O engenheiro agrônomo sob um olhar interdiscipliar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ahrens, Selma de Barros
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/26533
Resumo: Orientador : Valdo José Cavallet
id UFPR_ea59199ff78692ad990570f894499101
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/26533
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ahrens, Selma de BarrosAhrens, Dirk ClaudioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em AgronomiaCavallet, Valdo Jose, 1954-2019-03-13T16:24:32Z2019-03-13T16:24:32Z2003https://hdl.handle.net/1884/26533Orientador : Valdo José CavalletCo-orientador : Dirk Claudio AhrensDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em AgronomiaResumo: No mundo estão ocorrendo mudanças rápidas, com impactos em todos os setores, especialmente no espaço agrário. Diante desse cenário, surgem incertezas sobre a capacidade dos cursos de Agronomia promoverem uma educação integral. Esta deve possibilitar aos futuros Agrônomos se perceberem como profissionais, inseridos na sociedade e na realidade de trabalho. Acredita-se que o desenvolvimento das relações humanas passa pelo processo educativo, possibilitando ao acadêmico transformar-se em um cidadão consciente do seu papel social. O modelo reprodutivista no ensino superior encontra-se superado e, para tal a universidade deve contribuir também no papel de mediadora das transformações sociais. Assim, um novo modelo pode possibilitar a formação do acadêmico, capacitando-o a atuar na sua emancipação social, econômica, política e cultural. Este estudo originou-se da vontade de alguns educadores idealistas, corajosos e comprometidos com a educação, e da vontade de formar profissionais integrais que saibam fazer uso da profissão com valor, dignidade e comprometimento social. O ensino pode permitir aprofundar os conhecimentos técnicos, capacitando-os como pesquisador, desenvolvendo e exercitando a consciência crítica, enfocando a interdisciplinaridade e as relações humanas. É desejável um profissional que saiba fazer uso do diálogo e do respeito ao agricultor familiar. Destaca-se a importância do Agrônomo como educador e a sua forte relação com o homem do campo. O presente estudo ainda possibilitou observar, refletir e analisar a formação do Engenheiro Agrônomo sob um olhar interdisciplinar, identificando alguns eventos possibilitadores da formação, além de realizar entrevistas semi-estruturadas com profissionais da área. Analisou-se o perfil dos profissionais formados e seus conflitos com as demandas do novo cenário do espaço agrário. Conclui-se que, diante destas modificações, há necessidade de mudanças na formação do Engenheiro Agrônomo, envolvendo numa participação eficaz todos os atores do setor agrário, iniciando o processo nas universidades com seus educadores, priorizando uma ação dialógica entre o estudante de agronomia, educadores, profissionais e o homem do campoAbstract: Fast changes, with impacts specially in the agrarian space, are happening in the world. In this scenery, uncertainties about the capacity of agronomy courses to promote an integral education arise. The education should give to future agronomists they own recognition as a professional inserted in the society and in the job market reality. It is believed that the human relationships development goes through the educational process which will give the chance to the academic of becoming a conscious citizen of his social role. The reproductivist model in the undergraduate education is outdated then the university should assume its mediator role to the social transformations. A new model should contribute to the academic's formation qualifying him to act for his social, economic, political and cultural emancipation. This study was originated from the will of some idealistic and courageous educators who are committed with the education, to look for graduation of integral professionals that know how to use the career with value, dignity and social responsibility. The education can allow the students to expand the technical knowledge, to develop and to exercise the critical conscience focusing on interdisciplinary and human relationships, qualifying them as researchers. It is desirable a professional that knows how to dialogue, respecting the family farmer. It is important an agronomist as educator and with strong relationship with the man of the field. The present study allowed to observe, to contemplate and to analyze the agronomist's formation under a interdisciplinary vision, identifying some events that make possible the formation. Semi structured interviews with professionals of the area were also accomplished. It was analyzed the profile of professionals and their conflicts with the demands of the new scenery of the agrarian space. It is concluded that, in front of these changes, it is necessary correction on the education of agronomists. It has to involve an effective participation of all actors of the agrarian section, beginning the process in the universities with its educators, prioritizing a dialogical action among the agronomy students, educators, professionals and the man of the fieldxi, 66f.application/pdfEngenheiros agronomos - FormaçãoAgronomiaSociologia ruralTesesO engenheiro agrônomo sob um olhar interdiscipliarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - AHRENS, SELMA DE BARROS.pdfapplication/pdf2736217https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26533/1/D%20-%20AHRENS%2c%20SELMA%20DE%20BARROS.pdfc13c41b1c76c3a3af3f8d7971a26dc36MD51open accessTEXTD - AHRENS, SELMA DE BARROS.pdf.txtExtracted Texttext/plain200818https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26533/2/D%20-%20AHRENS%2c%20SELMA%20DE%20BARROS.pdf.txtbbda09f631eb3d3df4f37175e48cab96MD52open accessTHUMBNAILD - AHRENS, SELMA DE BARROS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26533/3/D%20-%20AHRENS%2c%20SELMA%20DE%20BARROS.pdf.jpg4dc40c0cf2d70d9d36e3c1a4dd323643MD53open access1884/265332019-03-13 13:24:32.231open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/26533Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-03-13T16:24:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O engenheiro agrônomo sob um olhar interdiscipliar
title O engenheiro agrônomo sob um olhar interdiscipliar
spellingShingle O engenheiro agrônomo sob um olhar interdiscipliar
Ahrens, Selma de Barros
Engenheiros agronomos - Formação
Agronomia
Sociologia rural
Teses
title_short O engenheiro agrônomo sob um olhar interdiscipliar
title_full O engenheiro agrônomo sob um olhar interdiscipliar
title_fullStr O engenheiro agrônomo sob um olhar interdiscipliar
title_full_unstemmed O engenheiro agrônomo sob um olhar interdiscipliar
title_sort O engenheiro agrônomo sob um olhar interdiscipliar
author Ahrens, Selma de Barros
author_facet Ahrens, Selma de Barros
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ahrens, Dirk Claudio
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agronomia
dc.contributor.author.fl_str_mv Ahrens, Selma de Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavallet, Valdo Jose, 1954-
contributor_str_mv Cavallet, Valdo Jose, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Engenheiros agronomos - Formação
Agronomia
Sociologia rural
Teses
topic Engenheiros agronomos - Formação
Agronomia
Sociologia rural
Teses
description Orientador : Valdo José Cavallet
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-13T16:24:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-13T16:24:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/26533
url https://hdl.handle.net/1884/26533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 66f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26533/1/D%20-%20AHRENS%2c%20SELMA%20DE%20BARROS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26533/2/D%20-%20AHRENS%2c%20SELMA%20DE%20BARROS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/26533/3/D%20-%20AHRENS%2c%20SELMA%20DE%20BARROS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c13c41b1c76c3a3af3f8d7971a26dc36
bbda09f631eb3d3df4f37175e48cab96
4dc40c0cf2d70d9d36e3c1a4dd323643
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860930761392128