstrando a importância epistemológica e estética para a condição humana. Com base teórica em Bachelard (2006), teoria e metodologia mitohermenêutica, analisa-se o trajeto antropológico e ao mesmo tempo mudança epistemológica de alunos, pela construção de projeto de pesquisa. Concluindo, questiona-se o fato do Brasil jamais ter considerado necessário a população não indígena aprender epistemologias e estéticas ancestrais. Propõe-se a criar Rede de Conhecimentos. Palavras-chave: Epistemologia de Povos Ancestrais. América do Sul e Caribe. Formação em Engenharia. Rede de Conhecimentos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6892
10.29286/rep.v27i65/2.6892
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6892
identifier_str_mv 10.29286/rep.v27i65/2.6892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6892/4462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/2 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, maio/ago. 2018; 713-731
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v27i65/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216746102784