Condições que favorecem a aquisição e a apropriação da língua escrita pelos alunos: um estudo desenvolvido em uma escola da rede pública de ensino de Caicó - RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Emanuela Marques de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37820
Resumo: Estar alfabetizado de forma plena é condição necessária para a participação e interação do sujeito no contexto social contemporâneo. Ter o domínio da língua escrita e fazer uso das competências e habilidades da leitura e da escrita nas práticas sociais é um requisito que deve ser desenvolvido nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois, durante o desencadear dessa etapa de escolarização, os alunos precisam chegar ao final dos anos iniciais do Ensino Fundamental alfabetizados e letrados. Entretanto, essa situação ainda é desafiadora para a escola e para os professores, de modo especial, para o professor alfabetizador, tendo em vista que muitas crianças estão concluindo essa etapa da escolarização sem alcançarem o domínio pleno da língua escrita. Dessa forma, nossas principais intenções quando da apresentação desta escrita monográfica dizem respeito à descrição dos principais fatores que influenciam no processo de aquisição e apropriação da língua escrita pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola pública da rede municipal de ensino de Caicó, no ano de 2016. Partimos para esse estudo da busca e compreensão das condições que propiciam aos sujeitos estarem alfabetizados e letrados procurando estabelecer a relação entre os processos de aprendizagem da criança, a ação do professor na escola e o papel da família no que concerne ao acompanhamento da criança. Com esse propósito, apoiamos nossas observações e constatações nos escritos de Magna Soares (2015), Emília Ferreiro (1995), Dermeval Saviani (2008), Fernando de Azevedo (1963), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2016), Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (2012, 2015), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (1996) e Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN) (1998), bem como desenvolvemos um estudo empírico utilizando-nos da metodologia qualitativa, através dos instrumentos de observação e entrevistas. A partir desses estudos, concluímos que a formação do professor, em particular do docente dos anos iniciais do Ensino Fundamental, suas estratégias didático-metodológicas, o interesse do aluno e o acompanhamento da família na vida escolar das crianças são condições imprescindíveis para o desenvolvimento das competências e habilidades da língua escrita pelos alunos. Portanto, consideramos que esses fatores propiciam a aquisição e a apropriação da leitura e da escrita pelas crianças, de modo que façam uso dessas competências nas práticas sociais.
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