A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Márcia Martins de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ARENA, Adriana Pastorello Buim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8402
Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, cujo propósito era o de desenvolver uma possibilidade metodológica de trabalho com crianças em processo de apropriação da língua escrita tendo como suporte textos construídos e utilizados socialmente. Para o alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa de intervenção com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede federal de ensino localizada na cidade de Uberlândia/MG. Entre os diversos temas discutidos na tese, elegeu-se para esta publicação o debate em torno do uso da letra maiúscula durante o processo de alfabetização. Entre alfabetizadores ainda existe a crença de que as letras em caixa alta são mais simples para serem aprendidas e, por este motivo, é oferecido às crianças pequenas este tipo de letra. Entretanto, os resultados indicaram que o envolvimento dos sujeitos no trabalho com a dupla caixa auxiliou qualitativamente o processo de alfabetização. 
id UFMT-3_88084356eeb0e442f9fc5296462e5b59
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8402
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetizaçãoAlfabetização. Apropriação da cultura escrita. Dupla caixa. Espaço em branco.Processo de apropriação da língua escritaEste artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, cujo propósito era o de desenvolver uma possibilidade metodológica de trabalho com crianças em processo de apropriação da língua escrita tendo como suporte textos construídos e utilizados socialmente. Para o alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa de intervenção com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede federal de ensino localizada na cidade de Uberlândia/MG. Entre os diversos temas discutidos na tese, elegeu-se para esta publicação o debate em torno do uso da letra maiúscula durante o processo de alfabetização. Entre alfabetizadores ainda existe a crença de que as letras em caixa alta são mais simples para serem aprendidas e, por este motivo, é oferecido às crianças pequenas este tipo de letra. Entretanto, os resultados indicaram que o envolvimento dos sujeitos no trabalho com a dupla caixa auxiliou qualitativamente o processo de alfabetização. Universidade Federal de Mato Grosso2019-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa escritaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/840210.29286/rep.v28i68.8402Revista de Educação Pública; v. 28 n. 68 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, maio/ago. 2019; 465-4842238-20970104-596210.29286/rep.v28i68reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8402/5638Copyright (c) 2019 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessABREU, Márcia Martins de OliveiraARENA, Adriana Pastorello Buim2019-05-20T20:14:23Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/8402Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2019-05-20T20:14:23Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização
title A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização
spellingShingle A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização
ABREU, Márcia Martins de Oliveira
Alfabetização. Apropriação da cultura escrita. Dupla caixa. Espaço em branco.
Processo de apropriação da língua escrita
title_short A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização
title_full A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização
title_fullStr A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização
title_full_unstemmed A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização
title_sort A dupla caixa e o espaço em branco no processo de alfabetização
author ABREU, Márcia Martins de Oliveira
author_facet ABREU, Márcia Martins de Oliveira
ARENA, Adriana Pastorello Buim
author_role author
author2 ARENA, Adriana Pastorello Buim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Márcia Martins de Oliveira
ARENA, Adriana Pastorello Buim
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Apropriação da cultura escrita. Dupla caixa. Espaço em branco.
Processo de apropriação da língua escrita
topic Alfabetização. Apropriação da cultura escrita. Dupla caixa. Espaço em branco.
Processo de apropriação da língua escrita
description Este artigo é parte de uma pesquisa de doutorado, cujo propósito era o de desenvolver uma possibilidade metodológica de trabalho com crianças em processo de apropriação da língua escrita tendo como suporte textos construídos e utilizados socialmente. Para o alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa de intervenção com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede federal de ensino localizada na cidade de Uberlândia/MG. Entre os diversos temas discutidos na tese, elegeu-se para esta publicação o debate em torno do uso da letra maiúscula durante o processo de alfabetização. Entre alfabetizadores ainda existe a crença de que as letras em caixa alta são mais simples para serem aprendidas e, por este motivo, é oferecido às crianças pequenas este tipo de letra. Entretanto, os resultados indicaram que o envolvimento dos sujeitos no trabalho com a dupla caixa auxiliou qualitativamente o processo de alfabetização. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa escrita
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8402
10.29286/rep.v28i68.8402
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8402
identifier_str_mv 10.29286/rep.v28i68.8402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8402/5638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 28 n. 68 (2019): Revista de Educação Pública, v. 28, n. 68, maio/ago. 2019; 465-484
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v28i68
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711216826843136