Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6887 |
Resumo: | Na Amazônia brasileira as forças do agronegócio expressam objetivamente uma visão e materialização de projeto de território que afeta frontalmente à população rural e suas formas de organização social na busca de sentidos e significados aos seus modos de vida. Nesse sentido, o texto articula leitura teórica do território e experiências de campo com os processos modeladores do espaço rural. A articulação aponta como as ações do agronegócio produzem impactos na educação do campo, que por sua vez, responde a estas investidas com mecanismos de resistência inscritas em seus modelos de escolarização que devem ser adequados aos seus contextos e interesses. Dado a evidente desproporcionalidade nestas relações, a exigência dos direitos humanos constitui imperativo urgente e inadiável. Palavras-Chave: Território. Direitos Humanos. Educação do Campo. Amazônia |
id |
UFMT-3_8191a40fd05bbbc368d039e6f623cb72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6887 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na AmazôniaTerritório. Direitos Humanos. Educação do Campo. AmazôniaEducação no campoNa Amazônia brasileira as forças do agronegócio expressam objetivamente uma visão e materialização de projeto de território que afeta frontalmente à população rural e suas formas de organização social na busca de sentidos e significados aos seus modos de vida. Nesse sentido, o texto articula leitura teórica do território e experiências de campo com os processos modeladores do espaço rural. A articulação aponta como as ações do agronegócio produzem impactos na educação do campo, que por sua vez, responde a estas investidas com mecanismos de resistência inscritas em seus modelos de escolarização que devem ser adequados aos seus contextos e interesses. Dado a evidente desproporcionalidade nestas relações, a exigência dos direitos humanos constitui imperativo urgente e inadiável. Palavras-Chave: Território. Direitos Humanos. Educação do Campo. AmazôniaUniversidade Federal de Mato Grosso2018-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/688710.29286/rep.v27i65/2.6887Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/2 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, maio/ago. 2018; 635-655,2238-20970104-596210.29286/rep.v27i65/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6887/4458Copyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, Ricardo Gilson da CostaNEVES, Josélia Gomes2018-06-26T12:28:21Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/6887Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-06-26T12:28:21Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia |
title |
Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia |
spellingShingle |
Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia SILVA, Ricardo Gilson da Costa Território. Direitos Humanos. Educação do Campo. Amazônia Educação no campo |
title_short |
Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia |
title_full |
Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia |
title_fullStr |
Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia |
title_full_unstemmed |
Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia |
title_sort |
Território, Direitos Humanos e Educação do/no campo na Amazônia |
author |
SILVA, Ricardo Gilson da Costa |
author_facet |
SILVA, Ricardo Gilson da Costa NEVES, Josélia Gomes |
author_role |
author |
author2 |
NEVES, Josélia Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Ricardo Gilson da Costa NEVES, Josélia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Território. Direitos Humanos. Educação do Campo. Amazônia Educação no campo |
topic |
Território. Direitos Humanos. Educação do Campo. Amazônia Educação no campo |
description |
Na Amazônia brasileira as forças do agronegócio expressam objetivamente uma visão e materialização de projeto de território que afeta frontalmente à população rural e suas formas de organização social na busca de sentidos e significados aos seus modos de vida. Nesse sentido, o texto articula leitura teórica do território e experiências de campo com os processos modeladores do espaço rural. A articulação aponta como as ações do agronegócio produzem impactos na educação do campo, que por sua vez, responde a estas investidas com mecanismos de resistência inscritas em seus modelos de escolarização que devem ser adequados aos seus contextos e interesses. Dado a evidente desproporcionalidade nestas relações, a exigência dos direitos humanos constitui imperativo urgente e inadiável. Palavras-Chave: Território. Direitos Humanos. Educação do Campo. Amazônia |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado Pesquisa teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6887 10.29286/rep.v27i65/2.6887 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6887 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v27i65/2.6887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/6887/4458 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 27 n. 65/2 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 65/2, maio/ago. 2018; 635-655, 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v27i65/2 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216739811328 |