Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beber, Irene Carrillo Romero
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbosa, Maria Carmen Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3764
Resumo: ResumoA tessitura do texto foca em dois momentos do desenvolvimento da pesquisa com crianças. O primeiro é relativo ao processo de observação: estar com as crianças numa atitude de escuta, marcada pela presença física do pesquisador na captura das cenas e episódios e nos processos de interação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O segundo diz respeito ao processo de distanciamento da escrita, a teorização das ações vivenciadas no campo de pesquisa. Os dados gerados indicam que pesquisar com crianças envolve interações afetivas e corpóreas, ou seja, a presença pessoal afeta e é afetada pelas experiências vividas no campo. Palavras-chave: Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade.
id UFMT-3_87228c344f3003d70d714c463b75ad7a
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3764
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do textoPesquisa. Escrita. Educação Infantil. CorporeidadeRevista de Educação PúblicaResumoA tessitura do texto foca em dois momentos do desenvolvimento da pesquisa com crianças. O primeiro é relativo ao processo de observação: estar com as crianças numa atitude de escuta, marcada pela presença física do pesquisador na captura das cenas e episódios e nos processos de interação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O segundo diz respeito ao processo de distanciamento da escrita, a teorização das ações vivenciadas no campo de pesquisa. Os dados gerados indicam que pesquisar com crianças envolve interações afetivas e corpóreas, ou seja, a presença pessoal afeta e é afetada pelas experiências vividas no campo. Palavras-chave: Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade.Universidade Federal de Mato Grosso2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa etnográficaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/376410.29286/rep.v28i67.3764Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 63-832238-20970104-596210.29286/rep.v28i67reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3764/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBeber, Irene Carrillo RomeroBarbosa, Maria Carmen Silveira2018-12-30T03:21:49Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3764Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-12-30T03:21:49Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto
title Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto
spellingShingle Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto
Beber, Irene Carrillo Romero
Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade
Revista de Educação Pública
title_short Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto
title_full Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto
title_fullStr Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto
title_full_unstemmed Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto
title_sort Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto
author Beber, Irene Carrillo Romero
author_facet Beber, Irene Carrillo Romero
Barbosa, Maria Carmen Silveira
author_role author
author2 Barbosa, Maria Carmen Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beber, Irene Carrillo Romero
Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade
Revista de Educação Pública
topic Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade
Revista de Educação Pública
description ResumoA tessitura do texto foca em dois momentos do desenvolvimento da pesquisa com crianças. O primeiro é relativo ao processo de observação: estar com as crianças numa atitude de escuta, marcada pela presença física do pesquisador na captura das cenas e episódios e nos processos de interação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O segundo diz respeito ao processo de distanciamento da escrita, a teorização das ações vivenciadas no campo de pesquisa. Os dados gerados indicam que pesquisar com crianças envolve interações afetivas e corpóreas, ou seja, a presença pessoal afeta e é afetada pelas experiências vividas no campo. Palavras-chave: Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa etnográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3764
10.29286/rep.v28i67.3764
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3764
identifier_str_mv 10.29286/rep.v28i67.3764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3764/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 63-83
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v28i67
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216041459712