Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VAN ACKER, Maria Teresa Vianna
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: GOMES, Marineide de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/846
Resumo: Intencionamos no presente trabalho problematizar e tentar responder à indagação: como o professor se torna professor? Por meio de pesquisas desenvolvidas em ambientes narrativos, na forma de um dispositivo de modalidade (auto)biográfica: os Ateliês Biográficos de Projeto (ABP), proporcionamos meios para a emancipação profissional docente. As possibilidades que o sujeito/professor tem de biografar-se, a biograficidade (DELORY-MOMBERGER, 2005), supõem que o sujeito, ao narrar, ao mesmo tempo distancia-se e interpreta a si, por meio da identificação de forças mobilizadoras que resultam em projetos, levando-os a apropriação das experiências, reforçando o poder de formação (PINEAU, 1983) de ações dessa natureza. Abstract This work has the intention to ask the following question and try to give some answers: How the teacher becomes a teacher? We developped researches in ambiances of autobiographical narratives, such as project biografical workshops with the purpose to promote the teacher’s profissional emancipation. The possibilities of the subject/teacher to biograph himself, the biographicity (DELORY-MOMBERGER, 2005), suppose that the subject, during the narrative, build a distance and, at the same time, interpret himself when he identificates the forces that moves him towards his projects. This is the way to be aware of the experiences that improve the power of formation (PINEAU, 1983) of such actions.Keywords:Teacher’s life history. Project Biographical Workshops.Teacher’s professional emancipation.
id UFMT-3_7bde2b6a991c6e389cddc5bf909c1cbc
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/846
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatóriaHistórias de vida de professores. Ateliê Biográfico de Projeto. Emancipação profissional docente.Formação de professoresIntencionamos no presente trabalho problematizar e tentar responder à indagação: como o professor se torna professor? Por meio de pesquisas desenvolvidas em ambientes narrativos, na forma de um dispositivo de modalidade (auto)biográfica: os Ateliês Biográficos de Projeto (ABP), proporcionamos meios para a emancipação profissional docente. As possibilidades que o sujeito/professor tem de biografar-se, a biograficidade (DELORY-MOMBERGER, 2005), supõem que o sujeito, ao narrar, ao mesmo tempo distancia-se e interpreta a si, por meio da identificação de forças mobilizadoras que resultam em projetos, levando-os a apropriação das experiências, reforçando o poder de formação (PINEAU, 1983) de ações dessa natureza. Abstract This work has the intention to ask the following question and try to give some answers: How the teacher becomes a teacher? We developped researches in ambiances of autobiographical narratives, such as project biografical workshops with the purpose to promote the teacher’s profissional emancipation. The possibilities of the subject/teacher to biograph himself, the biographicity (DELORY-MOMBERGER, 2005), suppose that the subject, during the narrative, build a distance and, at the same time, interpret himself when he identificates the forces that moves him towards his projects. This is the way to be aware of the experiences that improve the power of formation (PINEAU, 1983) of such actions.Keywords:Teacher’s life history. Project Biographical Workshops.Teacher’s professional emancipation.Universidade Federal de Mato Grosso2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/84610.29286/rep.v22i48.846Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 29-422238-20970104-596210.29286/rep.v22i48reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/846/647VAN ACKER, Maria Teresa ViannaGOMES, Marineide de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/846Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória
title Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória
spellingShingle Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória
VAN ACKER, Maria Teresa Vianna
Histórias de vida de professores. Ateliê Biográfico de Projeto. Emancipação profissional docente.
Formação de professores
title_short Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória
title_full Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória
title_fullStr Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória
title_full_unstemmed Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória
title_sort Ateliê Biográfico de Projeto na formação de professores: uma perspectiva emancipatória
author VAN ACKER, Maria Teresa Vianna
author_facet VAN ACKER, Maria Teresa Vianna
GOMES, Marineide de Oliveira
author_role author
author2 GOMES, Marineide de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VAN ACKER, Maria Teresa Vianna
GOMES, Marineide de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias de vida de professores. Ateliê Biográfico de Projeto. Emancipação profissional docente.
Formação de professores
topic Histórias de vida de professores. Ateliê Biográfico de Projeto. Emancipação profissional docente.
Formação de professores
description Intencionamos no presente trabalho problematizar e tentar responder à indagação: como o professor se torna professor? Por meio de pesquisas desenvolvidas em ambientes narrativos, na forma de um dispositivo de modalidade (auto)biográfica: os Ateliês Biográficos de Projeto (ABP), proporcionamos meios para a emancipação profissional docente. As possibilidades que o sujeito/professor tem de biografar-se, a biograficidade (DELORY-MOMBERGER, 2005), supõem que o sujeito, ao narrar, ao mesmo tempo distancia-se e interpreta a si, por meio da identificação de forças mobilizadoras que resultam em projetos, levando-os a apropriação das experiências, reforçando o poder de formação (PINEAU, 1983) de ações dessa natureza. Abstract This work has the intention to ask the following question and try to give some answers: How the teacher becomes a teacher? We developped researches in ambiances of autobiographical narratives, such as project biografical workshops with the purpose to promote the teacher’s profissional emancipation. The possibilities of the subject/teacher to biograph himself, the biographicity (DELORY-MOMBERGER, 2005), suppose that the subject, during the narrative, build a distance and, at the same time, interpret himself when he identificates the forces that moves him towards his projects. This is the way to be aware of the experiences that improve the power of formation (PINEAU, 1983) of such actions.Keywords:Teacher’s life history. Project Biographical Workshops.Teacher’s professional emancipation.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/846
10.29286/rep.v22i48.846
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/846
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i48.846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/846/647
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 29-42
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i48
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215154364416