O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2705 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é demonstrar obstáculos ao diálogo na consecução de uma política pública de educação ambiental em um município do estado de São Paulo. O método de pesquisa foi qualitativo e envolveu as técnicas de observação participante e entrevistas não estruturadas. Os resultados trazem obstáculos nas dimensões institucional, política, intersubjetiva e subjetiva, que não serão resolvidos espontaneamente. São necessários investimentos intencionais para a construção de ambientes que favoreçam a dialogicidade e que permitam a criação de políticas públicas de educação ambiental de forma mais coerente com os próprios princípios que elas propõem. Palavras-chave: Educação Ambiental. Diálogo. Políticas Públicas. |
id |
UFMT-3_85a48a0f1d676c7afec4e75587d765d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2705 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambientalEducação ambientaldiálogopolíticas públicasEducação AmbientalO objetivo deste trabalho é demonstrar obstáculos ao diálogo na consecução de uma política pública de educação ambiental em um município do estado de São Paulo. O método de pesquisa foi qualitativo e envolveu as técnicas de observação participante e entrevistas não estruturadas. Os resultados trazem obstáculos nas dimensões institucional, política, intersubjetiva e subjetiva, que não serão resolvidos espontaneamente. São necessários investimentos intencionais para a construção de ambientes que favoreçam a dialogicidade e que permitam a criação de políticas públicas de educação ambiental de forma mais coerente com os próprios princípios que elas propõem. Palavras-chave: Educação Ambiental. Diálogo. Políticas Públicas.Universidade Federal de Mato Grosso2015-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/270510.29286/rep.v25i58.2705Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 139-1602238-20970104-596210.29286/rep.v25i58reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2705/pdfANDRADE, Daniel Fonseca deSORRENTINO, Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:44Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2705Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:44Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental |
title |
O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental |
spellingShingle |
O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental ANDRADE, Daniel Fonseca de Educação ambiental diálogo políticas públicas Educação Ambiental |
title_short |
O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental |
title_full |
O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental |
title_fullStr |
O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental |
title_full_unstemmed |
O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental |
title_sort |
O lugar e o difícil papel do diálogo nas políticas públicas de educação ambiental |
author |
ANDRADE, Daniel Fonseca de |
author_facet |
ANDRADE, Daniel Fonseca de SORRENTINO, Marcos |
author_role |
author |
author2 |
SORRENTINO, Marcos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Daniel Fonseca de SORRENTINO, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental diálogo políticas públicas Educação Ambiental |
topic |
Educação ambiental diálogo políticas públicas Educação Ambiental |
description |
O objetivo deste trabalho é demonstrar obstáculos ao diálogo na consecução de uma política pública de educação ambiental em um município do estado de São Paulo. O método de pesquisa foi qualitativo e envolveu as técnicas de observação participante e entrevistas não estruturadas. Os resultados trazem obstáculos nas dimensões institucional, política, intersubjetiva e subjetiva, que não serão resolvidos espontaneamente. São necessários investimentos intencionais para a construção de ambientes que favoreçam a dialogicidade e que permitam a criação de políticas públicas de educação ambiental de forma mais coerente com os próprios princípios que elas propõem. Palavras-chave: Educação Ambiental. Diálogo. Políticas Públicas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2705 10.29286/rep.v25i58.2705 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2705 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i58.2705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2705/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 58 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, jan./abr. 2016; 139-160 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i58 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215985885184 |