Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3764 |
Resumo: | ResumoA tessitura do texto foca em dois momentos do desenvolvimento da pesquisa com crianças. O primeiro é relativo ao processo de observação: estar com as crianças numa atitude de escuta, marcada pela presença física do pesquisador na captura das cenas e episódios e nos processos de interação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O segundo diz respeito ao processo de distanciamento da escrita, a teorização das ações vivenciadas no campo de pesquisa. Os dados gerados indicam que pesquisar com crianças envolve interações afetivas e corpóreas, ou seja, a presença pessoal afeta e é afetada pelas experiências vividas no campo. Palavras-chave: Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade. |
id |
UFMT-3_87228c344f3003d70d714c463b75ad7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3764 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do textoPesquisa. Escrita. Educação Infantil. CorporeidadeRevista de Educação PúblicaResumoA tessitura do texto foca em dois momentos do desenvolvimento da pesquisa com crianças. O primeiro é relativo ao processo de observação: estar com as crianças numa atitude de escuta, marcada pela presença física do pesquisador na captura das cenas e episódios e nos processos de interação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O segundo diz respeito ao processo de distanciamento da escrita, a teorização das ações vivenciadas no campo de pesquisa. Os dados gerados indicam que pesquisar com crianças envolve interações afetivas e corpóreas, ou seja, a presença pessoal afeta e é afetada pelas experiências vividas no campo. Palavras-chave: Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade.Universidade Federal de Mato Grosso2018-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa etnográficaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/376410.29286/rep.v28i67.3764Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 63-832238-20970104-596210.29286/rep.v28i67reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3764/pdfCopyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessBeber, Irene Carrillo RomeroBarbosa, Maria Carmen Silveira2018-12-30T03:21:49Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3764Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-12-30T03:21:49Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto |
title |
Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto |
spellingShingle |
Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto Beber, Irene Carrillo Romero Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade Revista de Educação Pública |
title_short |
Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto |
title_full |
Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto |
title_fullStr |
Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto |
title_full_unstemmed |
Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto |
title_sort |
Pesquisa com crianças: entre a experiência no campo e a escrita do texto |
author |
Beber, Irene Carrillo Romero |
author_facet |
Beber, Irene Carrillo Romero Barbosa, Maria Carmen Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beber, Irene Carrillo Romero Barbosa, Maria Carmen Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade Revista de Educação Pública |
topic |
Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade Revista de Educação Pública |
description |
ResumoA tessitura do texto foca em dois momentos do desenvolvimento da pesquisa com crianças. O primeiro é relativo ao processo de observação: estar com as crianças numa atitude de escuta, marcada pela presença física do pesquisador na captura das cenas e episódios e nos processos de interação entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O segundo diz respeito ao processo de distanciamento da escrita, a teorização das ações vivenciadas no campo de pesquisa. Os dados gerados indicam que pesquisar com crianças envolve interações afetivas e corpóreas, ou seja, a presença pessoal afeta e é afetada pelas experiências vividas no campo. Palavras-chave: Pesquisa. Escrita. Educação Infantil. Corporeidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa etnográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3764 10.29286/rep.v28i67.3764 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3764 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v28i67.3764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3764/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 28 n. 67: Revista de Educação Pública, v. 28, n. 67, jan./abr. 2019; 63-83 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v28i67 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216041459712 |