As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/783 |
Resumo: | O estudo focaliza algumas problemáticas relacionadas à avaliação do livro escolar no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o objetivo de destacar tendências nas definições didático-pedagógicas que compõem os principais componentes curriculares do 6º ao 9º ano, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Tomando como fonte os Guias de Livros Didáticos de 2008 e 2011, desenvolve-se a análise a partir de dois eixos: 1) cartografia das coleções aprovadas por componente curricular e editora, das universidades-sede da avaliação, dos avaliadores por disciplina e gênero; 2) levantamento das especificidades pedagógicas, identificando em que consistem as principais lacunas do livro didático em cada componente. Palavras-chave: Livro didático. Avaliação. Ensino Fundamental. |
id |
UFMT-3_839580a8618693b5d4242908c2fd73af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/783 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didáticoLivro didático. Avaliação. Ensino Fundamental.Política de avaliação do livro didático.O estudo focaliza algumas problemáticas relacionadas à avaliação do livro escolar no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o objetivo de destacar tendências nas definições didático-pedagógicas que compõem os principais componentes curriculares do 6º ao 9º ano, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Tomando como fonte os Guias de Livros Didáticos de 2008 e 2011, desenvolve-se a análise a partir de dois eixos: 1) cartografia das coleções aprovadas por componente curricular e editora, das universidades-sede da avaliação, dos avaliadores por disciplina e gênero; 2) levantamento das especificidades pedagógicas, identificando em que consistem as principais lacunas do livro didático em cada componente. Palavras-chave: Livro didático. Avaliação. Ensino Fundamental.Universidade Federal de Mato Grosso2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa documental.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/78310.29286/rep.v24i57.783Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 525-5432238-20970104-596210.29286/rep.v24i57reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/783/pdfCAIMI, Flávia Eloisainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/783Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático |
title |
As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático |
spellingShingle |
As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático CAIMI, Flávia Eloisa Livro didático. Avaliação. Ensino Fundamental. Política de avaliação do livro didático. |
title_short |
As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático |
title_full |
As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático |
title_fullStr |
As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático |
title_full_unstemmed |
As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático |
title_sort |
As disciplinas escolares no contexto do PNLD: avanços, lacunas e desafios na avaliação do livro didático |
author |
CAIMI, Flávia Eloisa |
author_facet |
CAIMI, Flávia Eloisa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAIMI, Flávia Eloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático. Avaliação. Ensino Fundamental. Política de avaliação do livro didático. |
topic |
Livro didático. Avaliação. Ensino Fundamental. Política de avaliação do livro didático. |
description |
O estudo focaliza algumas problemáticas relacionadas à avaliação do livro escolar no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com o objetivo de destacar tendências nas definições didático-pedagógicas que compõem os principais componentes curriculares do 6º ao 9º ano, a saber: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História. Tomando como fonte os Guias de Livros Didáticos de 2008 e 2011, desenvolve-se a análise a partir de dois eixos: 1) cartografia das coleções aprovadas por componente curricular e editora, das universidades-sede da avaliação, dos avaliadores por disciplina e gênero; 2) levantamento das especificidades pedagógicas, identificando em que consistem as principais lacunas do livro didático em cada componente. Palavras-chave: Livro didático. Avaliação. Ensino Fundamental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares Pesquisa documental. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/783 10.29286/rep.v24i57.783 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/783 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v24i57.783 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/783/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 24 n. 57 (2015): Revista de Educação Pública, v. 24, n. 57, set./dez. 2015; 525-543 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v24i57 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215147024384 |