Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kusman, Regiane Aparecida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/83145
Resumo: Orientadora: Professora Doutora Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
id UFPR_00217411a95a112061d5d7daacb05784
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/83145
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-Kusman, Regiane Aparecida2023-06-26T18:34:27Z2023-06-26T18:34:27Z2022https://hdl.handle.net/1884/83145Orientadora: Professora Doutora Tânia Maria Figueiredo Braga GarciaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2022Inclui referências: p. 195-204Resumo: Tese que tem como tema os livros didáticos para o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II. Desenvolvida na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, está inserida na produção do Núcleo de Pesquisa em Publicações Didáticas/UFPR. Investiga recursos para o ensino propostos, sugeridos ou disponibilizados em livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Parte da pressuposição de que os livros didáticos são recursos didáticos usados de diferentes formas nas aulas, que foram aperfeiçoados pelos processos avaliativos que ocorreram entre 1993 e 2017 com a contribuição de especialistas e das universidades públicas e que podem ser um instrumento de apoio que oferece recursos diversos para seleção e uso no trabalho docente, ampliando o debate sobre as funções tradicionalmente reconhecidas pela literatura no campo da manualística. Compreende os processos escolares como resultado das tensões entre estrutura e ação e apoia-se conceitualmente em autores que analisam as relações entre cultura, escola e manuais escolares. Metodologicamente se caracteriza como pesquisa documental, com procedimentos de análise do conteúdo do material analisado a partir de categorias epistemológicas e didáticas previamente definidas. Realiza revisão sistemática da produção acadêmica sobre o tema dos livros didáticos de Ciências, examinando dissertações e teses, artigos em periódicos da área e trabalhos em eventos nacionais, indicando contribuições e lacunas que justificaram a focalização da tese. Relata estudos exploratórios realizados indicando objetivos, procedimentos e resultados. Analisa duas coleções aprovadas no PNLD 2020 e a partir das evidências produzidas, reconhecidos os limites e também identificados os avanços ocorridos nos processos avaliativos, defende a tese de que os livros em sua configuração atual são fontes de recursos que podem apoiar a atividade docente no Ensino de Ciências.Abstract: The theme of the thesis is textbooks for teaching Natural Sciences in Middle School. It was developed in the Line of Research Culture, School and Formative Processes in Education of the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraná, and it is inserted in the production of the Center for Research on Didactic Publications/UFPR. The study investigates teaching resources that have been proposed, suggested or made available in textbooks approved by the National Textbook Program. It starts from the assumption that textbooks are didactic resources which are used in different ways in classes and which were perfected by the evaluation processes that took place between 1993 and 2017 with the contribution of specialists and public universities. It is also understood that they can be an instrument of support that offers several resources for selection and use in teaching, expanding the debate on the functions traditionally recognized by the literature in the field of manualistics. We understand school processes as a result of tensions between structure and action and the study is conceptually supported by authors who analyze the relationships between culture, school and textbooks. Methodologically, it is characterized as documentary research with procedures for analyzing the content of the material from pre-defined epistemological and didactic categories. We have conducted a systematic review of the academic production on the subject of Science textbooks by examining dissertations and theses, articles in journals in the field and papers at national events, thus indicating contributions and gaps that justified the focus of this thesis. Exploratory studies have also been carried out and objectives, procedures and results are also here presented. Two collections approved in the PNLD 2020 were analyzed. Based on the evidence produced while recognizing the limitations and also identifying the advances that have occurred in the evaluation processes, we support the thesis that textbooks in their current configuration are sources of resources that can support the Natural Sciences teaching.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoLivros didáticos - AvaliaçãoEducação e EstadoEducaçãoCiências (Ensino fundamental) - Livros didaticosPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - REGIANE APARECIDA KUSMAN.pdfapplication/pdf11207788https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83145/1/R%20-%20T%20-%20REGIANE%20APARECIDA%20KUSMAN.pdf438798a2c8db114b89ca653a769d118fMD51open access1884/831452023-06-26 15:34:27.125open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/83145Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-06-26T18:34:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II
title Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II
spellingShingle Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II
Kusman, Regiane Aparecida
Educação - Estudo e ensino
Livros didáticos - Avaliação
Educação e Estado
Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Livros didaticos
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
title_short Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II
title_full Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II
title_fullStr Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II
title_sort Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II
author Kusman, Regiane Aparecida
author_facet Kusman, Regiane Aparecida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
dc.contributor.author.fl_str_mv Kusman, Regiane Aparecida
contributor_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Livros didáticos - Avaliação
Educação e Estado
Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Livros didaticos
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
topic Educação - Estudo e ensino
Livros didáticos - Avaliação
Educação e Estado
Educação
Ciências (Ensino fundamental) - Livros didaticos
Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
description Orientadora: Professora Doutora Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-26T18:34:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-26T18:34:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/83145
url https://hdl.handle.net/1884/83145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/83145/1/R%20-%20T%20-%20REGIANE%20APARECIDA%20KUSMAN.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 438798a2c8db114b89ca653a769d118f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860288189825024